Curte série e quer dar chance pra uma produção BR? Então confira 03 séries brasileiras que provam que o audiovisual brasileiro é tão bom quanto o gringo.
Quem já não ouviu aquela frase “eu não assisto filme brasileiro porque o cinema brasileiro é muito ruim”. Provavelmente você já ouviu isso de um amigo ou parente. Esse preconceito geralmente vem de gente que só conhece filme de comédia com piadas preconceituosas e humor escatológico do cinema nacional, e prefere consumir filmes de ação cheio de porrada e com roteiro rasos vindos de Hollywood.
E para quebrar esse estereótipo que compilamos essa lista. Mas não se assustem, não vamos citar aqui filmes cabeça do Glauber Rocha, tampouco longas em preto e branco com longas cenas de diálogo. Apesar de acharmos que seria interessante mergulhar de cabeça nessas produções.
Vamos falar aqui de três séries brasileiras que se comparam às grandes séries gringas consagradas para provar que o audiovisual brasileiro é bom e tem uma coisa para todos os gostos.
Samantha! é o nosso Bojack Horseman
Uma personagem que já viveu o ápice de sua carreira na televisão e agora vive de relembrar a glória do passado e buscar por uma segunda chance de reviver sua carreira. Com essa descrição você pode certamente ter lembrado de Bojack Horseman, protagonista da série de animação de mesmo nome da Netflix.
Contudo, estou falando de Samantah! Produção original da Netflix Brasil que conta com Emanuelle Araújo no papel principal. Na série Samantha é uma ex-celebridade mirim, que hoje vive com planos absurdos para conseguir voltar aos holofotes.
A obra aborda alguns questionamentos parecidos com a animação estadunidense, como o peso da fama, as consequências de nossas ações na vida de outras pessoas e nossa responsabilidade pela própria existência. Tudo com um bom humor também semelhante a Bojack. Portanto, se você gostou da série do cavalo mais famoso dos anos 90, talvez queira dar uma chance para essa produção nacional.
Infelizmente a Netflix cancelou a série após a estreia de sua segunda temporada em 2019.
Confira Também: Bojack Horseman e The Boys | Como Hollywood se apropria de assuntos sérios
Bom dia, Verônica é o nosso Law & Order: Special Victims Unit
Bom dia, Verônica foi uma grata surpresa a estrear na Netflix no final do ano passado. Chegou com pouco marketing e sem muitas pretensões, mas rapidamente conquistou a crítica e o público.
A série, baseada no livro de mesmo nome co-escrito por Raphael Montes e Ilana Casoy, acompanha a escrivã da polícia civil de São Paulo, Verônica Torres (Tainá Müller) que se envolve na perseguição de um serial killer e acaba descobrindo então uma enorme conspiração na polícia.
A produção é uma excelente mostra de como o audiovisual tem avançada a passos largos nos últimos anos. Nos entregando uma série policial que culmina na construção de uma anti-heroína muito badass. Além de abordar temas delicados, como relacionamentos abusivos e violência doméstica, de maneira sóbria e responsável. Ou seja, podemos dizer que é o nosso Law Order: Special Victims Unit.
A série conta com os oito episódios da primeira temporada disponíveis na plataforma de streaming e a Netflix já renovou a atração para sua segunda temporada, sem, contudo, revelar data de estreia.
Cidade Invisível é o nosso American Gods
Falemos agora da mais nova estreia da Netflix que estreou fazendo bastante sucesso nas redes sociais e prestando um enorme serviço para cultura nacional. Estamos falando de Cidade Invisível.
A série estrelada por Marcos Pigossi reúne as criaturas do folclore nacional em uma trama que mistura investigação policial e uma conspiração empresarial. Nessa trama o Boto-Cor-de-Rosa, a Cuca e a Iara, Mãe d’água se unem a outras criaturas para salvar uma reserva florestal na cidade do Rio de Janeiro dos interesses de uma corporação.
Com ação balanceada com personagens complexos e bem desenvolvidos, a série conquistou o coração dos fãs e ajudou a divulgar as lendas do nosso folclore pro Brasil e pro mundo. Além disso, a série aborda temas importantes como a preservação ambiental. E justamente por misturar entidades mitológicas com investigação policial o público não deixou de notar a semelhança com American Gods, série do canal Starz baseada na obra de Neil Gaiman.
Cidade Invisível estreou na Netflix no dia 05 de fevereiro com 7 episódios já liberados.
Confira Também: InduTalk #33 | Folclore Nacional: Cidade Invisível é melhor que American Gods
Mas diz aí, curtiu a lista de séries brasileiras? Sentiu falta de alguma série nacional que você está acompanhando? Não deixe de comentar.