23 coisas para fazer em 2023

23 coisas para fazer em 2023

Apesar de muita gente defender que o ano  só começa depois do Carnaval, 2023 já começou. E como todo ano novo, ele veio carregado de esperanças e desejos de realizações. Por isso, nós preparamos uma lista com 23 coisas para fazer em 2023.

Mas pra te ajudar a fugir do clichê ou das listas imensas de realizações praticamente inalcançáveis, que você sabe que não vai realizar, mas faz mesmo assim, o InduTalks está aqui hoje.

Nós separamos 23 atividades simples, porém muito realizadoras, para você fazer por em prática neste ano e ter um 2023 com mais bagagem cultural, e de quebra ainda poder ter ao menos uma lista de resoluções completa.

1. Ir ao cinema sozinho

Sim, a primeira da lista pode assustar. Afinal, você pode acabar num daqueles posts de jovens com sua foto sozinho no cinema e a legenda “liberdade ou solidão?”. Mas acredite, ir ao cinema sozinho pode ser uma experiência bem intimista e realizadora. Além disso, sem distrações você pode realmente apreciar aquele filme que você aguardou meses, ou até anos, para assistir. 

Ou então, que tal apenas entrar num cinema, num dia e hora aleatórios e simplesmente comprar um ingresso para um filme qualquer? Também é uma experiência válida, mesmo que o filme não seja lá grandes coisas. Assim, pelo menos,  você verá mais filmes. E filme é cultura!

2. Ir ao cinema num date

Ok, muita gente considera blasé ir ao cinema num encontro. Mas se vocês já têm intimidade o suficiente, essa pode ser uma experiência muito interessante para criar vínculos. Vocês podem ter gostos diferentes, nesse caso vale a negociação para achar um meio termo, ou para um complementar o gosto do outro. E quem sabe outras cositas podem rolar, mas não estamos sugerindo nada.

Além disso, caso você ainda esteja inseguro ou insegura, um convite despretensioso para assistir um filme no escuro do cinema pode ser a oportunidade perfeita para ver se rola algo mais. Mas lembrem-se do respeito e da consensualidade sempre. E lembrem-se de assistir o filme, afinal essa é uma lista de resoluções culturais, não de pegação! Mas se quiser, também pode.

3. Ir ao cinema de galera

Com o advento do Universo Marvel, um fenômeno que tomou conta das salas de cinema do mundo é a torcida organizada de filmes de herói. O cinema fica parecendo um estádio. Mas às vezes é  isso que a  gente precisa mesmo. Juntar a turma e vibrar com aquela cena de ação, ou se emocionar quando nosso personagem favorito aparece na tela.

Então, reúna sua equipe com os melhores amigos, se abasteça com muitos lanchinhos e aproveite.

Mas, lembre-se, sua galera nunca estará sozinha no cinema, e a algazarra pode ser um incômodo grande pra muita gente, especialmente neuro divergentes. Então, divirta-se, mas com consciência.

4. Conhecer uma culinária nova

Essa é uma boa para os amantes de comida de plantão. Que tal começar 2023 com novas experiências gastronômicas? Vá àquele restaurante que você sempre teve vontade, mas nunca teve coragem. Desbrave novos sabores de uma cozinha cubana, etíope ou tailandesa. Essa é uma boa chance para você ganhar mais experiência de vida e, além disso, conhecer melhor outras partes do mundo sem necessariamente precisar sair de sua cidade.

Quem sabe esse não vira seu novo hobby e você, assim como a Marge no episódio “The Food Wife”, em Os Simpsons, não vira um foodie e começa um novo blog?

5. Visitar um Museu

Visitar um museu é sempre uma boa escolha para quem quer adquirir mais conhecimento e cultura. Além disso, seja em uma cidade grande ou pequena, litoral ou interior, a sua cidade com certeza tem ao menos um museu. E o melhor de tudo é que a maioria possui entradas gratuitas.

Então, para admirar obras de artes ou descobrir mais sobre o passado, visitar um museu sem dúvidas é tarefa obrigatória para todo mundo em 2023.

6. Fazer um piquenique no parque

Seja em um encontro romântico, num passeio com a família ou mesmo com os amigos, um bom e velho piquenique no parque é sempre um programa legal. Aliás, existem diversos parques em todos os municípios do país.

