Tudo o que você precisa saber sobre One Punch Man

One Punch Man é uma série publicada originalmente em formato de webcomic criada pela mangaká que utiliza o pseudônimo de ONE em 2009. A série se tornou tao popular que chamou a atenção da editora japonesa de mangás Shueisha.

A editora então comprou os direitos da série e os desenhos foram refeitos por Yusuke Murata. Em 2015 uma adaptação em anime foi feita pela Madhouse, com sua primeira temporada sendo exibida entre outubro e dezembro desse ano. A segunda temporada chegou em 2019. Os doze primeiros episódios do anime estão disponíveis na Netflix, porém a segunda temporada ainda não tem previsão para chegar no serviço de streaming, apesar de já estar sendo dublada.

O enredo é bem humorado e faz várias sátiras aos battle-shounens clássicos, mas também possui personagens interessantes e arcos instigantes, bem como um universo bem construído e coeso. Claro que muitas vezes tudo isso pode passar batido no meio da ação desenfreada e alivio cômico da atração.

Por isso preparamos esse post com tudo que você precisa saber para curtir One Punch Man.

O Protagonista

Tudo o que você precisa saber sobre One Punch Man

A série acompanha a trajetória de Saitama, um cidadão comum da Cidade Z, que após se ver desempregado e entediado decide treinar para se tornar um super herói por hobby. O protagonista então treina a ponto de perder todos os fios de cabelo da cabeça e se tornar a pessoa mais forte do planeta, literalmente derrotando qualquer inimigo com um simples soco. Daí o título do anime.

Logo no começo da história Saitama conhece o ciborgue Genos, que, após testemunhar a força do herói, decide se tornar seu discípulo. Os dois então se juntam à Associação dos Heróis e passam os dias derrotando monstros e vilões e conhecendo novos heróis. Tudo isso com o objetivo de ficarem mais forte e se tornarem os primeiros no rank de heróis.

Cidades

Tudo o que você precisa saber sobre One Punch Man

O universo ficcional de One Punch Man conta com um continente dividido em 26 mega cidades, nomeados de acordo com as letras do alfabeto, de A a Z. As cidades são protegidas de ataques de monstros e vilões pela Associação dos Heróis.

No geral as cidades se parecem bastante com o mundo real, exceto pelos constantes ataques de criaturas do mal. Sendo que, por algum motivo, a cidade que mais sofre parece ser a Cidade Z.

Associação dos Heróis

Tudo o que você precisa saber sobre One Punch Man

A Associação dos Heróis é uma agência não governamental criada pelo multimilionário Agoni. Apesar de não ser uma organização do governo, é responsável pelo controle de todas as cidades e pelas contra medidas de segurança em caso de ataque ou invasão.

Além disso, é a Associação quem garante o certificado aos heróis para que eles possam atuar de forma regular e serem reconhecidos pelo público. A organização ainda recolhe doações para o pagamento dos heróis e organiza o tão especulado Rank dos Herói.

Classes de Heróis

Para ser considerado oficialmente um herói, e não apenas um maluco fantasiado, o candidato a herói deve se registrar no site da Associação e ser aprovado nas provas de capacidade física e intelectual. Após isso, seu nome passa a constar no Registro Nacional de Super-Heróis.

Os heróis registrados são classificados por classes, de C à S, sendo C a mais fraca e S a mais forte. Além das classes há ainda um ranking interno dentro de cada classe, em que os heróis são ranqueados de acordo com seu poder e seus feitos heroicos. Caso o personagem evolua e se torne mais forte, ele vai subindo no ranking e pode até subir de classe.

A quantidade de heróis em cada classe varia, sendo que a classe S, justamente por ser a mais alta, é a mais seleta. De acordo com o Registro de Super Heróis da Associação a quantidade de integrantes em cada uma das classes é a seguinte:

  • C – 390 heróis
  • B – 101 heróis
  • A – 38 heróis
  • S – 17 heróis

Heróis Classe S

Muitos tentam, mas poucos conseguem chegar a tão badalada Classe S. E, por incrível que pareça o próprio Saitama, apesar de seu poder incrível, não está nessa categoria. Isso porque o protagonista, apesar de “zerar” os testes físicos, se saiu muito mal na prova teórica. Assim só conseguiu inicialmente um classificação na Classe C e, após muito esforços e muitos feitos heroicos, subiu para a categoria B.

Portanto, apenas 17 dos heróis mais poderosos são Classe S, sendo eles:

Níveis de Ameaça

Não são apenas os heróis que são catalogados e classificados pela Associação. A organização também ranqueia as ameaças em cinco níveis, para melhor coordenar a quantidade e o nível dos heróis necessários para lidar com a situação. Portanto, os Níveis de Ameaça são:

  • Lobo: Qualquer ameaça que represente um perigo real em grau desconhecido. Exemplos: Tongue Stretcher e os Seafolks.
  • Tigre: Representa uma grande ameaça a um número elevado de pessoas. Exemplos: Marshall Gorilla, Kombu Infinity e Crablante.
  • Demônio: Uma ameaça a uma cidade inteira, ou boa parte, e seus cidadãos. Exemplos: Beast King, Royal Ripper, G4 e G5.
  • Dragão: Representa uma ameaça para mais de uma cidade, ou em nível planetário. Exemplos: Black Sperm, Boros e Phoenix Man.
  • Deus: Uma ameaça para a humanidade como um todo. Ainda não vimos exemplos no mangá ou no anime, mas há quem diga que a última profecia da Madame Shibabawa antes de morrer era justamente sobre isso.

Agora que você já sabe tudo sobre One Punch Man pode mergulhar de cabeça ou rever o anime prestando atenção em todos os detalhes.

Confira Também: InduTalk #21 – Naruto não sabe trabalhar personagens femininos