Um refresco para nós, os fãs latinos dos quadrinhos. Pois hoje, trazemos um Top 05 Heróis Latinos dos Quadrinhos.
Foi-se o tempo em que histórias em quadrinhos eram um lugar onde apenas os garotos brancos podiam se sentir representados. Ainda temos muito a avançar no quesito representatividade, mas já andamos bastante.
E é justamente para glorificar a beleza da representatividade que fizemos essa lista. Nós já fizemos uma lista falando sobre as 05 maiores heroínas dos quadrinhos e os 05 maiores heróis negros das HQs. Contudo, agora chegou a vez de falarmos sobre todos nós latinos.
Portanto separamos essa singela lista de Top 05 heróis latinos dos quadrinhos. Sem mais delongas vamos à lista.
Renee Montoya
Você pode achar que a detetive de Gotham não seja grande coisa, e talvez você tenha razão se a compararmos com seres como Mulher Maravilha e Superman. Mas, não se enganem Renee Montoya é dura na queda.
Além de combater os criminosos da cidade mais corrupta do Universo DC, Montoya ainda teve de lidar com o preconceito por ser filha de imigrantes vindos da República Dominicana e por ser abertamente lésbica, já desenvolvendo um romance com a Batwoman, Kate Kane. Ou seja, a personagem é um exemplo de representatividade.
Renee Montoya foi criada por Alan Grant, Bruce Timm, Norm Breyfogle, Paul Dini para a clássica série animada do Batman e fez sua estreia nos quadrinhos em Batman #475 (1992). Mas, de lá pra cá, evoluiu muito e se tornando uma queridinha dos fãs, chegando a assumir o manto de Questão.
Mancha Solar
Quando falamos de personagens latinos nos quadrinhos não temos como não falar do mutante brasileiro Roberto da Costa, o Mancha Solar. Apesar de ter um nome genérico e uma história de origem recheada de estereótipos, o personagem é sim importante quando falamos de representatividade.
Mancha Solar foi criado por Chris Claremont e Bob McLeod e estreou em 1982 na revista “Marvel Graphic Novel #4: The New Mutants”. Desde sua criação foi um personagem destaque para as equipes mutantes, sendo fundador dos Novos Mutantes e X-Force, além de já ter se juntado aos Vingadores. O herói também já apareceu algumas vezes em live-action, a última no questionável “Novos Mutantes” (2020) da Fox, onde foi vivido pelo ator brasileiro Henry Zaga.
Jessica Cruz
Jessica Cruz é uma adição recente ao cânone da DC nos quadrinhos, a personagem é uma criação do infame Geoff Johns ao lado de Ethan Van Sciver e estreou em 2014 na revista “Justice League #30”, logo após os eventos da saga Guerra de Darkseid.
A personagem tem ascendência mexicana e hondurenha, e possui uma brilhante história de origem, que trata de temas pesados como depressão e suicídio. Jessica superou todos os seus medos e se tornou uma integrante valorosa da Tropa dos Lanternas Verdes, crescendo rapidamente nas graças do público.
Confira Também: Top 05 Heroínas dos Quadrinhos
Roberto Reyes – Motorista Fantasma
Roberto Reyes é uma criação de Felipe Smith e Tradd Moore na fase All-New, All-Different Marvel, na qual a Casa das Ideias apresentou ao mundo sua nova leva de super heróis. O personagem estreou de fato nos quadrinhos na revista “All-New Ghost Rider #1” em 2014.
Reyes é um estudante de ascendência mexicana que vive em Los Angeles, e divide seus dias em estudar e trabalhar como mecânico automotivo. Até que recebe os poderes do Ghost Rides, se tornando uma espécie de anti-herói.
O personagem representou algumas mudanças significativas na mitologia do Motoqueiro Fantasma. Sendo a mais importante o fato de ele dirigir um carro e não pilotar uma moto. Fato que fez com ficasse conhecido como Motorista Fantasma no Brasil. Apesar das mudanças, ou por causa delas, Reyes caiu no gosto do público, chegando a ganhar uma versão live-action na série Agentes da S.H.I.E.L.D, interpretado pelo ator Gabriel Luna.
Vibro
Cisco Ramon, também conhecido como o herói Vibro, é um conhecido de longa data dos fãs da série The Flash, da CW.
O personagem de origem porto-riquenha é uma criação de Gerry Conway e Chuck Patton em 1984 para a revista “Liga da Justiça Anual #2” e rapidamente se tornou popular, tendo seus poderes e intelecto constantemente elevados pelos roteiristas. Contudo, sofreu com diversos estereótipos raciais, o que acabou esfriando o interesse do público e da editora.
Mas, felizmente o interesse foi resgatado na fase editora da DC chamada de Os Novos 52, quando o personagem ganhou novos poderes e uma dimensão mais realista.
Mas diz aí, curtiu a nossa lista de Heróis Latinos dos Quadrinhos? Sentiu falta de algum super herói latino ou super heroína latina que nos representa bem nos quadrinhos? Então, conta pra gente nos comentários.