É, meus amigos! A quarentena segue firme e forte por aqui. Então, nessa hora é muito fácil sucumbir ao tédio. Mas, se você está na mesma, nada tema! Pois, nós separamos aqui uma lista com 04 documentários para os fãs de música assitisrem e não ficarem entediados.
Sem mais delongas vamos a lista.
No Direction Home
Começamos então com um documentário de peso. Isso porque esse filme é dirigido por ninguém menos que Martin Scorsese. Bob Dylan e Scorsese juntos no mesmo filme, se isso não é motivo pra você assistir, pois eu não sei o que mais é.
O documentário relata a vida e trajetória do cantor entre os anos de 1961 e 1966. Mostrando como ele se tornou a “voz de uma geração”, até sua guinada para o lado mais rock and roll, o que gerou então muita controvérsia.
What Happened, Miss Simone?
O premiado documentário de Liz Garbus relata a vida, carreira e dilemas de Nina Simone, uma das maiores e contudo mais incompreendidas estrelas da música internacional.
O filme aborda os dilemas pessoais, a trajetória artística da cantora, bem como temas sociais como racismo e discriminação. Costurando relatos de parentes e amigos à entrevistas da própria Nina Simone. Tudo isso embalado por um repertório escolhido a dedo. Portanto, vale muito a pena conferir.
Raul: o início, o fim e o meio
O documentário de Walter Carvalho conta o início, o fim e o meio da vida e obra do “Maluco Beleza” que nasceu há dez mil anos atrás e foi considerado o pai do rock brasileiro. Contando com entrevistas do grande amigo do roqueiro, o escritor Paulo Coelho.
O comentarista de cultura Tom Leão revelou em entrevista a GloboNews que o filme revela o verdadeiro Raul Seixas. Pois, “O documentário não poupa nada.” Disse ele.
Mas, e aí acha que vale a pena ver a real face dessa metamorfose ambulante?
O Barato de Iacanga
Em 1975, no auge da Ditadura Militar no Brasil, uma fazendinha no interior de São Paulo recebe pela primeira vez um festival que tempos depois fica conhecido como o “Woodstock Brasileiro“.
Foi o Festival Águas Claras, que contou então com quatro edições e reuniu os maiores nomes da música popular brasileira da época e milhares de pessoas. “Bastante depravação” como conta uma entrevistada na época.
O documentário relata a história do festival, a repressão policial, o estilo “alternativo” dos público e a importância do festival que até hoje ninguém sabe como foi realizado, mas que de fato se tornou um marco.
É isso pessoal! Essas foram então nossas quatro singelas sugestões de Documentários para os fãs de música para animar um pouco suas quarentenas. Curtiram? Detestaram as escolhas? Não deixe de comentar sua opinião. Mas lembrem-se, higienizem bem as mãos e evitem aglomerações.
Leia Também: 04 minisséries para assistir durante a quarentena