Site icon InduTalks

Principais obras de Neil Gaiman por ordem cronológica

Principais obras de Neil Gaiman por ordem cronológica

Sim, sim, caros e caras, brace yourselfs, o textão is coming. Mas vai valer a pena, pois é um textão sobre as Principais obras de Neil Gaiman em ordem cronológica.

Seja você um leitor assíduo de quadrinhos, ou fã casual da nona arte, possivelmente já ouviu falar de Neil Gaiman, afinal trata-se de um dos monstros sagrados das HQs.

Gaiman começou sua carreira como escritor de biografia, mas viu nos quadrinhos uma chance de explorar todo seu potencial criativo. Muito inspirado por Alan Moore, outro mestre dos quadrinhos, o autor britânico veio para os quadrinhos estadunidenses no final dos anos 80, num evento que ficou conhecido como Invasão Britânica nos Quadrinhos.

Leia Também: Principais obras de Alan Moore por ordem cronológica

De lá pra cá Neil Gaiman se estabeleceu como um dos maiores roteiristas de quadrinhos de todos os tempos e publicou diversos romances e livros que foram amplamente adaptados para o cinema e TV. Mas, são tantas obras que é difícil saber exatamente o que ler.

Portanto preparamos essa lista das principais obras do autor em ordem cronológica, separadas por formato para facilitar a divisão.

Biografias

Como dissemos Neil Gaiman começou sua carreira não como roteirista, mas como escrito. Nessa fase o então jornalista britânico escreveu algumas biografias de personalidades famosas. Litamos as principais abaixo.

Duran Duran: The First Four Years of the Fab Five (1984)

Duran Duran: The First Four Years of the Fab Five é um dos primeiros livros publicados de Neil Gaiman. Um item de colecionador raro publicado em 1984 que conta com 123 páginas.

O livro é um trabalho de pesquisa e jornalismo impecável e acompanha os quatro primeiros anos da banda de pop-rock britânica, Duran Duran, do seu nascimento em Birmingham aos primeiros singles, como “Is There Something I Should Know?”.

Contudo, infelizmente a obra esgotou e nunca foi republicada, pelo menos até agora.

Ghastly Beyond Belief (1985)

Aqui um ponto fora da curva. Ghastly Beyond Belief é um livro escrito por Gaiman em parceria com o autor Kim Newman e publicado em 1985, um ano após “Duran Duran: The First Four Years of the Fab Five”, no entanto, não se trata de uma biografia.

Ghastly Beyond Belief é uma coletânea de citação de livros e filmes de ficção-científica, fantasia e terror. Trata-se de um livro raro com poucas edições disponíveis, portanto, como toda raridade, o preço é bem salgado. Mas se você quiser muito, pode comprar pelo link abaixo e ainda ajudar o InduTalk – detalhe: você não paga nada a mais por isso.

Compre pelo link: https://amzn.to/3zpQtak

Não Entre em Pânico: Douglas Adams & O Guia do Mochileiro das Galáxias (1988)

Mais um excelente trabalho jornalístico e de pesquisa de Gaiman. Em “Não Entre em Pânico. Douglas Adams & O Guia do Mochileiro das Galáxias, Neil Gaiman descrever a vida e obra do escritor de ficção-científica Douglas Adams, autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, “Dirk Gently’s Holistic Detective Agency, entre outras obras célebres da cultura pop.

Gaiman consegue revelar a verdadeira natureza de Adams em uma escrita fluída e divertida. As 252 páginas demonstram como a vida pessoal de Douglas Adams influenciou suas obras. Leitura obrigatória para todo nerd de carterinha, afinal trata-se de Neil Gaiman e Douglas Adams na mesma obra.

Compre pelo link: https://amzn.to/3kqOqhR

Faça Boa Arte (2013)

Outro livro que não é biografia, mas encaixamos nessa seção por ser um livro de não-ficção. Faça Boa Arte é uma adaptação de um discurso que o próprio Neil Gaiman realizou em 2012 na University of the Arts na Filadélfia. Discurso célebre que se tornou famoso por dois conselhos chave: criem suas próprias regras” e “cometam erros”.

O discurso completo está disponível legendado e na íntegra no Youtube.

Um ano mais tarde Gaiman se uniu ao renomado designer gráfico Chip Kidd para adaptar esse discurso. Recursos gráficos e a metalinguagem que expressa o poder da criatividade nas mais diversas áreas da vida. É uma obra interessante para conhecer o processo de Neil Gaiman.

Compre pelo link: https://amzn.to/3hTJCzM

Histórias em Quadrinhos

Logo após algum sucesso com seus livros Gaiman decidiu, muito inspirado por Alan Moore, tentar carreira nos quadrinhos. Primeiramente trabalhando nas editoras inglesas, onde começou com trabalhos menores, até ser reconhecido e ter sua grande chance na DC, no final da década de 80. Na editora estadunidense Gaiman pode escrever histórias brilhantes e gravou seu nome em definitivo na história das histórias em quadrinho.

Violent Cases (1987)

Violent Cases é uma graphic novel escrita por Neil Gaiman e desenhada Dave McKean – ilustrador que repetiria a parceria com Gaiman mais de uma vez. A HQ foi originalmente publicada em 1987 em diversas edições pela revista inglesa Escape Books, mais tarde a obra seria compilada num volume único, a versão atual.

