Uma velha reclamação dos fãs é de filmes “desnecessários”, contudo, qual filme é “necessário”. Então se sua resposta é: Ninguém pediu por esse filme; a minha pergunta para você é a seguinte: Tá, mas e daí?
Desde que foi anunciado o filme das Aves da Rapina e a Fantabulosa Emancipação de uma Arlequina (ainda não me acostumei com esse título enorme), só o que eu ouço são reclamações. Tudo bem que após Esquadrão Suicida e Liga da Justiça, as pessoas têm razão para estarem bravas com a DC.
Porém um argumento que eu ouço muito é o de que ninguém pediu por esse filme. Certo, mas e daí? Tudo bem que as prioridades da Warner estão confusas, para dizer o mínimo, e Harley Quinn, apesar de ser vivida pela brilhante Margot Robbie, já encheu um pouco a paciência, a DC parece estar querendo usá-la em demasia em todas as mídias.
Contudo esse argumento de que ninguém pediu pelo filme não é um bom argumento. De fato, raras são as vezes que pedimos por filmes, e na maioria das vezes são sequências ou remakes. Ou seja, nós não sabemos o que queremos até termos isso. É isso mesmo que você leu, nem eu nem você sabemos o que queremos.
Cinema e Ford
É uma premissa muito usada para lançamentos de produtos. Se você quer inovar não pergunte o que as pessoas querem, se pergunte como você pode inovar. O que eu posso fazer que ninguém nunca fez?
“Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido.”
Henry Ford
O mesmo pode ser dito dos filmes. Foi o que fez Steven Spielberg em 1975, ele não se perguntou o que já foi feito no suspense, ele inovou e nos deu o primeiro filme blockbuster. O mesmo vale para Alfred Hitchcock, que fez coisas que ninguém pediu e se transformou em referência no cinema mundial.
Leia Também: Ninguém pediu por esse filme! Tá, mas e daí?
Tudo bem que não podemos comparar o filme das Aves de Rapina com os mestres Spielberg e Hitchcock, mas, para ser justo, esse nunca foi meu intuito. Queria aqui demonstrar brevemente a fraqueza do argumento usado pelos fãs. Creio que consegui.
Então, agora por favor não utilize mais esse argumento. Você pode simplesmente assumir seu lado hater, ou não assistir ao filme.
Valdirzera é definitivamente um dos autores do InduTalks. Fez filosofia, mas se formou em Publicidade e Propaganda. Adora quadrinhos, livros, série, filmes e todo tipo de nerdice. É apaixonado por produção audiovisual e sonha em um dia dirigir um longa metragem.