Top 05 Heroínas dos Quadrinhos

Top 05 heroínas dos quadrinhos

Esse é um post para quem acredita em representatividade nas HQs. Pois, vamos fazer um Top 05 Heroínas dos Quadrinhos.

Os quadrinhos já foram um lugar onde apenas os homens brancos heterossexuais se sentiam representados, mas graças aos movimentos sociais todas as pessoas podem se sentir representados nas páginas dos quadrinhos.

É um movimento lento, que sofre diversos ataques de ódio, mas vem dando frutos aos poucos. A inclusão das mulheres como protagonistas ou em papel chave não é tão recente assim. Contudo, no começo os roteiristas masculinos as subutilizavam, ou as mal desenvolviam, ou pior ainda, as hipersexualizavam.

Essas representações sofriam com o estigma machista, uma vez que tais personagens eram escritas e desenhadas por homens. Mas, mais recentemente, graças aos movimentos feministas, as personagens femininas vem assumindo seus papeis de direito nas histórias em quadrinhos.

Aqui vamos listar de Top 05 Heroínas dos Quadrinhos.

Mulher Maravilha

Mulher Maravilha DC Comics | Top 05 Heroínas dos Quadrinhos

A Mulher Maravilha pode ser considerada a primeira super heroína dos quadrinhos. Além disso, a personagem é uma criação de William Moulton Marston, Harry George Peter e Elizabeth Marston em dezembro de 1941 para a revista All Star Comics #8.

Diana Prince é filha da rainha das amazonas que vive na ilha de Temiscira, lar de mulheres guerreiras da mitologia grega, e decide ir ao mundo dos homens após um encontro com o piloto Steve Trevor. A personagem já foi vivida pela atriz Lynda Carter nas telinhas e por Gal Gadot nas telonas. Em 2016 a Organização das Nações escolheu a personagem como embaixadora da Unidas pelos direitos das mulheres.

Capitã Marvel

Capitã Marvel, Carol Danvers

Carol Danvers é uma daquelas personagens que evoluiu muito ao longo dos anos. A personagem foi criada por Roy Thomas e Gene Colan em março de 1968 para a revista Marvel Super-Heroes #13.

Inicialmente começou como uma oficial da Força Aérea dos Estados Unidos e colega do herói da raça Kree, Mar- Vell. Posteriormente assumiu o mante de Mar-Vell como Capitão Marvel, porém no começo da carreira como heroína a personagem foi muito sexualizada, vestindo um traje de banho a mando dos editores da Marvel.  No entanto, a personagem foi evoluindo ao longo dos anos, refletindo a evolução da sociedade, chegando ao posto de Capitã Marvel, uma das personagens mais fortes do Universo Marvel.

Confira Também: Top 05 Heróis Latinos dos Quadrinhos

Mulher Invisível

Sue Storm, Mulher Invisível da Marvel Comics

A matriarca da primeira família da Marvel merece um posto nessa lista. Susan “Sue” Storm–Richards foi criada, ao lado dos membros do Quarteto Fantástico, em novembro de 1961 para a revista The Fantastic Four #1, por Stan Lee e Jack Kirby.

Muitas vezes é subestimada pelos leitores, pelo menos pelos mais preconceituosos, mas é uma das mais fortes da Casa das Ideias. E uma das que mais evoluiu também. Ela equilibra suas tarefas como mãe, cientista e super heroína, o que reverbera com a audiência feminina, que muitas vezes enfrenta jornada igualmente tripla.

Miss Marvel

Kamala Khan, Miss Marvel

Não vamos falar apenas de personagens brancas. Falemos agora sobre uma personagem que surgiu recentemente nos quadrinhos e reflete a pressão social pela representação das minorias étnicas.

Kamala Khan surgiu nos quadrinhos da Marvel em 2013 na revista Capitã Marvel #14. A personagem é uma criação de Sana Amanat, Stephen Wacke, G. Willow Wilson, Adrian Alphona e Jamie McKelvie. Kamala é a primeira personagem muçulmana dos quadrinhos da Marvel e, após seu sucesso, assumiu o posto de Miss Marvel.

Kamala Khan representa um movimento que não tem mais volta nos quadrinhos, as histórias são para todas as pessoas independente de gênero, religião ou etnia.

Tempestade

Tempestade, Marvel Comics

A Tempestade pode não ser a mutante mais poderosa em nível de poder, mas sem dúvidas é uma das maiores em termos de representatividade.

Ororo Munroe é uma criação de Len Wein e Dave Cockrum e estreou em maio de 1975 na revista Giant-Size X-Men #1. De lá pra cá ela já evoluiu muito, tanto em nível de poderes, quanto em responsabilidade. Assumindo o comando dos X-Men e outras equipes mutantes e mesmo chegando ao posto de rainha de Wakanda, após casar-se com o herói Pantera Negra.