A história acompanha um homem simples, que relembra um caso de sua infância distante. Aos quatro anos, ele teve o braço machucado em um acidente doméstico e foi levado a um osteopata, que contou histórias sobre gângsteres, Al Capone e “estojos de violência” (referência as maletas usadas pelos gangters para guardar suas armas).

De acordo com site Universo HQ: Violent Cases é resultado da pretensão comovente de dois apaixonadas por quadrinhos dispostos a começar a produzir e mostrar para o mundo por que esses desenhos e palavras são tão fascinantes“. Ou seja leitura super indicada para quem quer conferir a estreia de Neil Gaiman nos quadrinhos.

No Brasil publicação fica por conta da Editora Aleph, que faz um trabalho impecável trazendo inclusive muito material extra.

Compre pelo link: https://amzn.to/3AtdI4A

Sinal e Ruído (1989)

Um trabalho menos conhecido de Neil Gaiman, Sinal e Ruído é uma história em quadrinhos publicada orginalmente em capítulos na revista inglesa The Face entre 1989 e 1992. Mas mais tarde a obra foi compilar num volume único e lançada em formato de graphic novel.

É uma HQ grandiosa, tanto no aspecto gráfico, graças aos traços de Dave McKean – que repete a dobradinha com Gaiman – quanto no roteiro. A história acompanha um diretor de cinema com pouco tempo de vida que escreve um roteiro para um filme que se passaria no ano 999 d.C e mostraria os habitantes de um vilarejo aguardando a virada do milênio à meia-noie e com ela o fim do mundo. Contudo tal filme jamais seria produzido.

É uma verdadeira mostra de todo potencial criativo de Neil Gaiman para criar universos, personagens e enredos. Além disso, é uma obra que irá surpreender até mesmo os fãs mais apaixonados por Neil Gaiman.

Compre pelo link: https://amzn.to/2XDiRZN

Miracleman (Marvelman) (1989)

Sim, nós invertemos um pouco a ordem, mas é para organizar por editora. Isso porque antes de embarcar nas editoras mainstream, Neil Gaiman trabalhou em Marvelman, ou Miraclamen, em 1989.

A tarefa era difícil, continuar as histórias escritas por Alan Moore em meados dos anos 80. Nessa HQ Moore reinventa o personagem Marvel, cópia descarada de Capitão Marvel, dando novas origens em histórias complexas, maduras e recheadas de questionamentos políticos, filosóficos e excistenciais.

Porém se alguém estava a altura dessa missão era Neil Gaiman, que não só conseguiu manter o patamar elevado como expandiu a mitologia do personagem.

Compre pelo link: https://amzn.to/3kzrkFG

Orquídea Negra (1988 – 1989)

Após fazer sucesso com os quadrinhos britânicos, Giaman consegue sua “grande chance” nos quadrinhos estadunidenses. Ele é convocado por Karen Berger, editora da DC, e Jenette Kahn, editora-chefe da DC na época, para trabalhar com personagens menos conhecidos da DC. O roteirista foi trazido aos quadrinhos mainstream dos EUA junto com outros autores do Reino Unido, num movimento que ficou conhecido como Invasão Britânica nos Quadrinhos. Falamos mais sobre isso aqui.

Na DC Gaiman pode escolher algum personagem menos conhecido para recriar ao seu próprio estilo. A princípio o roteirista escolheu a Orquídea Negra, uma heroína bem underground. Ele escreveu então um arco reimaginando a personagem numa pegada mais madura e contemporanea. História que foi coroada com as belas artes de Dave McKean, sim de novo ele.

O resultado foi tão positivo e agradou tanto os editores, que eles decidiram lançar em versão de luxo como a grande obra de Gaiman para a DC.

Compre pelo Link: https://amzn.to/3CuICKs

Sandman (1989 – 1986)

Orquídea Negra deveria ser a grande obra-prima de Neil Gaiman pela DC, porém a editora ainda precisava introduzir o roteirista novato para o grande público. Então Karen Berger incumbiu Gaiman de outra missão, recirar um personagem lado B ou lado C da DC em uma roupagem mais moderna, semelhante ao que ele havia feito com Orquídea Negra. Uma tarefa apenas para começar os trabalhos.

Neil Gaiman então escolheu o Sandman, personagem criado por Jack Kirby em sua curta passagem pela DC. Contudo o roteirista britânio se inspirou vagamente no personagem clássico, usando apenas o nome, e criou um personagem novo com uma mitologia toda própria.

O resultado foi um sucesso absoluto de crítica e de vendas, que rapidamente elevou a carreira de Gaiman a outro patamar. A obra ajudou a revolucionar os quadrinhos. O que era para ser apenas um trabalho inicial de Neil Gaiman para os quadrinhos mainstream acabou se tornando sua grande obra-prima e uma referência até os dias de hoje.

Compre pelo Link: https://amzn.to/3ERbkHB

Os Livros da Magia (1990 – 1991)

Pouco após seus sucessos repetidos com Orquídea Negra e Sandaman, a DC encarregou Neil Gaiman de criar a revista em quadrinhos “Os Livros da Magia”. A história acompanha o jovem Tim Hunter, de apenas 13, que não acredita em nada sobrenatural ou mágico. Contudo ele rapidamente mudará de ideia após de descobri não só que a magia é real, como também que ele próprio está envolvido em tramas mágicas mirabolantes.

