Dica para o FDS | Animações do Studio Ghibli para assistir em casa

Nós já demos aqui nesse site algumas dicas bem legais. Já falamos sobre filmes road trip e indicamos alguns quadrinhos para quem está cansado de super herói. A dica de hoje tem lugar cativo em nossos corações, pois vamos do Studio Ghibli.

Studio Ghibli, um estúdio de animação japonês, que conta com um catálogo considerável de obras prima. Sério, praticamente todo filme é uma joia da sétima arte.

Em 1984 o animador japonês Hayao Miyazaki, ao lado de seu constante colaborador, Isao Takahta, criam um filme animado chamado Nausicaä do Vale do Vento. O sucesso de público e críticas incentivou então os dois criadores, que no ano seguinte criaram o Studio Ghibli e mudaram para sempre a história do cinema mundial. Portanto, se você quer saber mais da história do estúdio acesse o site oficial deles no Brasil.

Não é exagero dizer que cada produção é bem pensada e executada com todo carinho e dedicação do mundo. O resultado, portanto, são filmes belíssimos com enredos brilhantes, sejam histórias sobre guerras, ou contos mais intimistas sobre tradição e família.

Ou seja, vale super a pena assistir a todos os 21 filmes produzidos por Miyazaki e companhia. Mas aqui vamos citar apenas os principais, aqueles que já vimos e adoramos. Quem sabe num futuro a gente não faça uma lista com todos os filmes do estúdio.

A Princesa Mononoke

Escrito e dirigido por Miyazaki esse filme estreou nos cinemas japoneses no ano de 1997. É uma beleza visual e de efeitos, além disso possui uma trilha sonora incrível.

Sinopse: Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide então viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineiros, que aos poucos estão destruindo a floresta. (via Studio Ghibli Brasil).

Meu Amigo Totoro

Segundo filme oficial a ser lançado pelo estúdio. “Meu Amigo Totoro” também foi escrito e dirigido por Miyazaki e teve sua estreia no Japão em 1988. Além disso, um detalhe interessante é que esse filme foi lançado simultaneamente a “Túmulo dos Vagalumes”, dirigido por Takahata.

Sinpse: Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante. (via Studio Ghibli Brasil).

A Viagem de Chihiro

O décimo terceiro filme lançado pelo estúdio é um dos mais simbólicos e bonitos de todos. Também foi escrito e dirigido pelo mestre Miyazaki – perceberam o padrão? – que também acompanhou de perto cada detalhe da produção. O filme estreou originalmente em 2001.

Sinopse: Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, a família se perde e vai parar numa cidade sem nenhum habitante. A menina encontra Haku, um garoto que lhe diz para ir embora o mais rápido possível. Ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos. (via Adoro Cinema).

O Serviço de Entregas da Kiki

O filme que estreou em 1989 no Japão é escrito, dirigido e produzido por Miyazaki. É o quarto filme original lançado pelo Studio Ghibli. Uma bela obra autodescoberta e juventude. Além disso, o longa ganhou  o prêmio Animage Anime Grand Prix já em seu ano de estreia.

Sinopse: Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de “estágio”. Logo após achar uma bela cidade à beira mar, Kiki e seu gatinho Jiji tentam se adaptar à nova vida. (via Studio Ghibli Brasil).

Vidas ao Vento

Vidas ao Vento” é uma das animações mais bonitas já feitas na história da humanidade, além de ser um dos mais recentes do estúdio. Também escrito e dirigido por Miyazaki, o filme estreou em 2013 e teria sido o último filme do animador, mas, este desistiu da aposentadoria e está trabalhando em mais uma animação – graças a Deus!

Sinopse: A animação conta a vida do designer de aviões Jiro Horikoshi e os principais acontecimentos históricos que afetaram sua trajetória. O jovem Jiro sonha em voar e desenhar lindos aviões, inspirado pelo designer aeronáutico italiano Caproni. Não podendo tornar-se piloto por ter miopia desde a infância, Jiro entra então na divisão de aviões de uma grande empresa de engenharia japonesa em 1927. Ele conhece e se apaixona por Naoko, desfruta de sua amizade com o colega Honjo e traz grandes inovações para o mundo da aviação. (via Studio Ghibli Brasil).

Mas, diz aí, curtiu a lista? Sabe o melhor de tudo? Todos esses e as demais animações do estúdio estão disponíveis no catalogo da Netflix para você assistir quando e onde quiser.

Então, conta pra gente, qual filme do Studio Ghibli é o seu favorito? Deixa nos comentários. Além disso, não esqueça de enviar esse post para seu amigo doido por animações.