Resenha Crítica: Trilha Sonora de um Bairro

Resenha: Trilha Sonora de um Bairro

Curitiba, capital do Paraná, praticamente uma província urbana. Mas, existe rap na Cidade Sorriso? Spoiler: sim, muito! E esse rap é a Trilha Sonora de um Bairro.

Há exatamente um mês eu fui convidado para cobrir a pré-estreia de dois filmes da produtora Na Real Cultura: Pixo na Cidade Modeloe Trilha Sonora de um Bairro. A pré-estreia ocorreu no dia 17 de julho (sim, este texto está muito atrasado) na Cinemateca de Curitiba.

Neste texto eu vou falar apenas do segundo filme citado, que me é muito caro, pois se passa na mina quebrada.

Trilha Sonora de um Bairro

Trilha Sonora de um Bairro” é um documentário em curta-metragem que conta com 15 minutos de duração. O filme é dirigido por Betinho Celanex e Danilo Custódio e conta com produção executiva de Cássia Hauari.

O filme narra a história do grupo de rap J.A.C, que compôs a trilha sonora da Cidade Industrial, maior bairro de Curitiba, a música “CIC”.

Mais do que apenas recontar os momentos do grupo e de sua música mais famosa, o filme se propõe a ser “um mergulho social, cultura e político pelas regiões da Cidade Industrial de Curitiba”. Palavras da própria produtora, Na Real Cultural.

E o filme consegue mostrar de maneira muito humana e comovente a realidade de um grupo que ousou sonhar para além da realidade concreta dura que o cercava e serviu de inspiração para toda uma geração.

Dito isso, é importante fazer a ressalva que o filme não cai na armadilha liberal de dizer que tudo é possível, basta você acreditar e que o J.A.C é a prova disso. Afinal, o documentário mostra a realidade brutal que assola a periferia de Curitiba. Violência policial, racismo, condições de vida precárias, falta de perspectiva de vida, desemprego etc.

Porém, o grupo usou essa realidade como matéria-prima pra compor e expressar todo seu descontentamento. Mas, eles tiveram que se esforçar muito para se tornar os Racionais de Curitiba.

E isso serve de inspiração na medida em que mostram que sim, o mundo não é um conto de fadas onde tudo é possível, mas quando a gente se junta com os nossos e organiza nossa revolta a gente não precisa abaixar a cabeça nem aceitar os estigmas que nos colocam e pode forçar nosso lugar no mundo.

Trilha Sonora da Periferia

Durante os depoimentos dos membros do J.A.C que compõem o filme, e mesmo após a exibição do documentário, os realizadores falaram algo importante. A música composta pelo grupo ultrapassou as fronteiras do CIC e se tornou um hino de todas as periferias de Curitiba e Região Metropolitana.

Afinal, as mazelas que atingem as vilas da CIC são as mesmas que atingem Sitio Cercado, Tatuquara, Osternack, Cajuru, Pinhais, Piraquara e tantas outras periferias, mesmo as  de outros estados como Paraisópolis, Rocinha, etc.

E isso faz das letras de CIC universais e, infelizmente, ainda atuais, pois as coisas melhoraram no bairro, mas a realidade ainda é quase a mesma daquela da época da composição desse rap. Por isso, vale a máxima da Internacional: “Paz ente nós, guerra aos senhores!”

Essa foi minha singela resenha crítica de “Trilha Sonora de um Bairr”, espero que você tenha curtido e aberto sua mente.

Caso tenha curtido o texto, siga nossas redes sociais para mais conteúdo e continue acompanhando nosso site.