Neil Gaiman escreveu a primeira minissérie da história, composta por quatro edições, que mais tarde foram compiladas em uma graphic novel. É uma bela expansão ao universo mágico da DC. Comparações ao universo de Harry Potter, são constantes e até certa medida inevitáveis atualmente, porém devemos lembrar que a J. K. Rowling só lançaria o primeiro livro de Harry Potter em 1998.

Compre pelo link: https://amzn.to/3AJeA4Y

A Cruzada das Crianças (1993 – 1994)

Em 1993 Neil Gaiman escreveu um história em duas partes chama “A Cruzada das Crianças”. Na história Charles Rowland e Edwin Paine, os Garotos Detetives Mortos, investigam o misterioso desaparecimento de diversas crianças no povoado de Flaxdown. Eles então descobrem que os desaperecidos estão sendo levado para o “País Livre”, uma terra onde as crianças não envelhecem e estão “livres de abuso e tirania dos adultos”. Porém o que parecida o paraíso prontamente se torna insustentével e as crianças precisam ser resgatadas.

A história escrita entre 1993 e 1994 é considerada o primeiro crossover do selo Vertigo. E reune diversos personagens da DC, como Orquídea Negra, Homem Animal, Monstro do Pântano, Patrulha do Destino e os personagens de Os Livros da Magia. Uma HQ meio cult, bem difícil de encontrar em português, mas disponibilizamos o link da versão original em inglês para os colecionadores mais fanáticos.

Compre pelo link: https://amzn.to/39HlQCV

A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch (1994)

Em 1994 Neil Gaiman repete a parceira com Dave McKean em A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch, história em quadrinhos publicada originalmente pela Gollancz, uma grand editora inglesa.

Mr. Punch é uma tradicional peça de teatro inglesa com fantoches, que nessa HQ é adaptada de maneira única e misturada a memórias de infância do protagonista, que é ao mesmo tempo o narrador da história. É uma fábula sobvre o fim da infância, e da passagem para a vida adulta.

Compre pelo link: https://amzn.to/3AwAtEx

A Paixão de Arlequim (2002)

Nessa bela história de 2002, Neil Gaiman mistura fantasia e amor para adaptar uma clássica história de Commedia Dell’Arte (estilo de teatro) italiana, sobre um palhaço arlequim. A história transporta os personagens da era renascentista para o mundo moderno com muito elegância e uma beleza sutil, que é coroada pelos traços únicos do desenhista John Bolton.

Apesar de ser uma releitura de uma époco distante, o obra consegue trazer contexto suficiente para que mesmo quem não está familiarizado com o teatro consiga entender e se emocionar. No Brasil a publicação ficou por conta da editora Conrad.

Compre pelo link: https://amzn.to/3ulTyal

Marvel 1602 (2003 – 2004)

Não foi só na DC que o roteirista fez sucesso, Neil Gaiman também escreveu algumas histórias para a Marvel. Su entrada na Casa das Ideias se deu oficialmente em 2003 na minissérie Marvel 1602. A proposta dessa história em quadrinhos parece simples, mas é engenhosa: reinventar os principais personagens da editora como Homem-Aranha, X-Men e o Quarteto Fantástico, para o período da Ingletarre renascentista.

Mais do que apenas uniformes alternativos, essa realidade inventada por Gaiman brinca com acontecimentos reais e nos apresenta histórias realmente surpreendes que flertam com a literatura clássica.

Compre pelo link: https://amzn.to/3i084j7

Criaturas da Noite (2004)

Criaturas da Noite é uma graphic novel de 2004 que adapta dois contos escritos por Neil Gaiman “O Preço” e A Filha das Corujas”. As artes ficam por conta de Michael Zulli. A publicação original foi feita pela Dark Horse, enquanto que no Brasil a publicação ficou por conta da Editora Pixel.

Compre pelo link: https://amzn.to/3lK1RsG

Eternos (2007)

De volta para a Marvel em 2007, Gaiman reformulou a equipe Eternos, personagens criados por Jack Kirby nos anos 70. O trabalho, que conta com arte de John Romita Jr., é uma abordagem refrescante para a equipe, a história serve tanto de continuação, quanto de homenagem a fase de Kirby.

Compre pelo link: https://amzn.to/3lVELzA

Mistérios Divinos (2007)

Ainda em 2007, Neil Gaiman teve seu conto Mistérios de Assassinatoadapatado para o formato de quadrinhos pelas mãos do talentosíssimo quadrinista P. Craig Russell. A adaptação e os desenhos são de Russel, porém colocamos aqui nessa lista, pois o roteiro original é de Gaiman.

Na história acompanhamos um homem que a princípio é uma pessoa comum, mas que tem uma história para contar, uma história sobre o início dos tempos, quando o mundo ainda era um traçado aos olhos de Deus.

Compre pelo link: https://amzn.to/39L6ygj

Como falar com Garotas em Festas (2010)

Como falar com garotas em festas foi primeiramente um conto escrito por Neil Gaiman, que conta a história de um rapaz não muito popular que é convidado para uma festa. Porém além de ele não conseguir falar com as garotas na festa, ele ainda terá de enfrentar problemas espaciais que só poderiam ter saído da mente mirabolante de Gaiman.

