Conheçam os super-heróis que representam de fato o black power, pois esse é o Top 05 Heróis Negros dos quadrinhos.
Durante muito tempo os quadrinhos foram um lugar onde apenas os meninos brancos se sentiam representados, mas graças aos movimentos sociais, nesse caso os movimentos negros, agora muito mais pessoas podem se sentir incluídos nas páginas dos quadrinhos.
Nós já fizemos um post sobre as maiores heroínas das histórias em quadrinhos. Portanto, agora vamos fazer uma nada singela listinha de heróis e heroínas negras das páginas das HQs. Sem mais delongas vamos a nossa lista.
Lanterna Verde – Jon Stewart
O quarto ser humano a assumir o manto de Lanterna Verde como protetor da Terra, Jon Stewart foi criado pelos brilhantes Dennis O’Neil e Neal Adams, em dezembro de 1971, e (de acordo com a Wikipedia) foi o primeiro super-herói negra da DC.
O personagem é um dos lanternas mais bem desenvolvidos, sendo dito várias vezes que ele é o melhor em criar construtos. Jon Stewart se mostrou um favorito dos fãs ao se tornar um membro fundador da maior equipe da DC na animação Liga da Justiça, onde teve grande destaque.
Pantera Negra
O rei de Wakanda é um dos mais poderosos e ricos dos quadrinhos. T’Challa, a.k.a Pantera Negra, foi criado pelas lendas dos quadrinhos Stan Lee e Jack Kirby, surgindo pela primeira vez na revista The Fantastic Four #52 de julho de 1966.
O herói se tornou querido pelos fãs de todo mundo ao aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel, primeiro em Capitão América: O Soldado Invernal e posteriormente ganhando seu filme solo. Sucesso que se deve em grande medida a atuação do ator Chadwick Boseman, que infelizmente perdemos em 2020.
Raio Negro
O super herói mais estiloso da Era de Bronze dos quadrinhos, surgiu em Black Lightning #1 de abril de 1977. Raio Negro é o alter ego de Jefferson Pierce e foi criado por Tony Isabella e Trevor Von Eeden. Além disso, foi o primeiro herói afro-estadunidense a ter uma série título própria.
Jefferson Pierce usa seus poderes elétricos para proteger os inocentes e combater o racismo, além de tentar cuidar de sua família, que também tem poderes. O personagem ficou mais conhecido do grande público após ganhar uma série homônima na CW, como parte do Arrowverso.
Super Choque
Agora falando de verdade de um queridinho da audiência, Virgil Hawkins, o Super Choque. O personagem é uma criação de Dwayne McDuffie, John Paul Leon e Denys Cowan no ano de 1993 em uma revista própria. Mas sem dúvidas caiu nas graças do público graças a animação de 2000, que para os brasileiros tem cheiro de almoço.
O personagem é emblemático não apenas pela representatividade que traz para as páginas dos quadrinhos, mas por ser parte do panteão da Milestone Comics, um selo de quadrinhos produzidos por negros e para negros, trazendo mais representatividade para o mercado. Agora os fãs clamam por um filme live-action do herói.
Tempestade
Não vamos falar apenas do gênero masculino. Pois, vamos trazer novamente ela, a grande representante dos mutantes, Tempestade. Ororo Munroe surgiu pelas mãos de Len Wein e Dave Cockrum e estreou em maio de 1975 na revista Giant-Size X-Men #1.
De lá pra cá já mostrou que não está pra brincadeira, assumindo o comando dos X-Men e outras equipes mutantes e mesmo chegando ao posto de rainha de Wakanda, logo após casar-se com o já citado Pantera Negra, formando o casal do milênio dos quadrinhos.