No último dia 31 (terça), James Gun, co-CEO da DC Studios, anunciou o primeiro capítulo do novo DCU. O que animou muita gente, mas também deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Portanto, nesse post queremos deixar algumas indicações de leitura para você conhecer os personagens e histórias que a DC vai adaptar nesse novo capítulo.
DCU Capítulo 1: Deuses e Monstros
Jamess Gunn já havia feito uma reunião fechada com a imprensa, mas no dia 31 de janeiro o próprio Gunn publicou em suas redes um vídeo comentando sobre o primeiro capítulo do novo DCU, o qual ele chamou de Deuses e Monstros. Confira abaixo o vídeo legendado:
Em resumo teremos as produções abaixo como parte inicial do novo Universo Compartilhado da DC:
Pré-DCU:
- Shazam! Fúria dos Deuses
- Flash (reset)
- Besouro Azul
- Aquaman e o Reino Perdido
DCU
É dito por Gunn que Flash será um reset, embora não fique claro o que isso significa. Além disso, o chefão da DC Studios dá a entender que Shazam 2, Flash, Besouro Azul e Aquaman 2 fazem parte do novo DCU, mas ele não explica de que maneira isso funciona. Ou seja, talvez seja só mesmo para tranquilizar os acionistas da Warner e os produtores desses filmes que colocaram muito dinheiro nessas produções.
Deuses e Monstros
Os novos filmes e séries anunciados por James Gunn que de fato fazem parte desse Universo Compartilhado são:
- Creature Commandos
- Waller
- Superman Legacy
- Lanterns
- The Authority
- Paradise Lost
- Batman: The Brave and the Bold
- Booster Gold
- Supergirl: Woman of Tomorrow
- Swamp Thing
Elseworlds
Tudo mais que não se encaixe, como dito pelo próprio James Gunn, será considerado Elseworld, isto é, Mundos Paralelos, à parte. Elseworlds foi um selo da DC de histórias que não se encaixavam na cronologia oficial, no Brasil o selo ficou conhecido por muito tempo como Túnel do Tempo (oi?). As produções Elseworlds que Gunn cita são:
- The Batman 2
- Coringa: Folie à Deux
- Teen Titans Go!
Ele não cita nenhuma das produções da DC na CW, como Superman e Lois e Gotham Knights, mas ainda é cedo pra assumir que elas já são carta fora do baralho. Contudo, é possível sim dizer que elas são Elseworlds.
Confira Também: DC Animated Universe | Todas as animações por ordem de lançamento
Mas agora que você conhece quais serão os filmes e as séries do novo DCU, é hora de conhecer quais quadrinhos você precisa ler para entrar na hype dessas produções. E sim, você pode ler com calma, afinal ainda tem tempo pra maioria delas sair do papel.
Creature Commandos
A primeira produção anunciada por James Gunn é Creature Commando, uma série animada com 07 episódios, todos escritos pelo próprio Gunn, ainda sem data de estreia oficial, mas que deve chegar a HBO Max em 2025. A série deve ser uma mistura de animação com live-action e vai acompanhar uma equipe nada usual composta por Rick Flag Sr., Nina Mazursky, Dr. Phosphorus, Eric Frankenstein, G.I. Robot, Weasel, além da Noiva de Frankenstein.
A equipe surgiu nos quadrinhos em 1980 na edição #93 da revista Weird War Tales, na qual lutava contra soldados nazistas na Segunda Guerra Mundial. Também já teve série próprio, mas mais recentemente fez parte do título do Frankenstein. Além disso, a equipe já apareceu na animação DC Showcase: Sgt. Rock.
Confira abaixo um guia de leitura resumido para entender quem são as criaturas de Creature Commando:
- Weird War Tales #93, 97, 100, 102, 105, 108-112, 114-119, 121 e 124 (1980);
- Creature Commandos (Volume 1) #01-08 (2000);
- Flashpoint: Frankenstein and the Creatures of the Unknown #01-03 (2011);
- Frankenstein, Agent of S.H.A.D.E. #01-16 (2011-2013);
- DC Showcase: Sgt. Rock (2019) – animação.
Waller
Seguindo na lista de anúncios temos a série que acompanhar Amanda Waller, novamente interpretada pela brilhante Viola Davis. Gunn anunciou que na série veremos Waller se unir novamente ao time Pacificador, então espere ver carinhas conhecidas, além disso isso pode ter revelados que a série se passará após os eventos da primeira temporada da série protagonizada por John Cena.