A trama foi adaptada para quadrinhos pelos brilhantes irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, que já conquistaram um Prêmio Jabuti pela adaptação em quadrinhos de “O alienista”, de Machado de Assis.

Compre pelo link: https://amzn.to/3v6B7Hh

Batman: O Que Aconteceu Ao Cavaleiro Das Trevas? (2013)

Em 2013 a DC encarregou Neil Gaiman de escrever uma história para o Batman que fizesse referência a célebra história O Que Aconteceu ao Homem de Aço, de Alan Moore. O roteirista escreveu então “O Que Aconteceu Ao Cavaleiro Das Trevas?”, uma história em duas partes que mostra o fim do cruzado encapuzado de Gotham City pela visão de seus aliados e amigos mais próximos.

No Brasil a Panini lançou essa história em um encadernado capa dura, que conta ainda com as hsitórias Um mundo em preto e branco“, “Quando” é uma porta. A origem secreta do Charada…“, ambas de Neil Gaiman, e ainda Pavana” e Pecados originais“.

Compre pelo link: https://amzn.to/39LWq6U

The Sandman: Overture (2013)

Também em 2013, Neil Gaiman lança The Sandman: Overture, uma minissérie que serve de prequel para as histórias originais de Sandman. A série foi escrita por Gaiman e desenhada por J.H. Williams III. A HG publicada originalmente e contou com seis edições, que posteriormente foram compiladas em uma edição deluxe.

Compre pelo link: https://amzn.to/2Y0CY4j

Origens Secretas – Os Maiores Vilões de Gotham (2016)

Um mimo para os fãs brasileiros. Em 2016 a Panini lançou esse quadrinho que é uma coletânea de várias histórias breves que narram as origens dos vilões de Gotham, como o Duas-Caras, o Charada, o Pinguim e outros.

Neil Gaiman assina quatro roteiros presentes nessa verdadeira antologia de vilões do Batman.

Compre pelo link: https://amzn.to/2WlmMK1

Biblioteca Gaiman – Volume 1

Em 2021 a Editora Intrínseca lançou uma coleção chamada Biblioteca Neil Gaiman, uma coletânea de contos escritos por Gaiman, adaptados para o formato de quadrinhos em parceria com grandes quadrinistas.

O primeiro volume conta com cinco histórias: As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, com artes de Shane Oakley; Criaturas da noite, com artes de Michael Zulli, Mistérios divinos, com desenhos de P. Craig Russell; A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch, com artes de Michael Zulli; A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch, com artes de Michael Zulli; e Arlequim apaixonado que conta com os traços e cores de  John Bolton.

Compre pelo link: https://amzn.to/3CZhKm9

Romances

Mas não foi apenas no mundo dos quadrinhos que Neil Gaiman mostrou todo seu potencial. O autor também escreveu diversos romances, com temáticas tão peculiares e personagens tão excêntricos que os de seus quadrinhos. Todos são sucesso de críticas e alguns ficaram tão famosos que foram adaptados para as telonas ou telinhas.

Belas Maldições (1990)

Um anjo que já foi guardião do Jardim do Éden e hoje vende livros antigos, um demônio que originalmente foi a serpente que tentou Eva, uma criança aparentemente normal que pode ser o anticristo e o Juízo Final. Esses são os elementos de uma história tão bizarra quanto genial, escrita por Neil Gaiman em parceria com Terry Pratchett.

A trama de Good Omens acompanha o anjo Aziraphale e o demônio Crowley, que se acostumaram tão bem a vida na Terra com os humanos, que farão de tudo para impedir o Apocalipse. É uma história divertida, cheia de humor ácido e inteligente. E como toda boa obra de Gaiman foi adaptada, nesse caso em formato de série pela Amazon Prime Video em parceria com a BBC.

Compre pelo link: https://amzn.to/3lzkP6v

Lugar Nenhum (1997)

Em Lugar Nenhum, Neil Gaiman mostra porque é um gênio e pode se dar bem escrevendo para qualquer meio. Isso porque nessa obra o autor inglês segue o caminho contrário do habitual, primeiro ele escreveu o piloto de uma série para a BBC, só depois a história virou livro.

A história a princípio é bem simples, mas prende pela excelente escrita de Gaiman. Em Lugar Nenhum, um homem comum chamada Richard Mayhew tem sua vida virada de cabeça pra baixo, mas mal tem tempo de assimilar tudo e tem que lidar com a descoberta da Londres de Baixo, uma cidade subterrânea em que personagens e cenários mirabolantes fazem com que a Londres de Cima pareça uma mera paisagem cinza.

Compre pelo link: https://amzn.to/3iY2Tk5

O Mistério da Estrela: Stardust (1998)

O Mistério da Estrela: Stardust é descrito como sendo a obra com tom e estilo mais diferentes de Neil Gaiman. Sendo considerada como uma obra que segue a tradição pré-Tolkien de fantasia inglesa.

A história acompanha o jovem Tristran que ama a mais bela jovem do vilarejo Muralha e para se casa com ela promete buscar uma estrela cadente que ambos viram cair do céu. Para cumprir a promessa Tristan enfrentará os maiores perigos e conhecerá Terras Mágicas e criaturas lendárias.

