Esqueça aquele filme de 2003 com Sean Connery. Pois, estamos falando de A Liga Extraordinária obra original escrita por Alan Moore e desenhada por Kevin O’Neill.
A ideia de Alan Moore ao escrever a história era juntar vários personagens clássicos da literatura inglesa em um universo compartilhado. O autor queria, portanto, criar uma Liga da Justiça da Era Vitoriana.
Então clássicos góticos e vitorianos se juntam em missões cada vez nas páginas dos quadrinhos.
E nós preparamos essa lista indicando quais clássicos da literatura influenciaram diretamente Moore para criar esses quadrinhos. Então, caso queria ler todos os livros para embarcar nessa aventura se liga na nossa listinha.
Mina Murray: Drácula (1897), Bram Stroker
Primeiramente, a personagem Wilhelmina “Mina” Murray saiu diretamente das páginas do clássico de Bram Stroker. Contudo no livro, a personagem se chama Mina Harker.
Drácula de 1897 inspirou vários filmes, incluindo Nosferatu de F W Murnau, clássico do expressionismo alemão, e o filme homônimo de 1931, parte do Universal Monsters.
Compre pelo link: https://amzn.to/33emQLr
Allan Quatermain: As Minas de Salomão (1891), Henry Rider Haggard
Em seguida temos Allan Quatermain, que é um personagem complexo muito e bem trabalhado por Moore e O’Neil. Sir Quatermain surgiu nas páginas de As Minas de Salomão de 1891, escrito por Henry Rider Haggard.
O personagem já apareceu em dez filmes, sendo o mais famoso a adaptação dos quadrinhos de Moore, onde foi interpretado por Sean Conery.
Compre pelo link: https://amzn.to/3vHg24W
Capitão Nemo – Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), Júlio Verne
O Capitão Nemo, também conhecido Príncipe Dakkar, é sem dúvidas um dos personagens mais complexos das histórias de A Liga Extraordinária. O personagem é o famoso mais desconhecido da literatura internacional.
Nemo apareceu na primeira vez nas páginas de Vinte Mil Léguas Submarinas de 1870, escrito pelo brilhante Júlio Verne. O livro é bem famoso, mas o personagem em si não caiu nas graças da cultura pop.
O personagem também aparece em A Ilha Misteriosa (1874), também de Júlio Verne.
Compre pelo link: https://amzn.to/3vEZYkw
Dr. Henry Jekyll / Edward Hyde – O Médico e o Monstro (1885), Robert Louis Stevenson
O doutor Henry Jekyll, na tentativa de separar seu lado bom dos impulsos mais sombrios, descobriu então uma poção que o transforma periodicamente numa criatura sem quaisquer escrúpulos, o Mr Hyde.
O personagem é uma espécie de Hulk, na verdade foi uma das inspirações para criação do Golias Esmeralda da Marvel. Além disso, sua primeira aparição se deu no livro O Médico e o Monstro de 1885, escrito por Robert Louis Stevenson.
Compre pelo link: https://amzn.to/33cciwk
Hawley Griffin / Homem Invisível – O Homem Invisível (1897), H. G. Wells
A invisibilidade pode parecer uma benção no começo, mas esse poder logo cobra seu preço. Afinal, Hawley Griffin, também conhecido como Homem Invisível, sabe bem disso.
O Homem Invisível já apareceu em diversos filmes e influenciou diversos personagens na cultura pop. Contudo, o personagem surgiu no livro escrito por H G Wells publicado originalmente em 1897, O Homem Invisível, o qual já fizemos uma resenha aqui no site.
Compre pelo link: https://amzn.to/3xLiM3a
Professor Moriarty – O Problema Final (1893), Sir Arthur Conan Doyle
Sem querer dar muito spoilers sobre o primeiro volume, vamos dizer que o Professor Moriarty, arqui-inimigo de Sherlock Holmes, tem um papel importante na trama.
O “Napoleão do Crime” apareceu pela primeira vez na novela policial de 1893 escrita por Arthur Conan Doyle. Além disso, outro vilão de Holmes e o próprio detetive também aparecem no primeiro volume.
Compre pelo link: https://amzn.to/3taf2F7
Gostou da lista? Agora você já sabe as obras que inspiraram Alan Moore e Kevin O’Neal a criar A Liga Extraordinária.