Se você acha que o jornalista deve ser mais valorizado, então confira Cinco filmes sobre jornalismo para assistir nessa data.
Hoje, dia 07 de Abril, é Dia dos Jornalistas, esse profissionais que cada vez mais vem sendo atacados no nosso país por tentar levar informações e notícias para a população.
Esses profissionais do jornalismo vem tendo que provar seu valor cada dia mais, ainda mais num período como o que vivemos atualmente, onde as pessoas se informam por corrente de Whatsapp e os fatos parecem ser suplantados por opiniões não embasadas. Não a toa muito teóricos definem o nosso período como a era da pós-verdade.
Contudo, a função do jornalista se mostra cada vez mais necessária, sobretudo o jornalismo independente.
Portanto, separamos uma listinha com alguns filmes sobre jornalismo para você assistir no dia de hoje e prestar uma homenagem a esses profissionais. Quem sabe você não os valorize ainda mais.
The Post – A Guerra Secreta
Começamos com um filme indicado a duas categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme. The Post – A Guerra Secreta conta a história dos editores do Washington Post, um dos maiores jornais do mundo, Katharine Graham (Meryl Streep) e Ben Bradlee (Tom Hanks), arriscando suas vidas para publicar uma série de reportagens revelando então os podres do governo norte-americano.
O filme conta com um elenco de tirar o folego e a direção do brilhante Steven Spielberg. Além disso, narra uma história sobre a importância da liberdade de imprensa. Ou seja, é sessão obrigatória para a data de hoje.
Spotlight: Segredos Revelados
O filme de 2015, Spotilight: Segredos Revelados, também trata acerca da liberdade de imprensa. A trama apresenta um grupo de jornalistas investigando acusações graves de abusos de crianças por parte de padres católicos, acobertados pela Igreja. É um tema delicado, mas que é muito bem explorado pela direção de Tom McCarthy.
O longa conta com elenco recheado de estrelas, com nomes como Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Michael Keaton e Liev Schreiber. Além disso, foi indicado para seis categorias no Oscar, ficando com a estatueta de melhor filme e melhor roteiro original.
Spotilight é um belo exemplo de que nem sempre a profissão de jornalista é agradável, mas é sempre necessária. O filme está disponível na Amazon Prime Video.
Menção Honrosa: The Morning Show
Ok, The Morning Show não é um filme, mas a série da Apple TV+ merecia um lugar nessa lista.
A série, que conta com um elenco peso pesado (Jennifer Aniston, Reese Witherspoon e Billy Crudup são só alguns dos nomes), acompanha a rotina de um popular programa de notícias dos Estados Unidos. A atração explora os bastidos do jornalismo televiso e mostra que nem tudo são flores nesse mundo.
Confira Também: InduTalk #35 | O fim da Loading e a necessidade de democratização das mídias
Scoop – O grande furo
Agora um filme mais leve, para mostrar então que jornalismo também pode ser divertido. Nesse filme de 2006, dirigido por Woody Allen, a estudante de jornalismo Sondra Pransky (Scarlett Johansson) recebe a visita do fantasma do jornalista britânico Joe Strombel (Ian McShane), que lhe oferece então um furo de reportagem.
A moça se alia ao mágico Sid Waterman (Allen), a única outra pessoa que consegue ver o fantasma, para investigar o o aristocrata britânico Peter Lyman (Hugh Jackman).
É um filme mais leve, mas nem por isso menos denso, como todo bom filme de Woody Allen.
Cidade de Deus
Cidade de Deus é até hoje o filme brasileiro com mais indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor roteiro original. O longa dirigido por Fernando Meireles propõe uma análise da sociedade brasileira e apresenta vários temas que podem ser profundamente analisados.
Um tema que pode ser visto como secundário, mas é muito importante para a trama é o jornalismo. Porque o protagonista, Buscapé (Alexandre Rodrigues) consegue um emprego como fotógrafo para local e com isso expõe toda a realidade da comunidade da Cidade de Deus. Provando que as imagens são tão importantes quanto as palavras no jornalismo contemporâneo.
Mas diz aí, gostou da nossa lista com filmes sobre jornalismo? Sentiu falta de alguma produção que relata o cotidiano de jornalistas? Então, deixa pra gente nos comentários.