Compre pelo link: https://amzn.to/3oXbLuc

Deuses Americanos (2001)

Em 2001 Neil Gaiman publicou o que seria um de seus romances de maior sucesso. Deuses Americanos reúne mitologia antiga com uma road trip pelos Estados Unidos , fantasia e mistério. Ou seja, tudo o que Neil Gaiman sabe fazer de melhor.

A história acompanha o ex-presidiário Shadow Moon, que após sair da cadeia e descobrir que sua esposa faleceu num acidente de carro, começa a trabalhar para o enigmático Sr. Wednesday e embarca em uma viagem turbulenta pelos EUA. Nesse cenário Shadow Moon encontra com os deuses antigos e novos (Televisão, Dinheiro, Drogas), que estão se preparando para uma guerra sem precedentes contra o esquecimento.

É uma viagem mitológica, mas que revela mais sobre a humanidade do que necessariamente sobre os deuses. Isso sob o olhar único do autor inglês. A obra fez tanto sucesso que foi adaptada para uma série de TV pelo canal Straz, com roteiros do próprio Neil Gaiman.

Compre pelo link: https://amzn.to/3j3ipey

Coraline (2002)

Com certeza você já se assustou com os medonhos olhos de botões do filme Coraline e o Mundo Secreto, mas o que talvez você não saiba é que o filme é baseado em um livro de Neil Gaiman. Isso mesmo o autor britânico publicou a história de Coraline em 2002.

Na trama a pequena Coraline se sente entediada em sua nova casa, até que encontra um portal para uma realidade aparentemente perfeita, mas que se mostrará medonha e perigosa. Então a garotinha deve dar um jeito de escapar e salvar sua família. A obra é tão boa que foi comparada a “Alice no País das Maravilhas” por sua sutileza e estranheza, além de receber vários prêmios, como os prêmios Hugo e Nebula Award de melhor novela de 2002 e o Bram Stoker Award de melhor trabalho de novos escritores de 2002..

Compre pelo link: https://amzn.to/3FM2H15

Os Filhos de Anansi (2005)

Para aqueles que pensam que só há histórias boas para serem contadas nas mitologias nórdicas ou europeias é recomendado ler essa obra de Neil Gaiman. Aqui o autor mergulha fundo na mitologia africana em uma trama bem humorada que mistura fantasia, relacionamentos familiares e aves malignas, prendendo o leitor até a última página.

A trama de Os Filhos de Anansi acompanha o simples londrino Charlie Nancy, que tem de viajar até a Flórida para o velório de seu pai, com quem não fala há vinte anos. Porém nessa viagem Charlie acaba descobrindo que seu pai era um deus e que ele possui um irmão. Agora sua vida irá ficar muito mais interessante e muito mais perigosa.

Compre pelo link: https://amzn.to/30q561w

EntreMundos (2007)

Em 2007 Gaiman, ao lado do premiada roteirista Michael Reaves, escreve o primeiro volume de uma trilogia de ficção científica. EntreMundos acompanha o jovem Joey Harker, que descobre ser um Andador (ou Andarilho), alguém com a capacidade de viajar entre dimensões paralelas. Enquanto tenta entender seus “poderes” o garoto se une a versões suas de outras dimensões em uma grande aventura envolvendo ciência e magia para garantir a paz em diversos universos.

A princípio seria uma série de televisão, mas os autores não conseguiram vender para nenhum canal, então adaptaram os roteiros para o formate de livro.

Compre pelo link: https://amzn.to/3AF9iHc

O Livro do Cemitério (2008)

Em O Livro do Cemitério de 2008, Neil Gaiman narra a história de um bebê que vê sua família ser morta por um estranho, mas por sorte consegue escapar de seu berço e fugir. O bebê então chega em um cemitério, onde é adotado pelo habitantes, fantasmas e espíritos de outras épocas, que o batizam com o nome de Ninguém Ownes.

É um começo meio mórbido e macabro, um tanto diferente das outras obras do autor. Porém Neil Gaiman mais uma vez consegue criar um mundo fantástico, com personagens cativantes e, por mais que sejam fantasmas, os companheiro de Ninguém são cheios de vida e alegria. Não à toa o livro figurou na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times por mais de 50 semanas e recebeu diversos prêmios. Entre eles, a Medalha Newbery (2009), o Prêmio Hugo de Melhor Romance (2009), o Locus Award de Melhor Romance Juvenil (2009) e a Medalha Carnegie (2010).

Compre pelo link: https://amzn.to/3jjJwCb

O Oceano no Fim do Caminho (2013)

Em 2013, Gaiman se utiliza de muitos eventos de seu passado e de personagens já citados em outras obras para escrever O Oceano no Fim do Caminho. Na trama um homem de meio idade retorna à casa onde passou sua infância e recorda do seu passado. Lá há quarenta anos um homem roubou o carro de seu pai e se suicidou no banco traseiro. Esse evento despertou uma magia sinistra que ameaçava a família. Cabia a ele e sua pequena amiga, Leslie, de 11 anos, deter o mal que despertera.

A obra é publicada no Brasil pela editora Intrínseca, que descreve a história como “uma fábula emocionante, assustadora e melancólica” e “um raro entendimento daquilo que nos torna humanos“. Por essas e outras razões esse é mais um livro de Neil Gaiman que se tornou premiadíssimo no mundo todo. Haviam planos para a produção de um filme baseado na obra, porém desde 2013 não temos mais notícias.

