Resenha Crítica | Deadly Class vol. 01 – Filhos de Reagan

Deadly Class da Image Comics de Rick Remender

Deadly Class vol 01 é uma história em quadrinhos criada por Rick Remender e por Wes Craig pela Image Comics. A história se tornou um sucesso da Image e ganhou uma adaptação para a televisão pelo canal Syfy.

A história se passa na São Francisco no final dos anos 80 e passa todo o ar punk dessa época.

Trama

A trama acompanha a vida do adolescente órfão e sem-teto, Marcus Lopez Arguello, logo após sua vida virar de cabeça pra baixo quando, em uma fatídica noite, é sequestrado e convidado a entrar para a Escola de Artes Marciais dos Reis Soberanos, uma instituição secreta e brutal para a formação do nova geração de assassinos das principais famílias criminosas do mundo.

Se o ensino médio já é ruim, imagine então em uma escola de assassinos, onde a faca nas costas não é apenas uma metáfora.

Personagens

Em Deadly Class ninguém é o que parece à primeira vista. Afinal, aqui não existem estereótipos de mocinhas indefesas ou gangsters malvadões.

A adolescência não é fácil para ninguém, ,mas agora imagine se você é o herdeiro de um império do crime e precisa provar seu valor para a família.

Marcus é o protagonista, ou seja, é ele quem nos guia pela história. E como todo bom garoto dos anos 80 é sarcástico, questionador e procura seu lugar no mundo. Além disso, é ele quem questiona os papéis e estereótipos na Reis Soberanos. O que torna a história mais interessante.

Remender explora muito bem tudo isso, para tornar a história mais dinâmica e interessante, cheia de plot twists insanos.

Ritmo e arte

O ritmo é outro acerto. Não é frenético a todo momento, nem parado. Além disso, a história contém momentos de ação descontrolada em alguns momentos, que se encerram em reviravoltas inesperadas.

O que é seguido por um desenvolvimento dos personagens que faz a história avançar.

Outro ponto forte é a arte de Wes Craig que torna as cenas de ação dinâmicas e imersivas. O que é complementado brilhantemente pelas cores de Lee Loughridge, que consegue passar o ar oitentista que a história busca transmitir.

Deadly Class é, portanto, uma mistura de ação com noir e pitadas de humor, com uma história recheada de reflexões profundas, que não caem no pedantismo, e personagens complexos. Tudo isso faz com que esse quadrinho seja leitura indispensável para os fãs da nona arte.

A história gerou uma adaptação para a televisão pelo canal Syfy, da qual já fizemos uma resenha crítica aqui no site. Contudo, infelizmente o canal cancelou a atração com apenas uma temporada.

No Brasil a editora Devir vende a HQ, que compilou as edições 01 a 06, Deadly Class vol. 01 chamado de “Filhos de Reagan”.