Se você é fã de quadrinhos e fã de cinema, conheça alguns filmes que talvez você não soubesse que foram baseados em quadrinhos.
Quadrinhos e cinema estão intimamente ligados, atualmente mais do que nunca. Seja em referências cinematográficas nas páginas das HQs, ou em adaptações de quadrinhos para as telonas. A Marvel tem sido o maior exemplo desse formato nas últimas décadas.
Porém nem só de Marvel vivem as adaptações de quadrinhos. Por isso separamos essa singela listinha de filmes que talvez você não soubesse que eram baseados em HQs.
O Máskara
Clássico de 1994 com Jim Carrey no papel principal e Cameron Diaz como seu interessa amoroso. O filme acompanha o socialmente desajustado Stanley Ipkiss que se transforma na criatura que dá título a obra ao vestir a máscara do deus escandinavo Loki.
O personagem não é original, talvez você se lembre da animação que passava no SBT, – fato interessante é que na verdade a série veio depois e funciona como uma sequencia direta ao filme – contudo, o que talvez você não saiba é que O Máskara surgiu nos quadrinhos.
Mais especificamente na série criada por Mike Richardson em 1982 pela Dark Horse.
RED – Aposentados e Perigosos
RED – Aposentados e Perigosos (retired, extremely dangerous no original), é um filme de 2010 dirigido por Robert Schwentke. O longa traz Bruce Willis na pele de Frank Moses, um ex-agente da CIA aposentado que precisará da ajuda de ex-colegas de trabalho para entender um misterioso ataque que sofreu.
O elenco conta com nomes de peso como Mary-Louise Parker, Morgan Freeman, John Malkovich e Helen Mirren. A obra é uma adaptação dos quadrinhos homônimos da DC de Warren Ellis e Cully Hamner.
Oldboy
Oldboy é um filme sul coreano de 2005, um dos primeiros a fazer sucesso internacional e levar o cinema sul-coreano para o mundo. Ou seja, Oldboy andou para que Parasita pudesse correr.
O filme dirigido por Park Chan-wook acompanha Oh Dae-su (Choi Min-sik), que é sequestrado e mantido em cativeiro num quarto de hotel por 15 anos. Sinistro.
O longa é uma adaptação do mangá japonês homônimo escrito por Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya. Além disso, em 2013 Spike Lee dirigiu um remake americano do filme.
Azul é a cor mais quente
Com certeza você já ouviu falar desse filme. Afinal, Azul é a cor mais quente ou La vie d’Adèle é um clássico do cinema francês.
A trama acompanha a adolescência da jovem Adèle que começa a desvendar a própria sexualidade e então se envolve com outra mulher. Representatividade lésbica na veia. Mas, é uma pena que o sucesso do filme foi ofuscado pelos relatos de abuso que envolveram a produção e a figura do diretor Abdellatif Kechiche.
Azul é a cor mais quente é baseado no romance gráfico francês de mesmo nome, ou se você for um puritano “Le bleu est une couleur chaude” no original, escrito por Julie Maroh e publicado pela editora Glénat em 2010.
Turma da Mônica: Laços
Turma da Mônica: Laços é um filme nacional de 2019, dirigido por Daniel Rezende e adapta a turma mais famosa dos quadrinhos brasileiros para o cinema.
Obviamente trata-se de uma adaptação de quadrinhos, mas mais especificamente de uma graphic novel do selo Graphic MSP de mesmo nome. Na história, do filme e do quadrinho, o floquinho desaparece e então para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com a ajuda de seus fiéis amigos da Rua do Limoeiro, Cascão, Mônica e Magali. Ah, e claro de um plano infalível.
A HQ que gerou o filme é fruto de um trabalho da Editora MSP que convida grandes nomes dos quadrinhos nacionais para criarem histórias dos personagens da Turma da Mônica em graphic novels. Turma da Mônica: Laços foi escrita e desenhada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi e lançada em 2013.
Confira Também: Resenha Crítica – Turma da Mônica: Laços
Gostou da lista? Tem outras indicações de filmes que pouca gente sabe que forma baseados em quadrinhos? Deixa pra gente nos comentários.