Um fato interessante sobre essa obra é que a trama foi inspirada em algo que realmente aconteceu com o autor, o pai de Neil Gaiman teve seu carro roubado enquanto o autor era criança e o ladrão se suicidou o banco de trás. Além disso, Gaiman dedicou o livro à sua esposa, que segundo ele “não gosta muito de fantasia”.

Compre pelo link: https://amzn.to/3C29RMp

Sonho de Prata (2013)

Em Sonho de Prata, de 2013, Neil Gaiman continua a história de Joey Harker começada em 2007 com EntreMundos. Agora, Joey já encontrou seu lugar como Andarilho , um agente da EntreMundos, organização responsável por preservar a paz nos muitos universos e dimensões. Aliado a Joeys de diferentes Terras paralelas, o jovem precisa impedir que as forças rivais, ligadas à magia e à ciência, dominem todas as terras conhecidas do Altiverso.

O livro foi produzido a seis mãos, por Michael Reaves, Mallory Reaves e pelo próprio Gaiman. É um sequência instigante de uma das mais eletrizantes histórias de Gaiman. No Brasil o livro é vendido pela editora Rocco.

Compre pelo link: https://amzn.to/3m2gf0N

Mitologia Nórdica (2017)

Neil Gaiman sempre foi fascinado por mitologias, da grega à egípcia, isso fica evidente em toda sua produção. Porém a mitologia nórdica sempre teve um lugar especial em suas obras, vide Sandman e Deuses Americanos. Então nada mais óbvio do que ele escrever um livro sobre mitologia nórdica.

E foi o que o autor fez. Em 2017 ele publicou um livro intitulado Mitologia Nórdica, composto por 15 contos que narram as histórias do deuses e seres místicos dessa vasta mitologia. É uma verdadeira jornada pela visão de mundo nórdica, indo desde as origens do universo até o Ragnarok, o fim dos tempos.

O livro é distribuído no Brasil pela editora Intrínseca, que descreve a obra como “o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.

Compre pelo link: https://amzn.to/3nf3aR5

Livros de Contos

Neil Gaiman também escreveu muitos contos e histórias curtas. Várias delas foram compiladas em livros de contos, infelizmente alguns não foram traduzidos para o português. Abaixo a seleção dos principais.

Angels and Visitations: A Miscellany (1993)

Angels and Visitations: A Miscellany é uma antologia de contos de ficção e não-ficção escritos por Neil Gaiman. A obra foi publicada pela pela primeira em 1993 nos Estados Unidos pela editora DreamHaven Books. Ao todo são 22 contos que contam com ilustrações de Steve Bissette, Randy Broecker, Dave McKean, P. Craig Russell, Jill Carla Schwarz, Bill Sienkiewicz, Charles Vess e Michael Zulli.

É uma verdadeira peça de colecionador, ou seja, é bem difícil de encontrar. E, infelizmente, não sabemos de nenhuma edição em português, pelo menos até o momento.

Fumaça e Espelhos (1998)

Fumaça e Espelhos é outra antologia de contos publicados por Neil Gaiman. Assim como ocorrer com a primeira antologia, os contos contidos aqui são compilados de histórias que Gaiman já havia publicado em outras publicações. Ao todo são 31 contos que surpreendem pela variedade temática e surpreendem o leitor já nas primeiras linhas, e mesmo assim ainda guardam surpresas e reviravoltas posteriores.

Essa também é uma peça rara e até tem edição em português, mas você precisará desbravar as prateleiras de sebos para encontrar a sua.

Coisas Frágeis (2006)

Neil Gaiman já provou mais de uma vez que é um autor versátil e em Coisas Frágeis, de 2016, ele prova mais uma vez essa versatilidade. O livro é um compilado de nove contos que transitam nos mais diversos gêneros e temas, desde ficção científica até investigação, passando pela fantasia e até pelo suspense. Mas todos compartilham um traço em comum: são boas histórias que só poderiam ter saído da mente de Gaiman.

Os contos que compõe o livro são: Um Estudo em Esmeralda, A Vez de Outubro, Lembranças e Tesouros, Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch, Golias, Como Conversar com Garotas em Festa, O Pássaro-do-Sol e O Monarca do Vale.

Compre pelo link: https://amzn.to/3C4ZWWr

M is for Magic (2007)

M is for Magic é uma coletânea de 11 contos escritos por Neil Gaiman para leitores mais jovens. É uma boa introdução da escrita de Neil Gaiman para audiências menos maduras, digamos assim.

Todos os contos são republicações de outras histórias presentes na demais antologias publicadas pelo britânico, com exceção de “The Witch’s Headstone” (Lápide da Bruxa em tradução livre), que é um trecho de O Livro do Cemitério. Infelizmente ainda não temos uma edição em português do livro, mas você pode adquirir a versão em inglês e conferir a escrita original de Neil Gaiman.

Compre pelo link: https://amzn.to/2ZbBBjq

Who Killed Amanda Palmer: A Collection of Photographic Evidence (2009)

Em setembro de 2008 a cantora Amanda Palmer vocalista e pianista da banda The Dresden Dolls, lançou seu primeiro álbum solo intitulado Who Killed Amanda Palmer“. Para celebrar o lançamento a cantora lançou um livro de foto evidências sobre quem mandou matar Amanda Palmer.

