Site icon InduTalks

Todos os títulos da Liga da Justiça nos Quadrinhos

Todos os títulos da Liga da Justiça da História

A DC Comics lançou inúmeros títulos da Liga da Justiça ao longo das décadas.

Aqui está uma lista com os títulos principais e algumas séries derivadas e eventos importantes que envolveram a Liga da Justiça.

 Pré-História

Antes dos anos 60, a Liga da Justiça em si ainda não existia. O conceito da Liga da Justiça foi lançado em 1960 pela DC Comics, mas antes disso, havia outra equipe de super-heróis que pode ser considerada a precursora da Liga da Justiça: A Sociedade da Justiça da América (ou Justice Society of America – JSA – no original).

 Anos 40 e 50: A Sociedade da Justiça da América (JSA)

A Sociedade da Justiça da América foi a primeira equipe de super-heróis a surgir nos quadrinhos e estreou na revista All-Star Comics #3 em 1940.

Eles foram extremamente populares durante a chamada Era de Ouro dos quadrinhos, e muitos dos personagens da JSA mais tarde se tornariam membros, efetivos ou temporários, da Liga da Justiça.

 Alguns dos membros originais da JSA incluíam:

Durante a Segunda Guerra Mundial, a JSA era a principal equipe da DC Comics. Eles continuaram a aparecer em várias edições de All-Star Comics até o início dos anos 50, quando o interesse por super-heróis diminuiu e a maioria das séries de quadrinhos de super-heróis foi cancelada.

 Pausa na Era de Ouro e Retorno na Era de Prata

Após o declínio dos super-heróis no final da Era de Ouro, a DC começou a revitalizar os heróis nos anos 50 com novos personagens assumindo mantos clássicos. Além disso, os personagens se adequavam mais ao novo período e as histórias abraçaram mais a ficção-científica para criar novas origens de seus personagens.

Por exemplo, Barry Allen se tornou o novo Flash, Hal Jordan o novo Lanterna Verde, entre outros.

Foi nesse período que levou à criação da Liga da Justiça da América em 1960, inspirada pela popularidade da JSA.

 A transição da JSA para a Liga da Justiça marcou a evolução do conceito de equipes de super-heróis na Era de Prata, trazendo personagens reformulados e abordagens mais modernas, mas o espírito colaborativo da JSA permaneceu como uma inspiração.

 Ou seja, antes dos anos 60, a Sociedade da Justiça da América foi a principal equipe da DC Comics, pavimentando o caminho para a criação da Liga da Justiça.

 O surgimento: Primeiros títulos da Liga da Justiça

A Liga da Justiça da América (ou Justice League of America – JLA – no original) fez sua primeira aparição na revista “The Brave and the Bold #28”, publicada em março de 1960. História que contou com roteiro de Gardner Fox e traços de Mike Sekowsky.

 Resumo da Primeira História:

Na edição The Brave and the Bold #28, a Liga da Justiça se reúne pela primeira vez para enfrentar uma ameaça alienígena chamada Starro, o Conquistador, uma estrela-do-mar alienígena gigante com poderes de controle mental.

Os membros fundadores da equipe na época eram:

Superman e Batman eram de fato membros fundadores, entretanto eles têm papéis menores nesta primeira história, mantendo-se como membros honorários no início da equipe.

Essa edição foi um sucesso tão grande que a Liga da Justiça rapidamente ganhou sua própria revista, Justice League of America, lançada em 1960. Depois disso foi questão de tempo para inúmeros títulos da Liga da Justiça inundarem as bancas.

 Anos 60 e 70: Primeiro título oficial da Liga da Justiça

Justice League of America (1960–1987)

O título original da Liga da Justiça, lançado pela primeira vez em 1960 por Gardner Fox e Mike Sekowsky. Esse título marcou o início da era de prata da Liga da Justiça e durou 261 edições.

Durante essa fase os membros titulares da equipe eram:

Anos 80: Consolidação

Justice League (1987-1989)

Após o megaevento Crise nas Infinitas Terras, a DC relançou a Liga da Justiça em 1987 com uma abordagem mais leve e humorística, escrita por Keith Giffen e J.M. DeMatteis, e arte de Kevin Maguire, contando com 34 edições ao todo.