Embora não tenha uma data de estreia oficial, a série deve chegar ao catálogo da HBO Max já em 2024. Waller conta com roteiros de Christal Henry (Watchmen) e Jeremy Carver (Partrulha do Destino), ou seja, dá pra cravar que vem coisa boa por aí.
A personagem foi criada por John Ostrander, Len Wein e John Byrne (só fera dos quadrinhos) na revista Lendas #01 de 1986. Desde sua criação Waller é líder da Força Tarefa X, isto é, o Esquadrão Sucida. Confira abaixo um pequeno guia para conhecer melhor a personagem.
- Lendas #01-22 (1986) – John Ostrander, Len Wein e John Byrne
- Esquadrão Suicida Volume 01 (1987) – essa é a célebre fase de John Ostrander no comando da equipe
- Suicide Squad: Trial by Fire – Jon Ostrander
- Checkmate: A King’s Game
- Esquadrão Suicida Volume 02 – Essa é a controversa fase da equipe nos Novos 52
- Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limites (2004) – Waller aparece como antagonista da Liga da Justiça em diversos episódios da série animada clássica.
Superman Legacy
Descrito por James Gunn como o verdadeiro início do novo DCU, o filme Supeman Legacy (algo como o Supeman, o Legado, em português) está sendo escrito por Gunn nesse momento. Não há muitas informações sobre esse longa, mas há rumores de que irá apresentar um Clark Kent na casa dos 25 anos já atuando como Superman em Metrópolis.
Além disso, há indícios de que o filme vai se inspirar na HQ Grandes Astros:Superman, escrita por Grant Morrison, com artes de Frank Quitely e publicada originalmente entre novembro de 2005 e outubro de 2008. O próprio Gunn comentou sobre a inspiração: “Sou um grande fã de Grandes Astros, e esse filme é muito inspirado nessa história.”
Embora não exista uma confirmação oficial por parte da DC, o filme está agendado para chegar aos cinemas em 11 de julho de 2025.
Quando falamos de Superman, existe uma imensa lista de história relevantes para entender o personagem, contudo, como o próprio Gunn diz se basear em uma HQ específica, separamos algumas indicações de leitura que podem fazer você entrar no mood do novo Homem de Aço dos cinemas.
- Grandes Astros: Superman #01-12 (2007) – Grant Morrison;
- As Quatro Estações #01-04 (2018) Jeph Lob;
- Superman & Authority #01-04 (2021) – esse só porque James Gunn anunciou a equipe no novo DCU;
- Superman: Birthright #01-12 (2003) – Mark Waid;
- Superman – O Que Aconteceu Ao Homem de Aço? (1986) – Alan Moore;
- Para o Homem que Tem Tudo (1985) – Alan Moore
- The Man of Steel #01-06 (1986) – John Byrne
- Superman: Lois e Clark (2015) – Renascimento
Lanterns
É mesma série na HBO Max que foi prometida há anos e teria Greg Berlanti no comando e que traria diversos Lanternas ? Muito provavelmente a resposta é sim e não. Pois, pode ser que muito do que foi pensado se mantenha. Contudo, as declarações de James Gunn indicam que se trata de algo novo.
De acordo com Gunn a série trará Hall Jordan e Jon Stweart como policiais intergalácticos na Terra investigando crimes alienígenas, portanto a comparação com MIB fica óbvia. Contudo, o co-CEO da DC Studios declara que a trama terá uma pegada mais “True Detective“, com os heróis investigando um grande mistério que se liga a história maior do DCU.
A Tropa dos Lanternas Verdes possui muitas histórias importantes e interessantes nos quadrinhos, mas nós separamos as que consideramos principais para entrar nessa vibe policiais do espaço que a série parece ter.
- Showcase Vol 1 #22 (1959) – Origem de Hall Jordan;
- Tales of Green Lantern Corps Annual #2 (1986) – Alan Moore e Kevin O’Neill;
- Lanterna Verde: Policial Intergalático (2019) – Grant Morrison;
- Lanterna Verde Volume 2 #87 (1971) – Denny O’Neill e Neal Adams – origem de Jon Stweart;
- Green Lantern #76 (1970) – O Mal Sucumbirá Ante Minha Presença!, de Denny O’Neill e Neal Adams;
- Tropa dos Lanternas Verdes (Volume 3) #1 (2021) – run dos Novos 52.
