DC Animated Universe | Todas as animações por ordem de lançamento

DC Animated Universe | Todas as animações por ordem de lançamento

DC Animated Universe é um termo criado para designar um universo compartilhado de produções baseados em personagens da DC e que contavam com os traços de Bruce Timm.

Após o sucesso do filme Batman (1989), do diretor Tim Burton, a Warner queria monetizar ainda mais em cima do personagem. Portanto encomendou uma série animada, que se passaria no mesmo universo do filme em live action. A produção encarregou o desenhista Bruce Timm de criar o visual dos personagens e o cenário de Gotham. Além disso, os roteiros ficaram por conta de Paul Dini. Sugia aí, Batman: A série animada.

A parceria foi tão frutífera, que a série se tornou um sucesso e é considerada até hoje umas das melhores adaptações do morcego de Gotham em todas as mídias. Além disso, a série apresentou diversos vilões e personagens coadjuvantes do universo do homem morcego.

Com o sucesso, foi apenas questão de tempo para que os executivos do estúdio encomendarem outras séries do Universo DC no mesmo estilo. Surgiu, então, um universo compartilhado de animações, muito antes de isso ser modinha.

Mas como são muitas produções, um espectador casual pode ficar perdido. Então, se esse é o seu caso, nada tema, pois estamos aqui para te ajudar. Portanto, vamos comentar uma por uma das animações nesse guia.

Batman: A Série Animada

Batman: A Série Animada inaugurou o DC Animated Universe

Começando com a animação que estreou esse universo. Batman: A Série Animada, ou Batman: The Animated Series no original (e por isso, frequentemente chamada de BTAS), surgiu para surfar na onda dos filmes live action do personagem de Tim Burton. Contudo, graças aos traços de Bruce Timm e os roteiros de Paul Dini, a série logo se consagrou por conta própria.

O visual faz referência a diversas histórias clássicas do Batman nos quadrinhos. Os episódios apresentaram muitos vilões e personagens coadjuvantes e expandiu o universo do morcegão para o grande público. Além disso, criou alguns personagens icônicos, que fizeram seu caminho para os quadrinhos e para o coração dos fãs, como é o caso da Arlequina e Renee Montoya, que viria a se tornar a Questão nos quadrinhos.

Outra coisa legal para citar dessa animação é uma característica técnica. Nesse período, as animações ainda eram feitas manualmente. Os desenhistas pintavam os backgrounds em papel branco para animar. Mas um detalhes mais ou menos simples fez com que BTAS fosse revolucionária. Isto é, ao invés de pintar os backgrounds em papel branco e inserir sombras, os animadores usaram papel preto e inseriam luzes com lápis branco para criar as sombras. Então, o resultado foi um dos desenhos mais sombrios, que combinava com toda a aura criada pela animação.

Ano de Lançamento: 1992

Temporadas: 3

Superman: A Série Animada

Superman: A Série Animada foi a segunda série do DC Animated Universe

O sucesso de Batman: A Série Animada foi tão grande que não demorou para a Warner encomendar outra série para os criadores, mas dessa vez focada no Homem de Aço. Então, alguns anos depois, surge Superman: A Série Animada.

Mas, diferente de sua predecessora, essa série possuía traços mais simplificados e cores mais vibrantes, para combinar com o personagem principal.

Os três primeiros episódios foram uma história em três partes para explicar a história de origem do herói, desde a destruição de Krypton e sua vinda para a Terra, passando pela infância e descoberta dos poderes em Smallville, até assumiu o manto de super herói em Metrópolis. A série era focada principalmente no Superman/Clark Kent e seu núcleo principal, Lois Lane, Jimmy Olsen, Jonathan e Martha Kent.

Apesar disso, eventualmente outros medalhões da DC faziam aparições em episódios esporádicos, foi o caso de Flash, Barry Allen, Lanterna Verde, Kyle Rayner, Lobo, entre outros.

Ano de Lançamento: 1996

Temporadas: 2

As Novas Aventuras do Batman

As Novas Aventuras do Batman, terceira série do DC Animated Universe

Após algumas temporadas BTAS foi cancelada. Entretanto, a série animada do Superman seguia fazendo sucesso e a Warner não queria ficar sem uma animação do seu principal personagem, o Batman. Portanto, encomendou mais uma série do morcegão.

