Capitão Fantástico: Guia de Leitura não oficial

Capitão Fantástico: Guia de Leitura não oficial

É, meus amigos! Mais um dia de quarentena. Então, se você estava procurando por uma maneira útil de usar esse tempo vago, não precisa mais procurar. Pois, nesse post teremos uma utilidade dupla. Vamos te indicar um filme e uma lista de livros. Então já se prepare e vamos que vamos para o nosso Guia de Leitura não oficial de Capitão Fantástico.

Capitão Fantástico

O filme em questão é Capitão Fantástico, do diretor Matt Ross. Esse roadmovie independente mistura Pequena Miss Sunshine com Na Natureza Selvagem, com uma pegada bem filosófica. O longa, contudo, não tem muitos nomes de peso, o destaque fica para Viggo Mortensen, nosso eterno Aragorn, na pele do protagonista, o patriarca Ben.

É um filme bem reflexivo sobre a sociedade ocidental, principalmente a americana. Mas ao mesmo tempo bem emotivo. Além disso, nos faz questionar diversos conceitos pré-estabelecidos que, por vezes, consideramos óbvios.

Guia de Leitura não oficial de Capitão Fantástico

Claro que o longa só poderia ter essa carga conceitual se apoiando em grandes nomes da filosofia e literatura. Tanto que muitos clássicos são diretamente citados ou referenciados por Ben e seus filhos. E, portanto, é isso que torna essa obra ainda mais brilhante.

Afinal, Ben só consegue criar essa aparente utopia longe da sociedade educando seus filhos. E se você quer se tornar um pouco mais culto, quem sabe chegar ao nível dos tripulantes de Steve, o ônibus, se liga nessas dicas de leitura que vamos te passar.

Portanto, sem mais enrolação vamos ao nosso Guia de Leitura não oficial de Capitão Fantástico

OS IRMÃOS KARAMAZOV

Começando nosso Guia de Leitura não oficial de Capitão Fantástico, com esse clássico da literatura russa. Em dado momento na fogueiro, todos estão lendo. Então, é mostrado que Rellian (Nicholas Hamilton) está lendo o clássico do autor russo Fiódor Dostoiévski.

Compre pelo link: https://amzn.to/3aULpBp
Disponível também em formato de mangá: https://amzn.to/3eLozgt

ARMAS, GERMES E AÇO – OS DESTINOS DA SOCIEDADE HUMANA

Na mesma cena do tópico anterior, vemos que Kielyr (Samantha Isler) está lendo a obra de Jared Diamond, professor de Geografia na UCLA, que recebeu o Prêmio Pulitzer e o Prêmio Aventis de melhor livro científico.

Compre pelo link: https://amzn.to/3gWGQKG

O TECIDO DO COSMOS

Ainda na mesma cena, Vespyr (Annalise Basso) está lendo o capítulo 12 do segundo livro de física escrito por Brian Greene, professor e co-diretor do Institute for Strings, Cosmology e Astroparticle Physics da Columbia. O livro aborda física teórica e teoria das cordas.

Compre pelo link: https://amzn.to/2QOTNeD

MIDDLEMARCH – UM ESTUDO DA VIDA PROVINCIANA

Continuando a cena já citada, Nai (Charlie Shotwell) lê o romance de George Eliot, pseudônimo da autora Mary Ann Evans, contemporânea de Jane Austen e Charles Dickens. Mais que um romance, o livro é entendido como um estudo da sociedade inglesa no século XIX.

Compre pelo link (disponível apenas em inglês): https://amzn.to/3tbeONO

MARXISM IN OUR TIME

Em determinado momento do filme, enquanto vão buscar suplementos num mercadinho, Ben e Bo (George MacKay) discutem sobre política e marxismo. Ben cita diretamente a o obra do escritor polonês Isaac Deutscher, mais conhecido por ser o biógrafo de Leon Trotsky e Joseph Stalin. Contudo, infelizmente não encontrei nenhuma versão em português, apenas em espanhol “El Marxismo de Nuestro Tiempo“.