E agora você provavelmente deve estar se perguntando: e o que isso tem a ver com Neil Gaiman? Simples. O inglês histórias curtas que acompanham todas as fotos. Uma combinação deveras única e explosiva. No entanto é bem raro de encontrar, especialmente em português.

Coisas Frágeis 2 (2010)

Coisas Frágeis 2 é mais uma prova da versatilidade incrível de Neil Gaiman. Nessa coletânea o britânico escreve desde poemas inspirados em contos de fadas, contos baseados em pesadelos que o autor teve e até reimagina um livro da Bíblia.

Alguns consideram um tanto mais sombrio que a primeira parte, porém todos concordam que Neil Gaiman consegue mais uma vez entregar histórias fascinantes e tramas cativantes.

Compre pelo link: https://amzn.to/3js2Ptf

Alerta de Risco (2015)

Em 2015 Neil Gaiman publica o livro de contos Alerta de Risco. Nessa antologia Gaiman escreve contos originais e alguns inspirados em grandes personagens da cultura pop, tais como Sherlock Holmes, Doctor Who e A Bela Adormecida.

É uma mistura que apenas Neil Gaiman conseguiria conceber e que brincam com os gêneros, indo do terror sobrenatural a ficção cientifica. No Brasil a venda fica por conta da editora Intrínseca, que descreve a obra como “um tesouro que conquista a mente e agita o coração do leitor.

Compre pelo link: https://amzn.to/3jrKb4R

A Verdade é uma Caverna Nas Montanhas Negras (2015)

A Verdade é uma Caverna Nas Montanhas Negras é um dos projetos mais inovadores de Neil Gaiman. Talvez nem tanto pela história, que num primeiro momento pode até parecer simples, contudo conforme o leitor se aprofunda na leitura começa a refletir sobre a própria natureza humana e até onde as pessoas estão dispostas a ir para alcançar seus desejos mais profundos.

Mas o grande trunfo da obra talvez seja seu formato. Isso porque o livro é um colaboração entre Neil Gaiman e o célebre artista Eddie Campbell. A combinação do talentos dos dois artista resulta numa obra que transita entre o livro ilustrado e a graphic novel, desafiando os limites da duas formas.

Além disso, a história deu origem a uma performance encenada no Sydney Opera House e no Carnegie Hall, na qual o próprio Gaiman faz a leitura do conto, acompanhado pelo Quarteto de Cordas FourPlay, enquanto as ilustrações de Campbell são projetadas ao fundo. Uma performance para inebriar todos os sentidos.

Compre pelo link: https://amzn.to/3b0cMJR

Livros Infantis

Muitas das obras de Neil Gaiman giram em torno de temáticas mágicas e personagens espalhafatosos em mundos de sonhos. Então faria sentido que o autor publicasse livros infantis certo? E foi exatamente isso que o britânico fez. Abaixo você confere os principais livros infantis de Neil Gaiman.

O Dia Em Que Troquei Meu Pai Por Dois Peixinhos Dourados (1997)

Todo mundo já passou pela frustração de querer muito algo durante a infância e não receber. Mas até que ponto você estaria disposto a ir para conseguir esse item tão desejado? O protagonista do primeiro livro infantil de Neil Gaiman estava disposto a trocar o próprio pai para conseguir seu tão sonhados dois peixinhos dourados.

É uma história inusitada, como toda boa obra de Gaiman, recheada de humor e ironia, desde o título e que com certeza irá agradar as crianças de 9 a 99 anos. E o melhor, o livro conta com ilustrações do brilhante Dave McKean.

Compre pelo link: https://amzn.to/3B6fqIq

Os Lobos Dentro das Paredes (2003)

Depois de Coralina, Neil Gaiman nos traz a história de Lucy, uma garotinha que tem certeza que pode escutar lobos vivendo nas paredes de sua casa. Só tem um problema, sua família não acredita nela. Pelo menos até os lobos saírem das paredes.

É uma obra característica de Gaiman, macabra, bizarra, mas também emocionante e bem humorada. E tudo isso é coroado pela arte de Dave McKean, que repete a parceria com o escritor.

Compre pelo link: https://amzn.to/3B6fqIq

Odd e os Gigantes de Gelo (2005)

Odd e os Gigantes de Gelo é mais uma história épica de fantasia escrita por Neil Gaiman. A trama é empolgante e cheia de magia.

O livro acompanha a história de Odd, que vive em um vilarejo na antiga Noruega. O jovem Odd perdeu o pai em uma incursão marítima e agora precisa cuidar dos valiosos pôneis da família.

Compre pelo link: https://amzn.to/3lZNy4C

O Alfabeto Perigoso (2008)

Uma ótima introdução de Neil Gaiman para as crianças. Em O Alfabeto Perigoso, duas crianças acompanhadas de sua gazela de estimação entram no mundo subterrâneo, onde habitam monstros e seres estranhos. Elas então fazem um viagem arriscada pelas letras do alfabeto.

Pode parecer uma historia bobinha, mas mesmo nessa trama simples e didática Neil Gaiman consegue colocar seus traços característicos, fantasia e aventura. Ou seja, é um livro infantil, mas que pode divertir até os leitores mais maduros.

