Estão preparados para a batalha do século? Pois, nesse post vamos fazer um embate entre Bohemian Rhapsody vs Rocketman.
Lançados com menos de um ano de diferença um do outro, Rocketman (2019) e Bohemian Rhapsody (2018) foram filmes comparados desde o começo. Pois se tratam de biografias de cantores que influenciaram toda uma geração e apresentam o diretor Dexter Fletcher no comando do longa (mesmo que no caso de Bohemian Rhapsody isso só tenha ocorrido na finalização do projeto). Mas mesmo tendo muito em comum, também possuem várias diferenças que nos faz questionar se eles realmente se parecem ou não.
Rocketman
A biografia de Elton John é muito honesta na sua construção, e transmite muito bem os problemas e as emoções pelas quais o cantor passou durante grande parte de sua carreira. Portanto, o filme pode está mais para um estudo de personagem do que apenas uma biografia. Tendo o ponto de vista de Elton, o filme nos apresenta visões fictícias que o cantor tinha, e nos permite entender a história por traz das letras que ele cantava, sem comprometimento com a realidade e a cronologia.
Bohemian Rhapsody
Em Bohemian Rhapsody (2018), a história tenta seguir com uma descrição imparcial e não muito aprofundada na vida de Freddie Mercury. Algo que se torna questionável quando se percebe que certas datas e acontecimentos se diferenciam muito do real ocorrido. Além disso, a narrativa que poderia ser muito rica foi desperdiçada com uma explicação rasa e supérflua. Mas, mesmo com essas problemáticas, o filme consegue apresentar personagens carismáticos e interessantes. E a trama é envolvente e emocionante, o que nos faz sentir como se estivéssemos na história.
Bohemian Rhapsody vs Rocketman
A comparação é inevitável. Pois, como dito anteriormente, são filmes que abordam a história de grandes nomes da música. A questão é que, para o que era esperado do filme, o diretor acertou mais no segundo longa (Rocketman). De qualquer forma, ambos contam com cenas incríveis e fazem você querer levantar do sofá e cantar os personagens. Portanto, são ótimas escolhas quando se trata de biografias.
Confira Também: InduTalk #01 | Cinema: Arte ou Entretenimento?