The Authority
Sem dúvidas o que pegou todo mundo de surpresa foi o anúncio de um filme em live-action de The Authority. A equipe criada por Jim Lee, que surgiu nos quadrinhos da Wildstorm, quando este ainda era um selo da Image Comics, ganhará um filme no novo DCU.
A equipe composta por personagens bem similares a Liga da Justiça, contudo com um modus-operanti muito mais violente, é descrita por James Gun como “Super-heróis que querem salvar o mundo por quaisquer meios necessários“. O que levanta a questão, será que podemos esperar um “The Boys” da DC?
A equipe teve várias fases célebres na Image Comics, antes de Jim Lee vender o selo Wildstorm para a DC. Desde então a equipe foi absorvida para a cronologia oficial da editora. The Authority já teve várias formações, mas os personagens mais famosos são Apolo e Midnighter, que formam casal gay super poderoso que faz analogia à Batman e Superman. Esse elemento unido a violência das histórias serão coisas muito interessantes de ser ver nas telonas, ainda mais sabendo que se trata de cronologia oficial do DCU.
Como dito anteriormente a equipe possui diversas runs nos quadrinhos, mas eis um compilado básico para entender a história da super equipe.
- The Autority (Volume 01) #01-12 – Warren Ellis e Bryan Hitch (1999)
- The Autority (Volume 01) #12-29 -Mark Millar e Frank Quitely (2000)
- The Autority (Volume 02) #01-15 – Brian Azzarello, Steve Dillon e Glen Fabry (2003)
- The Autority (Volume 03) #01-03 – Grant Morrison e Gene Ha
- Stormwatch (2011) #01-30) – run dos Novos 52, onde a equipe já faz parte da cronologia oficial da DC.
Paradise Lost
Outro anúncio surpreendente foi a série Paradise Lost, que vai acompanhar a história de Themyscira, ou Ilha Paraíso, lar das Amazonas, muito antes do nascimento de Mulher Maravilha. A série, que ainda não tem data prevista para chegar a HBO Max, foi descrita por James Gunn como uma mistura de Game of Thrones com Mitologia Grega.
Essa história parece ser uma visão bem, uma vez que as Amazonas nunca tiveram tanto destaque fora dos quadrinhos da Mulher Maravilha. Contudo, mesmo assim separamos uma lista com indicações para você mergulhar de cabeça na mitologia da Ilha Paraíso.
- Wonder Woman (vol. 2) #101-104 – John Byrne
- Wonder Woman (vol. 2) #177 – Phil Jimenez
- Our Worlds at War (2001) – Saga
- Amazons Attack! (2007) – Minissérie de Will Pfeifer e Pete Woods
- Ponto de Ignição (Minissérie)
- Wonder Woman – runs Novos 52 e Rebirth
- Dark Nights: Death Metal – Saga
Os Bravos e Destemidos
Claro, que não poderia faltam um Batman no novo DCU e para se diferenciar de tudo que foi feito até então, James Gunn escolheu a fase de Grant Morrison no comando do personagem para adaptar. O filme, ainda sem data de estreia oficial, terá como protagonistas a dupla dinâmica, Batman e Robin, que será ninguém menos que Damian Wayne, ou seja, o filho biológico de Bruce Wayne.
Gunn declarou que Damian é seu Robin favorito, um pouco psicopata, mas tudo bem. Além disso Gunn ainda disse que esse será o início da Batfamília no DCU. Algo interessante, pois tak família possui membros notáveis.
O que não falta são histórias de Batman e Robin, contudo como o próprio James Gunn disse que a adaptação é inspirada na run de Grant Morrison, separamos o suprassumo dessa fase para você conferir e saber o que esperar do novo filme.
- Batman e Filho – Grant Morrison e Andy Kubert
- Batman: Luva Negra – Grant Morrison, J.H. Williams III, Tony S. Daniel, e Ryan Benjamin
- Batman R.I.P – Grant Morrison, Tony Daniel e Alex Ross (capas)
- Batman e Robin #01-16 (2009)
- O Retorno de Bruce Wayne (2010)
- Corporação Batman #01-08 (2011)
Gladiador Dourado
Mais um anúncio que ninguém esperava, mas que é a cara de James Gunn. O Gladiador Dourado vai ganhar uma série live-action, que será, segundo palavras do próprio Gunn a jornada de um herói com Síndrome de Impostor.
A série ainda não tem data de estreia ou maiores detalhes revelados, mas existem rumores de que um ator está praticamente confirmado no papel principal, só não se sabe quem. Além disso, pelo estilo do personagem podemos esperar uma série de comédia.
