Seja você um cinéfilo ou apenas um fã casual de cinema, com certeza já se deparou com alguém falando mal de um filme dos X-Men. O fato é que a crítica ama odiar os X-Men Ou será que ela odeia amar?
Desde sempre a franquia X-Men, que poderia ser uma das mais lucrativas, vem dando dor de cabeça aos fãs. Isso porque a Fox parece não saber o que fazer com os mutantes nos cinemas.
A crítica ama odiar os X-Men nos cinema
Começando no ano 2000 com X-Men: O Filme, que foi seguido por X-Men 2 três anos depois. Dois bons filmes que trouxeram o ar de quadrinhos, apesar de não serem muito fiéis ao material original. Além disso, trouxeram também um bom retorno financeiro para o estúdio.
Contudo, a boa história acaba aí. Em 2006, lançou o esquecível X-Men 3: O Confronto Final, e três anos depois o sofrível, terrível, lastimável X-Men Origens: Wolverine. Não vamos nem comentar sobre esse filme.
Mas, a franquia deu uma respirada com X-Men: Primeira Classe, que agradou tanto aos fãs quanto a crítica. E a história se repetiu em looping até hoje. A Fox lança filmes muito bons (Logan, Deadpool) e depois lança filmes divisivos (Wolverine Imortal, Dias de Um Futuro Esquecido).
Sem falar na linha do tempo extremamente bagunçada.
Confira também: 04 Formas Possíveis para Inserir os X-Men no Universo Marvel nos Cinemas
E agora com o lançamento de X-Men: Fênix Negra nessa quinta (06/06) estamos vendo a mídia especializada mais uma vez tecendo críticas ferrenhas a um longa dos mutantes.
O filme conseguiu atingir a pior nota no Rotten Tomatoes na história dos filhos do átomo nas telonas. A média da crítica ficou em 21%, o que coloca a produção abaixo até mesmo do Quarteto Fantástico de 2015. As reações iniciais também não são nada animadoras.
X-Men é mesmo tão ruim assim?
Mas aí eu te pergunto, será se o filme é realmente tão ruim? Contando com um elenco com nomes de peso e com a direção de Simon Kinberg o filme pode ser esse desastre todo que a imprensa internacional está pintando? Ou será uma perseguição generalizada aos mutantes, uma vez que estamos muito acostumados com o padrão Marvel de cinema e seus filmes um tanto quando generalizados?
Enfim, não sei mesmo. Ainda não tive a oportunidade conferir o longa, mas é um bom questionamento. No entanto agora não tem mais volta o Mickey comprou os mutantes e só nos resta esperar para ver sua nova versão no UCM.
Ouça Agora: InduTalk #10 – Análise do Universo Cinematográfico da Marvel