Só que agora a regra era seguir mais ou menos o que estava sendo feito na série do Homem da Aço. Traços mais simples e cores mais vivas. Portanto, toda a estética criada em BTAS foi substituída, os personagens ganharam novos visuais e os backgrounds foram se tornando mais, simples. Além disso, o próprio homem-morcego ganhou um novo look, o símbolo oval amarelo no peito, traço característico da animação, deu lugar a um morcego preto mais simples, o uniforme com traços de azul, foi substituído por um todo preto e cinza, entre outras mudanças.

Todas essas mudanças não agradaram muito os fãs, que reclamaram bastante. Mas a mudança foi definitiva. Os roteiros, no entanto, continuaram com a mesma qualidade e um pouco mais maduros talvez. O que garantiu uma recepção mista. Muita gente gostava das histórias, mas não do visual. Portanto, o resultado foi o cancelamento após uma única temporada.

Ano de Lançamento: 1997

Temporadas: 1

Batman do Futuro

Batman do Futuro, a quarta série do DC Animated Universe

Os executivos da Warner sempre tinham um sonho, e esse sonho era: uma produção do Bruce Wayne/Batman adolescente. Então com o sucesso do nascente Universo Animado DC, eles viram a oportunidade de concretizar esse sonho. E encomendaram uma série animada para os produtores.

Contudo, graças a tudo que é mais sagrado, Bruce Timm e os demais produtores perceberam que seria um tiro no pé. No entanto, a Warner insistia na ideia. A saída então foi um meio-termo. Os produtores criariam uma série com um Batman mais jovem, que tem de lidar com os dilemas da adolescência (escola, amigos, provas, ficar de castigo), mas esse herói não seria Bruce Wayne, até para não estragar a mitologia do personagem.

O resultado foi Batman do Futuro, que, como o nome já diz, se passa no futuro. Onde um velho Bruce Wayne não consegue mais ser o Batman e, receosamente, passa o manto e começa a treinar o jovem Terry McGinnis. A aposta foi certeira, e a série se tornou rapidamente fenômeno de público e de audiência, expandindo ainda mais o Universo Animado da DC.

Ano de Lançamento: 1999

Temporadas: 3

Projeto Zeta

Projeto Zeta, spin-off de Batman do Futuro

Essa série é um ponto fora da curva, pois não tem muitas ligações fortes com o Universo DC. Projeto Zeta é um spin-off de Batman do Futuro, que conta a história de um robô criado pelos governo dos Estados Unidos com um único propósito, isto é, matar.

Mas o sintozóide ganha consciência e decidi mudar a própria programação. Com isso ele se torna um fugitivo procurado pelo governo, que quer desativá-lo. Contudo, no meio da fuga ele encontra Rosalie “Ro” Rowan, uma órfã de 15 anos que junta a Zeta em sua busca de seu criador.

Apesar de ser um spin-off de Batman do Futuro, o personagem e nenhum outro da DC aparecem nessa série. O que torna sua conexão com esse universo muito frouxa, apesar de ser uma série canônica no DC Animated Universe. Porém, a série nunca foi um sucesso de audiência, na verdade ela é bem desconhecida do público geral, portanto foi cancelada após apenas duas temporadas.

Ano de Lançamento: 2001

Temporadas: 2

Super Choque

Super Choque a série animada

Desde a compra da Milestone pela DC, a Warner sempre quis adaptar os personagens comprados para outras mídias. Não à toa, afinal na Milestone surgiram história e personagens icônicos, como Hardware, Icon e Rocket e o próprio Super Choque.

Então, com o surgimento do DC Animated Universe a Warner viu a chance perfeita. Os executivos conseguiram convencer Dwayne McDuffie, ou seja, um dos fundadores da Milestone e um dos criadores do personagem, para assumir o controle criativo da animação.

A princípio a série se sustentava por si só, no entanto, apesar de fazer muito sucesso no Brasil, a resposta não foi tão positiva por parte do público estadunidense, o que refletiu em baixos índices de audiência.