Portanto, é só escolher o parque que mais te agrada, preparar os seus quitutes favoritos, arrumar a cesta e a toalha e se divertir com a melhor companhia. Mas, cuidado com as formigas, ou com o Zé Colmeia.

7. Passar um dia numa biblioteca

Sim, uma biblioteca! Pra muitas pessoas é um lugar chato e enfadonho, mas podemos garantir que numa biblioteca há diversos universos para desbravar e inúmeras histórias intrigantes e personagens complexos para amar ou odiar.

Portanto, encontre a biblioteca mais perto da sua casa, se aventure nas prateleiras e mergulhe nos livros de diferentes gêneros. Garanto que você não vai ver a hora passar. Além disso, em alguns casos, você pode pegar o seu título favorito emprestado DE GRAÇA!

8. Visitar uma comic shop

Os fãs de quadrinhos, ou então quem assistiu muitos episódios de The Big Bang Theory, vão curtir essa.

Visitar uma comic shop é mais do que um passeio casual, é um sonho de infância de todo nerd que cresceu amando super heróis, mas nunca teve uma loja de quadrinhos em sua cidade, ou que não tinha muita grana enquanto crescia. Portanto, se você está nesse mesmo bonde, não perca tempo e vá hoje mesmo a comic shop mais próxima e experimente a adorável angústia de não conseguir decidir o que vai levar pra casa.

Ah, mas se você não tiver uma comic shop na sua cidade e estiver impossibilitado de viajar, uma boa alternativa são as boas e velhas banquinhas de jornal. A maioria possui um acervo considerável de HQs e Graphic Novels, das novidades às clássicas.

9. Comprar um quadrinho independente de um(a) autor(a) local

Esse tópico pode ser um complemento do anterior. Aproveite a visita à comic shop e adquira um quadrinho independente, de preferência de um autor ou autora da sua cena local.

Afinal, DC e Marvel são legais, mas quando você cair no mundo dos quadrinhos independentes vai descobrir que existe tanta coisa boa para além das histórias de heróis. Além disso, existem muitos artistas que não contam com a estrutura das grandes editoras, mas que merecem demais o nosso reconhecimento. Ou seja, comprar um quadrinho independente de artistas locais é um verdadeiro ganha-ganha. E você pode pagar de cult para os amigos quadrineiros.

10. Desbravar um sebo

Ainda no campo da leitura, essa é pra quem gosta de descobrir coisas novas, ou quase, e ainda por cima economizar. Sabe essa história de que livro é caro e literatura é coisa elitista. Bem, no Brasil isso até é verdade, porém, os sebos quebram essa lógica.

Num sebo você pode encontrar muita coisa muito boa por um preço muito baixo. Além disso, nos bons sebos você não encontra apenas clássicos da literatura mundial, dependendo do estabelecimento, é possível achar lançamentos, raridades, álbuns, LPs, discos e muito mais. Então, passar uma tarde num sebo é uma ótima pedida. Quem sabe isso não se torna um programa recorrente.

11. Ir a um show de uma banda local

Já falamos nessa lista em apoiar artistas locais, mas esse é um assunto tão importante que merece vários tópicos. E esse é especial para os fãs de música.

Que tal descobrir sua nova banda favorita e ainda por cima poder conhecer os integrantes de maneira mais próxima? É isso que você ganha indo a shows de bandas locais. Então, faça isso pelo menos uma vez nesse ano. Você não precisa conhecer a banda. Apenas descubra a cena local de música e entre no show que mais chamar sua atenção.

Além disso, você pode acrescentar uma camada extra neste tópico, descobrindo novos gêneros e estilos. É fã de rock? Então dê uma chance ao funk. Curte pagode? Que tal conhecer melhor o rap? Gosta de um reagge? Se joga na música eletrônica! Assim você expande seus horizontes e descobre toda uma nova gama de músicas.

12. Assistir a uma peça de teatro

Assistir a uma peça de teatro é uma experiência única, pois cada apresentação conta com uma magia especial e traz elementos que não se repetem nunca, por mais que a história contada seja a mesma. Ou seja, é um tópico obrigatório nessa lista.

