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A cultura pop é um ovo | Como Star Wars ajudou a fundar a Vertigo

Poster do filme Star Wars com a logo da Vertigo a frente

Já ouviu falar que a cultura pop é um ovo? Pois bem, ela é. Por exemplo, sabir que Star Wars ajudou a fundar a Vertigo?

É comum ouvirmos de pessoas “não-iniciadas” na cultura pop e no mundo nerd, que elas até gostariam de se aprofundar mais nessa temática, mas são tantos conteúdos que não sabem por onde começar.

No entanto se essa afirmação é verdadeira pela densidade dos conteúdos, isto é existem milhares de conteúdo nas mais diversas mídias sendo feitos todos os anos, essa linha de raciocínio não leva em conta um fator determinando: a cultura pop é um ovo.

Todos esses conteúdos, histórias e personagens acabam se encontrando uma hora ou outra, tornando, portanto, tudo muito amarrado. Por exemplo, você sabia que a franquia Star Wars ajudou a fundar a Vertigo? Exatamente isso que você leu.

Isso porque nos anos 70 o redator britânico Kelvin Gosnell, que trabalhava para a revista IPC, leu uma artigo no Evening Standard sobre uma nova onde de produções de ficção científica que trariam de volta a hype sci-fi para a cultura pop. A principio os editores da revista em Gosnell trabalhava não deram o braço a torcer. Eles acreditavam que ficção científica estava morta e nunca mais voltaria a crista da onda.

Não precisamos nem dizer que em 1977 estreia Star Wars: Uma Nova Esperança, que é um sucesso e traz ficção cientifica de volta ao imaginário popular. A IPC então decidiu comprar a ideia de Gosnell e no mesmo ano cria uma antologia de histórias em quadrinho sobre a temática. Nascia a 2.000 AD, uma importante revista de quadrinhos inglesa. Onde grandes nomes dos quadrinhos começariam suas carreiras.

Inclusive o roteirista Alan Moore começou sua carreira pela 2000 AD, escrevendo histórias menores e antologias. Até ser contratado pela Warrior, onde fez seus trabalhos mais notáveis desse período, V de Vingança e Miracleman.

E quem leitor assíduo tanto da 2000 AD quanto da Warrior? Ninguém menos que Len Wein, editor da DC e criador do Monstro do Pântano.

Nesse período a DC havia trazido de volta o personagem em uma revista mensal, na tentativa aproveitar a hype do filme dirigido por Wes Craven. Contudo, o filme não foi exatamente um sucesso comercial e a revista mensal também não teve o retorno esperado pela editora, muito devido aos fracos roteiros e argumentos de Martin Pasko. Portanto a DC estava prestes a cancelar mais uma vez a série do personagem.

Coube a Len Wein tentar salvar sua criação e encontrar um roteirista melhor para a série. Foi então que ele contatou Alan Moore, de quem era fã, uma vez que como já dissemos lia muito os quadrinhos ingleses.

Após muitas conversas Wein conseguiu convencer tanto a DC a aceitar o escritor não muito conhecido, quanto Moore a trabalhar para os quadrinhos estadunidenses. O que resulta então numa das runs mais aclamadas da criaturas dos pântanos da Louisiana e da carreira do escritor.

O número de vendas foi o resultado imediato dessa parceria, as vendas do quadrinho que estava prestes a ser cancelado subiram em uma porcentagem insana.

O sucesso foi tão grande que a DC, na figura da editor Karen Berger, foi até a Inglaterra conferir se existiam outros talentos do calibre de Alan Moore.

A presidente da DC na época, Jenette Kahn, convidou Karen Berger para ir à uma convenção no Reino Unido, a United Kingdom Comic Art Convention (UKCAC), uma espécie de Comic Con. Onde Berger descobriu todo um novo mundo de talentos e histórias em quadrinhos.

Berger pediu opiniões dos britânicos que já estavam na DC e com quem já trabalhara, além de fazer um network próprio. Seis meses depois ela volta à Inglaterra com uma “listinha de compra” de autores que gostaria de contratar.

Ela traz na mala de volta para os EUA: Grant Morrison, Neil Gaiman, Dave McKain, Peter Milligan, Jame Delano. Fenômeno que ficou conhecido como Invasão Britânica nos Quadrinhos.

Esses autores fizeram tanto sucesso que 1993, quando Karen Berger sai em sua primeira licença maternidade, a DC decide dar a moça seu próprio selo. Surge então a Vertigo, que mais tarde viria a ser conhecida como a HBO dos quadrinhos.

Entendeu agora como tudo está interligado? Bom, claro que esse foi só um resumo e tivemos que suprimir vários fatos importantes, mas você entenderam o quadro geral.

Confira também esse conteúdo em formato de vídeo no nosso canal do Youtube.

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