Você não precisa ser um cinéfilo cult chato para gostar de filmes que tenham uma mensagem. Portanto, confira alguns questionamentos passados pelos filmes.
Clube da Luta- Consumismo
Temas sobre o consumismo exagerado da sociedade é comumente explorado em filme, séries, músicas entre outros. Por isso, Clube da Luta utiliza desse conceito para abrir portas e falar sobre psique humana, explorando os extremos das nossas ações.
Temos um texto que trata desse filme exclusivamente, mas em resumo, temos dois extremos do nosso cérebro. Um que nos induz a termos uma estabilidade moral e cultural, não fazendo nada que possa de alguma maneira não se encaixar com os modelos dessa sociedade. E o outro extremo, que nos induz a satisfazermos todos os nossos prazeres e desejos. Ambos os pensamentos tem de ser controlados, para que não exista um desequilíbrio mental.
O filme trata de um personagem que perde esse equilíbrio, e seus pensamentos se tornam totalmente extremos. O que nos faz então questionar nossa racionalidade, e nossa impulsividade e moralidade dentro da sociedade.
Matrix- Ignorância ou Verdade
Esse é provavelmente o filme mais famoso dessa lista, e isso se dá pela a facilidade do filme de agradar a todos que o assistem facilmente. Sendo de fato muito simples, mas muito complexo ao mesmo tempo.
O filme traz uma estrutura já muito conhecida e utilizada dentro do cinema. Que nada mais é do que a jornada do herói, que o filme segue a risca. Ao trazer essa estrutura de roteiro para a obra, ele diverte as pessoas que queriam ver algo heroico e simples, mas ao mesmo tempo, o longa introduz um contexto muito reflexivo, falando sobre a ignorância do ser humano, seu medo do desconhecido e sua vontade se sempre permanecer dento da zona de conforto, fazendo uma referência ao Mito da Caverna, de Platão.
Leia Também: Crítica de filmes recentes
Jojo Rabbit- Julgamento prévio e Descobrimento de Si mesmo
O filme mais novo dessa lista aqui no Brasil, trata duma história sobre descobrimento pessoal dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial. Jojo, o protagonista, começa a se questionar sobre aquilo que sempre lhe mostraram como algo bom, patriótico e heroico, que é o nazismo.
Vendo hoje em dia, é perceptível todo o mal que o nazismo causou para a humanidade, e parece até loucura acreditar naquilo, mas que culpa tem um menino, que desde bebê lhe foi imposto um pensamento totalmente extremista e doentio, mas que era visto como verdade absoluta, e com quase zero informação do contrário?
Claro que esse pensamento vai crescer junto com você, e vai, assim como toda essa geração, fazer parte do seu ser. Então o longa nos faz refletir sobre pensamentos, hábitos e julgamentos que temos, que nos foram impostos, e como eles podem ser errados e ultrapassados, e nos mostra que mesmo com essa mentalidade, podemos sempre, e devemos, repensar nossos atos, por que nunca é tarde demais para mudar.
Parasita- Diferença de Classes
O filme Sul Coreano, ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2020, tem como principal temática a diferença entre duas famílias, com realidades completamente opostas.
Na trama acompanhamos a família Kim, que vive abaixo da linha da pobreza, tendo de passas por varias situações para garantir sua sobrevivência, até encontrar a família Park. Ao encontra essa família de milionários, veio à ideia de manipula-la para ganhar dinheiro, parasitando eles. Essa proposta nos mostra muito bem a realidade que muitas pessoas passam na Coreia do Sul, e sua dificuldade em ganhar dinheiro.
Mas diz aí, curtiu nossa lista com alguns questionamentos passados pelos filmes aclamados da Cultura Pop? Então, deixa sua opinião aí nos comentários.