Compre pelo link: https://amzn.to/3E1m1WE

Menina Iluminada (2009)

Menina Iluminada, publicado originalmente em 2009, é uma viagem poética fantástica sobre a jornada de uma menina, a menina iluminada, do seu nascimento até seu amadurecimento.

Neil Gaiman escreveu esse livro em homenagem a uma amiga que estava grávida. A obra conta com ilustrações do artista Charles Vess e figurou entre a lista dos mais vendidos do The New York Times.

Cabelo Doido (2009)

Neil Gaiman não cansa de surpreender e provar que consegue criar boas histórias independente do gênero e da classificação indicativa. Em Cabelo Doido, o autor cria um mundo mágico repleto de perigos e diversões. Tudo isso dentro de uma cabeleira trançada e cheia de caminhos.

O livro é todo rimada e voltado para o público infantil. A obra conta ainda com ilustrações de Dave McKean.

Compre pelo link: https://amzn.to/3vzVnBc

Instruções: Tudo Que Você Precisa Saber Durante Sua Jornada (2010)

Instruções: Tudo Que Você Precisa Saber Durante Sua Jornada é um livro bem curtinho, mas nem por isso menos fantástico, escrito por Neil Gaiman. É praticamente um guia de viagem de boas maneiras, que explora o universo da histórias infantis. Uma obra repleta de simbolismos que encanta o público infantil, mas que também tem muitas coisas a ensinar para os adultos.

O ilustrador Charles Vess é o responsável pelas ilustrações do livro, colaborando em mais uma dobradinha com Neil Gaiman.

Compre pelo link: https://amzn.to/3C4YXpu

O Dia de Chu (2010)

Chu é um filho de panda comum, exceto por seus óculos amarelos e sua camiseta verde. Acontece que Chu é muito alérgico e quando ele espira coisas ruins podem acontecer, por isso seus pais estão sempre preocupados. Mas que coisas ruins são essas? É isso que Neil Gaiman nos conta em O Dia de Chu.

Nesse livro, que conta com ilustrações  ultracoloridas de Adam Rex, Gaiman mostra que sabe falar a língua dos pequeninos, mantendo um quê de provocação que suas histórias sempre carregam.

Compre pelo link: https://amzn.to/3B7SNDD

Felizmente, O Leite (2013)

Mamãe saiu para trabalhar e deixou papai cuidando das crianças. Mas, ei, o leite acabou. Então papai precisa sair e comprar mais. Parece uma história bobinha e enfadonha, certo? Pois bem, nas mãos de Neil Gaiman essa história cotidiana vira uma viagem insana com direito a discos voadores, um deus vulcão, pirata, vampiros, paradoxos absurdos e muita ação.

É uma história voltada para crianças, mas com potencial para entreter o público de todas as idades. Os desenhos de Skottie Young só engrandecem a obra, refinando seu bom-humor e seu caráter absurdo.

No Brasil, Felizmente, o Leite é vendido pela editora Rocco, que descreve a obra como: “é Neil Gaiman no seu melhor estado e um deleite para os fãs de todas as idades.

Compre pelo link: https://amzn.to/3vIs1AM

O Primeiro Dia de Chu na Escola (2013)

Em 2013, Neil Gaiman revisita Chu, três anos após a publicação do primeiro livro. Dessa vez o filhote de panda mais fofinho da literatura está prestes a enfrentar seu primeiro dia na escola. E as perguntas que passam em sua cabeça são as mesmas que passam na cabeça de toda criança em seu primeiro dia de aula: “o que será que vai acontecer?”, “será que seus colegas vão gostar dele?“, entre outras.

É uma história singeleza e com alto poder de empatia, com a qual as crianças de todas as idades podem se relacionar. Adam Rex também retorna com suas imagens coloridas para completar a história.

Compre pelo link: https://amzn.to/3GmpktF

João e Maria (2014)

Você conhece a história de João e Maria, porém essa não é a versão de conto de fadas da história. Neil Gaiman narra o conto original composto pelos irmãos Grimm. O autor britânico não reinventa a história, portanto os leitores que criarem expectativas de algum plot a lá Gaiman pode se decepcionar. Porém mesmo mantendo fidelidade ao conto original, Gaiman consegue colocar sua escrita característica  de mesclar realismo e fantasia.

As artes do talentosíssimo artista Lorenzo Mattotti são um show a parte. Seus traços brincam com jogos de luz e sombra, fazendo com que o leitor vá aos poucos descobrindo os segredos da história.

Compre pelo link: https://amzn.to/3C13WHD

A Bela e a Adormecida (2014)

Esse não é o conto de fadas tradicional. Afinal, em A Bela e a Adormecida, Neil Gaiman faz com que as histórias de Bela Adormecida e Branca de Neve e entrelacem em uma releitura contemporânea no melhor estilo Neil Gaiman.

O livro ainda é complementado pelas ilustrações de Chris Riddell.

Compre pelo link: https://amzn.to/3b1Tp34

É isso por enquanto pessoal! Deu muito trabalho produzir esse artigo, mas esse talvez seja o post mais completo sobra as obras de Neil Gaiman existente na internet brasileira. Portanto estamos muito orgulhosos.

Se quiser, já salva esse artigo nos seus favoritos para ler todas as obras do autor inglês. Além disso, aproveita e divulga para os amigos fãs de Gaiman e não esqueça de conferir outros conteúdos do InduTalks.

Exit mobile version