Mais uma Resenha fresquinha chegando para todos os nossos queridos leitoras. Portanto, vamos a ela, a: Resenha Crítica – Rei Leão.
Mais um clássico da Walt Disney ganha um remake pelas mãos do diretor Jon Favreau. Não sei se podemos chamar esse filme de live-action, dada a ausência de atores reais. Contudo os efeitos visuais são um show a parte, a fidelidade ao material original é digna de nota (nenhum saudosista poderá reclamar dessa adaptação).
Resenha Crítica – Rei Leão.
Porém, mesmo com o elenco de peso, a beleza visual e a trilha sonora emocionante, ainda falta uma pitada de alguma coisa para o filme emplacar. Comentei isso com meu a amigo @wesley, após a sessão, que em alguns momentos sentia que o filme ia se tornar grandioso, porém ficava o gostinho de quero mais.
Efeitos Especiais
Se tem uma coisa que não podemos reclamar nesse filme são os efeitos especiais. A construção da savana, os personagens que ao mesmo tempo que mantem a personalidade e os trejeitos clássicos, são transportados para o mundo real com uma verossimilhança digna de Oscar.
Em dado momento cheguei a abstrair do fato de estar assistindo a uma obra de ficção e pensei estar vendo um daqueles documentários de vida selvagem, tão realistas eram os leões e demais animais.
A fotografia é uma beleza a parte no longa. Ao lado da trilha sonora ela carrega a audiência para onde o longa deseja nos levar. Desde cenários extremamente realistas até a fantasiosas aventuras no coração da floresta, sempre nos mantendo grudados na poltrona e com os olhos fixos na tela.
Talvez a única coisa que possamos citar seja o movimento das bocas dos personagens que por vezes não casava com a dublagem.
Leia Também: Você pegou essa referência em Rei Leão? | InduTalks
Elenco e Trilha Sonora
Decidi juntar esses dois tópicos, pois não tem como não citar o elenco quando falamos de trilha sonora e vice-versa.
Afinal, um filme que conta com Beyoncé, Donald Glover, James Earl Jones e Sethr Roger, entre tantos outros nomes de peso, não tinha como dar errado certo. Ah, e sim, eu assisti a versão legendada, mas pretendo ver a dublada com certeza. Como não ansiar por ver Iza e Ícaro Silva cantando “Nesta Noite o Amor Chegou“.
E com um elenco desse porte com vozes tão poderosas é claro que a trilha sonora não nos desapontaria. E realmente as músicas são tão boas quantos as da animação original. Mas teria como ser diferente com Beyoncé cantando uma música composta por Elton John? Sem falar na canção original da Queen B para o filme, sensacional!
(Eu chorei na hora do Hakuna Matata)
As atuações também são extremamente boas, de todos os personagens.
Ausência
Definitivamente fidelidade é a palavra que melhor descreve esse longa. Isto é, apesar do avanço tecnológico e da falta de temor em ousar em alguns momentos, o respeito pelo clássico de 1994 é evidente.
Alguma cenas da animação não estão presentes, afinal trata-se de uma adaptação. No entanto são momentos tão pontuais que é possível contar nos dedos, e no fim acaba não sendo um demérito, mesmo que tais cenas só abrilhantassem o longa caso fossem inseridas no corte final.
Veredito
Uma bela mistura de atores talentosos, com efeitos visuais de tirar o fôlego e trilha sonora absurdamente emocinante. Mas no final ainda fica um gostinho de quero mais.
Talvez porque o desenho original seja uma obra prima tão aclama (o saudosista em mim grita nesse momento), talvez seja o momento do mercado, com tantos remakes e live-actions de clássicos da Disney, que me anestesiou.
Dito tudo isso, super recomendo para quem quer se divertir ou está a procura de um entretenimento de qualidade.
Confira também: InduTalk | Rei Leão: Entre o Coletivismo e o Individualismo
Valdirzera é definitivamente um dos autores do InduTalks. Fez filosofia, mas se formou em Publicidade e Propaganda. Adora quadrinhos, livros, série, filmes e todo tipo de nerdice. É apaixonado por produção audiovisual e sonha em um dia dirigir um longa metragem.