Além do mais, é fácil de realizar. Beleza, nem sempre o teatro é a forma de arte mais acessível, contudo em muitas cidades existem sessões gratuitas, festivais com ingresso mais barato, ou até mesmo teatro na rua ou em espaços públicos. Isso sem falar na grande variedade de produções que existem. Romance pra quem é de romance, comédia pra quem quer rir, drama pra quem quer se debulhar em lágrimas, infantil, pra família e por aí vai.

Portanto, vale a pena fazer um esforcinho e assistir a pelo menos uma peça de teatro em 2023.

13. Desenvolver um hobby

Sim, eu sei. Você é nerd, então provavelmente você já tem um milhão de hobbies. Mas sempre dá pra desenvolver mais um ou dois.

Que tal se aventurar no mundo da escrita e colocar seus poemas ou contos no papel? Ou então colecionar? Mas nada de figurinhas, gibis ou bonecos da ação. Use a criatividade e colecione selo, tampinhas ou moedas raras. Além disso, assim você se sente num daqueles filmes antigos.

Ou então você pode ousar mais e entrar pro teatro, balé, karatê, etc. Enfim, sua imaginação é o limite e você pode definir o que mais te agradar. O importante é meter a cara e não desistir na primeira dificuldade.

14. Fazer um curso aleatório fora da sua área de formação/atuação profissional

Esse é parecido com o tópico anterior, contudo pode ser entendido como um complemento. Que tal se aperfeiçoar em algo que você nunca irá usar profissionalmente? Parece bobagem, não é mesmo? Mas investir em algo apenas pelo desejo de aprender é prazeroso. Além disso, é uma ótima maneira de crescer desafiando a lógica capitalista.

Então, se você é de humanas, se joga num curso de programação. Agora, se você é de exatas, bora pra umas aulas de artes. É de biológicas? Então se matricule num curso de astronomia. Aprenda a bordar, pintar, fazer malabares. Faça aulas de TI, ou então de massoterapia. Só não pode ser algo voltado para sua profissão atual. Vai saber, quem sabe você não se encontra em outra área de atuação.

15. Realizar algum trabalho artístico

Emendando no assunto anterior, esse é um item muito realizador. Que tal participar da produção de um curta? Ou expor algum quadro seu? Ou então publicar um livro com histórias autorais? Com certeza, qualquer uma dessas opções trará um sentimento de realização muito grande.

Portanto, não perca tempo e comece a trabalhar nisso agora mesmo. E o mais legal é que a grande maioria dos trabalhos artísticos são coletivos: cinema, teatro, circo e até as artes plásticas. Então a chance de você encontrar uma galera legal pra construir junto são altíssima. Ou seja, só vantagens.

16. Ir a uma convenção

Esse é um tópico obrigatório para todo nerd. Uma convenção, ou Con, como é carinhosamente conhecida no nicho, é um evento apoteótico para todo bom nerd. Nesse espaços encontra-se tudo o que mais gostamos: colecionaveis, cosplay e novidades sobre nossas franquias favoritas.

Atualmente existem centenas de Cons espalhadas pelo mundo, não à toa há quem diga que nunca houve um momento melhor para ser nerd. Então é só escolher a mais próxima e se aventurar.

A maior Comic Con do Brasil é a CCXP, mas existem diversas outras. Já fomos em algumas e recomendamos, como é o caso da PerifaCon, PocCon, GibiCon, Bienal de Quadrinhos, Geek City e etc. Mas existem as internacionais também pra quem quer e pode, como a New York Comic Con e a maior de todas a San Diego Comic. Ir a qualquer uma é uma experiência única na vida, mesmo pra quem vai todo ano. Ou seja, você não vai se arrepender.

17. Visitar uma cidade que você sempre quis conhecer

Muita gente gosta de viajar, conhecer novos lugares; mas muita gente ou prefere ficar em casa, ou ir sempre a algum lugar que tem certeza que irá curtir. No entanto, mesmo nesses casos, sempre existe aquela cidade especial que a gente sempre quis conhecer.

Então, vá! Claro, alguns lugares são distantes e algumas viagens são caras. Aí sim é preciso um pouco mais de planejamento. Contudo, o ano está só começando. Ainda tem muito tempo pra se planejar e guardar dinheiro pra realização desse sonho.

O importante é não deixar de cumprir essa resolução. Afinal, a vida é curta e não dá pra deixar sempre pra depois.