TROTSKYISM AND MAOISM: THEORY AND PRACTICE IN FRANCE AND THE UNITED STATES

Ainda na mesma cena. Ben comenta que sobre o filho ser “trotskita“, ao que Bo rebate que o correto é “trotskista“. O debate parece saído do livro de A. Belden Fields, sobre a teoria e prática do comunismo atual principalmente na França e Estados Unidos. Mais uma obra que eu não achei em português, mas pra quem manja de inglês vale a leitura.

STALINISM: RUSSIAN AND WESTERN VIEWS AT THE TURN OF THE MILLENIUM

Ainda na discussão, Bo diz que apenas um Stalinista se referiria assim a um trotskista. Essa definição pode casar com o que John L. H. KeepAlter L. Litvin escreveram em seu livro sobre o regime de Stalin na União Soviética. Entretanto, trata-se de mais um livro sem tradução para o português, sorry pessoal!

O LIVRO VERMELHO

Por fim, nessa mesma cena, Bo diz que não é mais trotskista, agora é maoista. Para entender a visão de Mao, vale conferiro O Livro Vermelho, uma coletânea de citações do líder chinês organizadas por Lin Piao, então Ministro da Defesa de Mao.

Compre pelo link: https://amzn.to/3e8emvs

PERIÓDICOS

Logo após esse pequene embate com seu pai, Bo vai conferir a correspondência. No meio das cartas há exemplares de alguns periódicos. Entre eles duas edições da Scientific American, uma de junho de 2014, “The Neuroscience of Habits” (A Neurociência dos Hábitos), e outra de maio de 2014, “A Crisis in Physics?” (Uma Crise na Física?”). Além disso, é possível ainda ver a edição de abril da National Geographic, “Wild Pets: The Debate of Owning Exotic Animals” (Animais de Estimação Exóticos: O debate sobre possuir animais exóticos). Os exemplares estão disponíveis no site das revistas, no idioma original.

FASCISMO VS CAPITALISMO

Logo após saberem que os avós não querem a presença do seu pai no velório de sua mãe, as crianças debatem sobre isso. Zaja (Shree Crooks) diz então que não odeia os avós, mas “o resto da tribo deles é de fascistas capitalistas.” Sobre esse tema vale a leitura de Fascism vs Capitalism de Llewellyn H. Rockwell Jr. Também só achei em inglês no Mises Institute.

POL POT: ANATOMY OF A NIGHTMARE

Em uma das cenas mais chocantes vemos surpreso ao confrontar com a barbárie de um de seus filhos. Na cena vemos crânios e um retrato do líder do Khmer Vermelho, ao que a criança cita: “Pol Pot“. O líder do Partido Comunista Cambojiano no final dos anos 1970. Bizaro!

Para entender o regime de Pol Pot no Camboja veja Pol Pot: Anatomy of a Nightmare do jornalista e escritor inglês Philip Short. Além disso, vale a pena conferir também O Silêncio do Algoz do etnólogo francês François Bizot. No entanto, infelizmente encontrei apenas o segundo em português, o primeiro apenas em inglês.

Compre Pol Pot: Anatomy of a Nightmare (em inglês) pelo link: https://amzn.to/3nFrdZ8

Compre O Silêncio do Algos pelo link: https://amzn.to/3aRPBSg

COOLIDGE (2013)

Durante sua viagem de ônibus com os filhos, Ben passa por diversos comércios e então cita o 30º presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge. A citação é a seguinte: “O negócio da América são os negócios” (de acordo com a dublagem oficial), e está disponível no livro Coolidge, de Amity Shlaes.

Compre pelo link (disponível apenas em inglês): https://amzn.to/3nFrsU2

Lolita

Ainda durante a viagem pelo Steve, o ônibus. Ben pergunta o que Kielyr está lendo. Então, ela mostra o romance de Vladimir Nabokov, um dos mais importantes do século XX. O livro tão clássico quanto polêmico, pois conta a história de um professor de meia idade, Humbert Humbert, aluga um quarto na casa de Charlotte Haze e sua filha Dolores, de 12 anos. O homem e a menina vivem uma relação no mínimo polêmica. Além disso, o romance já ganhou diversas adaptações para o cinema e inspirou inúmeras obras audiovisuais de maneira indireta.

