Com o sucesso da Marvel, muitos medalhões de Hollywood vem ingressando no elenco dos filmes. Mas, isso abre a questão: Atores novos ou consagrados? Qual a melhor opção de elenco?
Há algum tempo o Cinema vem sendo considerado por muitos como a arte mais nobre, mais ou menos como a Ópera e o Teatro foram nos séculos passados. Independente disso ser verdade ou não, a sétima arte é uma das mais consumidas no mundo todo, servindo inclusive de validação para franquias de outras mídias.
Afinal quando um personagem de histórias em quadrinhos ou uma de livros ganha uma adaptação para as telonas é sinal de que essa franquia é um sucesso, afinal nenhum estúdio apostaria em algo que não é rentável. Além disso, com as adaptações cinematográficas as obras originais ganham ainda mais popularidade.
Marvel
Algo que os fãs da Marvel vêm experimentando com o Universo Cinematográfico da editora nos últimos 10 anos. Tanto que esse universo compartilhado de filmes cresceu e se expandiu de maneira exponencial nos últimos anos. Com filmes cada vez mais ambiciosos, incluindo em seu elenco nomes de peso de Hollywood.
Atores e atrizes que no início pareciam receosos com essa franquia, agora embarcam de cabeça nas aventuras de super heróis. Nomes como Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho, Sherlock, O Jogo da Imitação), Kurt Russell ( O Enigma de Outro Mundo, Os Oito Odiados) e Cate Blanchett (O Senhor dos Aneis, Blue Jasmine), só para citar alguns, são parte da nada singela lista de estrelas do cinema que participam dos filmes da Casa das Ideias.
Antes da Marvel
Mas nem sempre foi assim. Muito antes de a Marvel existir, havia uma lenda de que filmes de super herói não funcionavam, e precisavam ser muito descaracterizados, quase que totalmente descolados do material fonte, para dar certo. Daí surgem os filmes dos X-Men da Fox, dirigidos por Bryan Singer, entre outros.
Claro que sempre houve exceções, como o Superman e o Batman, que ganharam diversas adaptações ao longo dos anos, mais ou menos fiéis aos quadrinhos. Contudo, estamos falando de dois medalhões, convenhamos.
Portanto, não era de se admirar que os estúdios ficassem com um pé atrás. Até porque antes da Marvel, era raro um filme baseado em HQs fazer tanto sucesso e arrecada tanto em bilheteria.
Leia Também: Deadpool na Marvel é uma boa ideia?
Isso justifica até mesmo o baixo investimento dos estúdios nesse tipo de produção. Afinal, quem investiria muito em algo com baixa probabilidade de retorno. Estamos falando de uma sociedade capitalista, os estúdios não fazem filme pela arte, e sim para encher os cofres com nosso suado dinheirinho.
Em resumo um baixo orçamento impossibilitava a contratação de nomes de peso para o elenco, pois atores e atrizes famosos tendem a cobrar um cachê mais alto. O que restava era apenas a opção de trabalhar com atores menos conhecidos.
Início do UCM
A própria Marvel começou assim. Basta vermos seus primeiros anos, quando Robert Downey Jr foi contratado para ser o Homem de Ferro. Hoje o ator possui um dos salários mais altos de Hollywood, mas nem sempre foi assim.
No início dos anos 2000, o ator não era um dos mais populares no cinema mundial. Era visto como apenas mais um drogado que jogou sua vida e sua carreira fora por abuso de drogas. Tanto que quando foi anunciado como Tony Stark no filme Homem de Ferro de 2008 os nerds foram a loucura.
Críticas surgiram em todo lugar da internet, além de xingamentos e comentários maldosos. Mas até nada novo na comunidade tóxica dos nerds.
No fim o papel caiu como uma luva e Robert Downey Jr calou a boca dos haters, tornando-se a encarnação suprema do personagem nas telonas. Sua carreira deslanchou e o ator deu a volta por cima.
E Downey Jr não é exceção na primeira fase do UCM. Ou vai disser que Chris Evans, ou mesmo Chris Hemsworth eram tão famosos antes dos filmes de Capitão América e Thor, respectivamente.
DC
O mesmo vale para a Distinta Concorrência. A carreira de Henry Cavill não era nem de longe tão meteórica como é agora, antes de Homem de Aço (2013). E quem conhecia Gal Gadot antes de Batman vs Superman (2016)? Hoje em dia a atriz é a Mulher Maravilha.
O sucesso desses e de outros filmes alavancou a carreira destes e de outros atores e atrizes, mas também ajudou a popularizar o “gênero” super-herói. Tanto que, como já dissemos, cada vez mais e mais astros e estrelas da sétima arte estão engrossando as fileiras dos filmes de heróis.
Atores novos ou consagrados?
Mas a pergunta que fica é: qual a melhor escolha de elenco? Atores novos ou consagrados?
Dar uma cara não tão conhecida a personagens consagrados foi um dos fatores que fez a Marvel ser o sucesso que é. Ou seja, o estúdio deu a oportunidade para atores e atrizes não tão conhecidos poderem brilhar. E isso se reflete na entrega do elenco, onde os mesmo acabam tomando os personagens para si.
O mesmo pode ser dito daqueles que já tem sua carreira consolidada? Não estariam eles apenas entrando na hype para se manter relevantes?
Outro ponto é justamente a oportunidade. Os famosos, vencedores de oscar, essas pessoas já tem seu nome cravado na mente e no coração dos fãs de cinema. Não seria melhor dar a chance de outras pessoas brilharem e começarem suas carreiras. Pois todos sabem que nesse ramo quem não é visto não existe.
Por outro lado se o ator ou a atriz já são reconhecidos, isso pode ser sinal de que possuem qualidade, que são bons profissionais. E trazê-los para as franquias que tanto amamos pode agregar mais qualidade e garantir mais longevidade para as mesmas.
Enfim, como sempre não oferecemos respostas, mas buscamos fazer você refletir. Portanto não vamos encerrar esse debate. Afinal, essa questão de atores novos ou consagrados é muito pessoal e vai perdurar por muito tempo. Mas, gostamos de pensar que só abrimos a porta para esse questionamento.
Sinta-se livre para expressar sua opinião nos comentários, mas sempre com respeito, claro. Então, diz aí você prefere atores novos ou consagrados nos seus filmes de quadrinhos?