18. Descobrir e engajar com conteúdos legais na internet

Passamos tantas horas dos nossos dias na internet, então esse tópico ia acabar entrando. Com o avanço das redes sociais e dos algoritmos, acabamos ficando presos dentro das nossas bolhas e eventualmente consumimos sempre o mesmo conteúdo dos mesmos criadores de sempre.

Uma hora isso fica chato, não é mesmo? Então que tal driblar o algoritmo e descobrir coisas novas? Uma dica é pedir indicações de amigos que possuem gostos diferentes dos seus. Pergunte o que eles estão consumindo, assim você pode descobrir criadores de conteúdo bons e que você desconhecia. Ou então pesquise por assuntos novos e descubra um mundo novo de possibilidades. Outra dica é deslogar das suas contas e acessar os apps para “zerar” o algoritmo.

Quem sabe com essas dicas você não descobre seu novo criador de conteúdo favorito. Aproveita e segue a gente nas nossas redes. Claro que o jabá não poderia faltar.

19. Fazer uma maratona de filmes/séries em casa

Sabe aqueles finais de semana preguiçosos nos quais você só quer ficar deitado no sofá debaixo das cobertas assistindo alguma porcaria enlatada de Hollywood? Bem, qual o problema com isso?

Aproveite o próximo sábado ou domingo chuvoso e arranje a desculpa perfeita para maratonar aquela série que você está enrolando para terminar. Ou então chame o mozão e façam aquela sequência de filmes da sua franquia favorita. E não se esqueça da pipoca e das guloseimas. Quem sabe isso não se torne uma rotina e você consiga convencer o crush a maratonar Naruto?

20. Ouvir um disco antigo e um disco novo

Tá, beleza! Aqui a gente tá roubando com um dois-em-um, mas vale. Sabe aquele disco velho que seu pai tem guardado e que você tinha preconceito? Então, deixe de bobeira e de uma chance. Com certeza lá tem pelo menos uma música boa que você vai gostar.

Agora, não para por aí. Descubra o artista preferido do seu filho, sobrinho ou da criança/adolescente mais próximo e ouça o último álbum. De novo, com certeza vai ter pelo menos uma música legalzinha.

Disso podem sair combinações incríveis e inusitadas. Bib King com Taylor Swift; The Beach Boys com BTS; Frank Sinatra com SZA; Gloria Gaynor com Gloria Groove; Mutantes com Anitta. Isso pode até virar um programa frequente. Quem sabe você não descobre novos gostos pessoais.

21. Praticar um esporte radical

Esse dá medinho, mas pode mudar sua vida e te trazer novas perspectivas. Aqui vale qualquer esporte radical: skate, surf, bungee-jump, saltar de paraquedas, etc. Claro que tudo deve ser feito com responsabilidade e acompanhado por profissionais que sabem o que estão fazendo.

Escolha seu veneno e se joga! O importante é não ficar parado.

22. Participar de um Movimento Social

Isso é importante e urgente demais. Se você é parte da classe trabalhadora, como 99% da população que vive num sistema capitalista, essa tarefa histórica é urgente e necessária.

Se organiza em algum coletivo, movimento social ou até em um partido político. Afinal, só a luta muda a vida para os debaixo e nenhum direito foi cedido de mão beijada, todos foram conquistados com muito suor e luta.

E organizações sérias é o que não falta. MST, MTS, partidos de esquerda, movimento estudantil, movimentos por moradia, associações de moradores, sindicatos, etc. Escolha a luta em que você acha que pode contribuir da melhor forma e se movimente. Só não pode ficar só reclamando na internet, sem arregaçar as mangas.

23. Fazer uma lista de realizações de 2023

Sim, isso mesmo. Em dezembro, faça uma lista de coisas que você realizou em 2023 e você verá o tamanho da sua potencialidade. Esperamos que todos os itens dessa listinha aqui estejam riscados e concluídos.

Além disso, você pode aproveitar e fazer uma nova lista de realização de coisas que quer realizar em 2023. Lembre-se que você é o único representante do seu sonho nessa Terra, então se você não realizá-lo ninguém irá. Essa frase é do Emicida, não é nossa, mas vale o registro.

E aí curtiu nossa lista? Quais itens você não vê a hora de realizar? E quais itens vai acrescentar? Diz aí nos comentários. E bom 2023 pra todos nós!