Comparação do filme de Duna com o clássico livro de Frank Herbert

Já assistiu Duna? Leu o livro clássico de Frank Herbert? Então confira nesse post a comparação do filme de Duna com o clássico livro de Frank Herbert.

Eu pude conferir Duna enquanto ele ainda está em cartaz, e como um grande fã do livro, fiquei com um pé atrás ao saber da adaptação para os cinemas. O anúncio de que o diretor seria o Dennis Villeneuve me deixou mais tranquilo, eu o considero um diretor muito competente, e sabe criar algo épico sem ser formulaico e vazio. Ainda assim achava que seria muito difícil sua adaptação as telonas, visto que a obra original era tão complexa e bem feita, que seria impossível transforma-la em um filme de siga a essas qualidades.

Comparação do filme de Duna

Comparação do filme de Duna com o livro de Frank Herbert

Capa do Livro Duna

Eu fico extremamente feliz em anunciar que tudo aquilo de ruim que eu imaginava que podia acontecer não acontece. O que eu vi na verdade uma obra simplesmente magnifica, dotada de muita maestria e dedicação. É um filme lindo, sua trilha sonora é muito boa, as atuações se encaixam perfeitamente aos personagens, a fotografia é majestosa. Tudo está em um nível de qualidade poucas vezes vista nos cinemas. A sua progressão lenta nos permite ir compreendendo a história de maneira gradual sem parecer apenas informações jogadas de forma expositiva na trama. E sim como se tudo estivesse sendo feito de forma coesa e cuidadosa.

Leia também: Por que o final do filme Guerra dos Mundos é tão criticado ao contrário ao do livro?

Mas acredito que o que mais importa em si é se sua história é boa. Devo admitir que não achei a história do livro muito interessante de início, o que me chamou atenção foi o nível de política na obra, que está bastante presente em até metade do mesmo. E como o filme deixou isso meio de lado, acredito que não vai ser tão marcando como algo tão diferente.

O Livro vs o Filme

O livro na época do lançamento, foi realmente uma revolução ao mundo de ficção. Já que não existiam tantas obras do gênero. Então era algo muito novo, o que hoje em dia pode parecer mais comum, mas não vai nunca ser esquecível. A história me conquistou mesmo a partir de sua segunda metade. Onde ele começa e explorar todo o universo em que a história se passa o que mostra a grandeza da narrativa.

Como a adaptação não abrange essa parte, a primeira teria que se bastar como algo interessante e convidativo o suficiente. Creio que ela consegue, não de um jeito tão espetacular. Mas o bastante para garantir um hype para a sua sequência. Que eu garanto que vai ser épica, grandiosa e muito mais marcante que o primeiro foi.

Meu fechamento da comparação então é: Duna é um filme com feitos técnicos absurdos, e uma experiência cinematográfica mais incrível ainda. Essa é uma boa abertura para uma grande franquia, ela expõem uma nova história que cria curiosidades e envolve facilmente seu público. O roteiro é meio raso, mas consegue nos apresentar personagens muito interessantes e um universo muito complexo. A sensação é que esses elementos serão mais aproveitados nos próximos filmes.

Confira também nossa explicação resumida do filme Duna (2021).