Portanto, a resposta da Warner foi fazer diversos crossovers com outras propriedades, como As Novas Aventuras do Batman e a versão da Liga da Justiça de Batman do Futuro. O que consolidou então essa série no Universo Animado criado por Bruce Timm.

Ano de Lançamento: 2001

Temporadas: 4

Liga da Justiça

Liga da Justiça, a série animada

Desde as primeiras produções, Bruce Timm e companhia queriam unir os personagens apresentados nas séries do Batman e do Superman, ou seja, criar uma animação da Liga da Justiça.

No entanto, o sinal verde da Warner só veio em 2001, quase dez anos depois do início desse universo. Mas a equipe criativa não desperdiçou a chance e criou uma das melhores encarnações da equipe fora dos quadrinhos.

Na animação, J’onn J’onnz, o Caçador de Marte, reúne os maiores heróis da Terra para combater uma ameaça em nível planetário. Se juntam a ele, Superman, Mulher Maravilha, Flash (Wally West), Lanterna Verde (John Stewart), Mulher Gavião e Batman e está fundada a Liga Justiça, que se reúne na Torre de Vigilância para proteger a humanidade dos piores vilões e ameaças.

A série se tornou um sucesso de público e audiência, chegando, além disso, a moldar a percepção de uma geração inteira sobre a maior super equipe dos quadrinhos, incluindo esse que vos fala.

Ano de Lançamento: 2001

Temporadas: 2

Liga da Justiça: Sem Limites

Liga da Justiça: Sem Limites é o grande ápice do DC Animated Universe

A produção de Liga da Justiça tinha elaborado um grande plano de dois anos, incluindo um arco final surpreendente para encerrar a animação. No entanto, a ambição da Warner foi maior e eles queriam mais.

A saída foi desenvolver uma outra série, expandindo o conceito da Liga. Surgiu então a Liga da Justiça: Sem Limites. Portanto, a ideia era explorar praticamente todos os heróis que já passaram pela equipe nos quadrinhos. O resultado é uma série que não só mantem a qualidade de sua antecessora, como supera em muitos aspectos.

Ano de Lançamento: 2004

Temporada: 37

Leia também: Ben 10 | Ordem para assistir todas as produções da Franquia

Filmes

Além das séries o DC Animated Universe contou também com alguns filmes animados. Então, abaixo você confere a relação de todos os canônicos por ordem de lançamento.

TítuloAno de LançamentoContinuidade
Batman: A Máscara do Fantasma1993Batman: A Série Animada
Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero1998Batman: A Série Animada
Batman do Futuro: O Retorno do Coringa2000Batman do Futuro
Batman: O Mistério da Mulher-Morcego2003 Batman: A Série Animada e As Novas Aventuras do Batman
Batman e Harley Quinn2017 Batman: A Série Animada e As Novas Aventuras do Batman
Liga da Justiça vs. Os Cinco Fatais2019Liga de Justiça e Liga da Justiça: Sem Limites

WebSéries

Além disso, o DC Animated Universe contou também com webséries em formato de flash, animações bem característica do início da internet, que foram ao ar no site da Warner.

Não são as melhores animações, nem as mais conhecidas. Mas listamos abaixo para aqueles que querem mergulhar fundo nesse universo.

TítuloAno de LançamentoTemporadasEspisódios
Lobo2000114
Gotham Girls2000331

Com exceção das webséries, uma vez que caíram no esquecimento, todas as animações estão disponíveis na HBO Max para maratonar.

Além de todas as produções listadas, o DC Animated Universe contou com dezenas de histórias em quadrinhos que expandem ainda mais essa mitologia. Contudo, são muitos para listas e alguns não contribuem para a cronologia, ou só servem para torná-la confusa. Portanto decidimos não listar aqui as HQs.

Mas diz aí, curtiu a lista? Aposto que sim, pois ela está completinha, vai falar? Então envia pro seu amigo DCnauta. Além disso, aproveita e deixa nos comentários qual sua produção favorita nesse universo.

Além disso, nós fizemos uma livezinha na Twitch sobre esse tema. Então se quiser já segue a gente lá: twitch.tv/indutalks