Compre pelo link: https://amzn.to/3tb6oWW

NOAM CHOMSKY

Em dado momento a família comemora o “Dia de Noam Chomsky” em homenagem ao filósofo americano contemporâneo. Citar apenas uma de suas obras seria uma injustiça com o complexo pensamento do autor, mas seria necessário uma lista voltada apenas a ele para fazer jus a sua filosofia. Ou seja, vale a pena ir atrás de seus diversos livros, entre eles: “Quem manda no mundo?”, Problemas do conhecimento e da liberdade“, entre tantos outros.

Assista ao debate entre Foucaut e Chomsky.

OS PRAZERES DO SEXO

Nessa mesma sequência, logo após cantarem parabéns a Noam Chomsky, Ben distribui presentes um tanto peculiares a seus filhos. Incluindo um exemplar do manual de sexo do escritor, médico e cientista britânico Alex Comfort. Nesse livro o autor mistura texto e ilustrações para tratar de temas como sexo e prazer de maneiro responsável e didática.

Compre pelo link: https://amzn.to/3aSrzX9

MAUS

A família dá uma parada na casa de uns parentes. Então, em dado momento é possível ver Ben lendo Maus, de Art Spiegelman, única hisória em quadrinho a ganhar o Prêmio Pulitzer. A obra retrata a vida de um judeu durante e após o regime nazista na Segunda Guerra Mundial, de maneira comovente e até meio lúdica.

Compre pelo link: https://amzn.to/3nEGmKp

Veja também: InduTalk Especial | A História das Histórias em Quadrinhos – Parte 02

CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

Essa é mais por curiosidade mesmo. Logo após o momento acima, Ben entra em uma pequena discussão com os cunhados sobre como criar os filhos. Então o personagem de Vigo Mortissen pede que sua caçula, Zaja, cite os direitos dos cidadãos. Ela então cita os artigos e emendas da Constituição dos Estados Unidos.

Não moramos lá, mas vale a pena ler a constituição estadunidense. Na real vale a pena ler a nossa constituição, afinal ela trata dos nossos direitos e deveres.

SAMADHI: PERSONAL JOURNEYS TO SPIRITUAL TRUTH

Em um momento no acampamento de trailers, Bo está praticando Pranayama, um ramo da Yoga. Sobre isso leia Samadhi: Personal Journeys to Spiritual Truth de Derek Biermann. Infelizmente só está disponível em inglês.

Compre pelo link (em inglês): https://amzn.to/3xF5ANo

MEU FILHO, MEU TESOURO

Ainda sobre, Bo. Em uma conversa intíma com Clair (Erin Moriarty), garota que conheceu no estacionamento de trailers, o rapaz se confunde quando a moça fala do Spock de Jornada nas Estrelas. Contudo, ele acha que ela se refere ao Dr Benjamin Spock, Bo chega a citar o clássico Meu filho, meu tesouro sobre criação de filhos e cuidados na primeira infância.

Compre pelo link: https://amzn.to/3xCMA1Y

A REPÚBLICA

Mais para o final do filme, Ben lê uma carta escrita por sua esposa pouco antes de sua morte. Na carta ela cita A República de Platão. Um clássico da filosofia grega que atravessa gerações e impacta toda a formação do ocidente como o conhecemos hoje. Ou seja, leitura super recomendada.

Compre pelo link: https://amzn.to/2PFl7eO

É isso pessoal! Essa lista não é tão singela quanto parecia no começo, mas acredito que se lermos todos esses livros seremos pessoas melhores.

Para ser honesto preciso dar créditos ao canal Hint of Film no Youtube. Afinal, foi de lá que retirei a lista completa, fazendo algumas adaptações para nossa realidade. Segue o vídeo em questão abaixo.

Por enquanto isso é tudo, pessoal! Então, sigam firmes na prevenção, se cuidem. Além disso, aproveitem o tempo que temos agora para adquirir um pouco mais de cultura assistindo a Capitão Fantástico e lendo pelo menos algumas das indicações de leitura desse Guia de Leitura não oficial de Capitão Fantástico.