Michael Jon Carter é um típico Zé-Ninguém que nasceu pobre na Gotham City do século 25 e trabalha como zelador em um museu de super heróis. Ele então usa dessa posição para roubar artefatos, voltar no tempo e se tornar um super herói famoso. Apesar de já ter sido membro da Liga Justiça, o personagem nunca foi, digamos, um dos mais populares.
Mas, se você quer conhecê-lo melhor para se preparar para a estreia, nada tema. Pois, separamos uma lista básica do que você precisa ler para entender o Gladiador Dourado.
- Booster Gold #1 (1986) – origem do personagem;
- Booster Gold Vol 02 #01 – 44 (2007 -2011);
- Justice League: Generation Lost (2010 – 2011) – sua fase na Liga da Justiça;
- O Retorno de Bruce Wayne – o personagem tem um papel relevante nessa saga;
- Justice League International – fase Novos 52;
- Action Comics #992 (2017);
- Liga da Justiça Sem Limites – Episódio 07 da animação;
- Liga da Justiça Action – o personagem aparece em diversos episódios da animação;
- Batman: The Brave and the Bold – o personagem aparece em diversos episódios da animação.
Supergirl: Woman of Tomorrow
Se o Superman é o Homem de Aço, sua prima, Supergirl, é a Mulher do Amanhã. Já haviam planos antigos para trazar a super heroína para as telonas, mas agora é oficial. James Gunn anunciou um filme em live-action da garota de aço.
Gunn definiu a produção com um grande épico de ficção científica baseada na HQ homônima escrita por Tom King, história em quadrinhos que reinventa a Supergirl. Se referindo a versão que veremos nos cinemas, Gunn disse: “Essa não é a Supergirl que estamos acostumados“. Portanto, podem esquecer a versão da série. O que também levanta a pergunta, “e Sasha Calle, que viverá a heroína em Flash?”
Como essa produção será baseada em um arco específico, fica fácil fazer essa lista. Mas fomos além, trouxemos uma lista completa com as histórias que você precisa ler para entender a Supergirl, Kara Zor-El.
- Supergirl: Woman of Tomorrow (2021) #01-8
- Action Comics #252 (1959) – origem da personagem
- Supergirl (Volume 5) #34–59 (2008 – 2011)
- Superman/Batman #08-13 (2004)
- Supergirl (Volume 6) #01-07 (2011) – fase Novos 52
- Supergirl (Volume 7) – fase Renascimento
Monstro do Pântano
Por fim, o último anúncio do primeiro capítulo do novo DCU foi o filme do Monstro do Pântano, que será uma história de origem do personagem. Muito parecido com o que foi feito na série recente, no entanto, podemos assumir que será um reboot com uma história e elenco novos.
O filme foi descrito por James Gunn como uma história de horror muito dark. Será que teremos um filme de terror na DC? Ainda segundo Gunn a trama a princípio será autocontida, mas mesmo assim fará parte do Universo DC como um todo.
Há já algum há notícias e rumores de diversos realizadores com intenções de trazer os personagens da Liga da Justiça Sombria pra o Universo DC nos cinemas, contudo esse projeto nunca foi pra frente. Mas será que finalmente veremos a equipe em live-action? O futuro é promissor, mas só o tempo dirá.
O Monstro do Pântano já teve diversos arcos marcantes nos quadrinhos. E nós separamos os principais para você entrar na mitologia do personagem.
- House of Secrets #92 (1971) – Len Wein e Bernie Wrightson, origem do primeiro Monstro do Pântano;
- Swamp Thing Vol. 1 #01-24 – Fase Len Wein e Bernie Wrightson;
- Swamp Thing Vol. 2 #20-65 – Fase Alan Moore, considerada por muitos a melhor;
- Swamp Thing Vol. 2 #65-87 – Fase Rick Veitch;
- Swamp Thing Vol. 2 #140-143 – Fase Grant Morrison;
- Swamp Thing Vol. 2 #144-171 – Fase Mark Millar;
- Monstro do Pântano (2011) – fase Novos 52.
Confira Também: Marvel vs DC: Geografia dos Quadrinhos
Por enquanto é isso? Gostou da nossa análise do primeiro capítulo do novo Universo DC e das nossas indicações de leitura? Então deixe sua opinião nos comentário. Além disso, compartilhe o conteúdo com alguém que você acha que vai gostar. E não deixe de acompanhar o InduTalks para mais novidades.