Nesse período os medalhões da editora não estavam disponíveis, então a equipe criativa teve que se virar com heróis menos conhecidos. Por isso, essa ficou conhecida como “Liguinha”. O primeiro dos títulos da Liga da Justiça nessa pegada mais cômica.

Os membros dessa “Liguinha” eram:

Justice League International (1989–1994) 

A série da “Liguinha” fez muito sucesso. E no final dos anos 90 passou a se chamar Justice League International (Liga da Justiça Internacional) e trouxe uma abordagem global para a equipe, com membros de várias partes do mundo.

A série continuou a ser escrita por Keith Giffen e J.M. DeMatteis, com arte de Kevin Maguire, uma vez que foi a continuação direta da série anterior, e durou mais 23 edições.

Durante essa fase os membros da equipe eram:

Justice League Europe (1989–1994) 

Durante o final dos anos 80 a popularidade da equipe se tornou tamanha, que a DC decidiu lançar uma série derivada que apresentava uma equipe da Liga da Justiça baseada na Europa.

A revista contou com roteiro de Keith Giffen e arte de Bart Sears, durante 66 edições ao longo de 05 anos.

Os membros titulares da Liga da Justiça da Europa eram:

Os Famigerados Anos 1990

Justice League Task Force (1993–1996)

Os anos 80 trouxeram uma revitalização para os quadrinhos, com histórias mais “adultas” e “sombrias”. Graças a roteiristas como Alan Moore, Neil Gaiman e Frank Miller. E claro que isso trouxe impactos para a Liga da Justiça.

No início dos anos 2000 a DC decidiu lançar outra série derivada da equipe. Surge então a revista Justice League Task Force (ou Força-Tarefa Liga da Justiça como ficou conhecida no Brasil), uma série focada em missões especiais realizadas por uma equipe rotativa da Liga da Justiça, muitas vezes liderada por Batman ou Caçador de Marte.

Membros da Força-Tarefa Liga da Justiça:

Extreme Justice (1994–1996)

Aqui mais um exemplo do que foram os anos 90 nos quadrinhos. Extreme Justice foi uma versão mais extrema da Liga da Justiça, com personagens como Capitão Átomo e Guy Gardner.

Membros da equipe:

JLA (Justice League of America) (1997–2006) 

Após um período com muitos derivados e versões mais brutais, o final dos anos 90 viram os títulos da Liga da Justiça voltar a ser o que sempre foi: os maiores heróis da DC.

Essa fase se iniciou com a minissérie Pesadelos de Uma Noite de Verão, escrita por Mark Waid e Fabian Nicieza e desenhada por Darick Robertson, Jeff Johnson e Howard Porter.

Após o sucesso da minissérie, a equipe voltou a ter uma revista própria com os medalhões da DC. JLA série de Grant Morrison e Howard Porter trouxe de volta o núcleo clássico da Liga em grandes aventuras épicas.

Membros da JLA nessa fase:

Anos 2000: O novo milênio

Justice League Elite (2004–2005)

Nos anos 2000, os títulos da Liga da Justiça derivados voltaram ao quadrinhos.

Em 2004 a DC lançou Justice League Elite, uma equipe secreta derivada da Liga, focada em missões clandestinas. A série foi escrita por Chuck Dixon e Tony Bedard, com arte de John Byrne e Kelley Jones, e contou com um total de 12 edições.

Os membros da equipe incluíam:

 Justice (2005–2007)

Minissérie de 12 edições escrita por Alex Ross e Jim Krueger, com arte de Ross, retratando a Liga em um conflito com a Legião do Mal.

Membros da equipe na minissérie:

Justice League Unlimited (2004–2008)

Série em quadrinhos com XX edições, baseada na popular série animada da Liga da Justiça (2001-2004) e Liga da Justiça Sem Limites (2004-2006), ambas criadas por Paul Dini e Bruce Timm.

Membros principais da equipe que aparecem nas histórias:

Anos 2010

Justice League: Generation Lost (2010-2011) 

Uma série que reuniu os membros da era cômica da Liga da Justiça Internacional, escrita por Judd Winick. É uma revista que durou XX edições e serve para surfar na hype da nostalgia dos anos 90, bem como prestar homenagem à célebre fase de Keith Giffen e J.M. DeMatteis.

Membros da Liga da Justiça: Generation Lost:

Justice League (2011–2016) 

Após os eventos da maxi saga Ponto de Ignição, a DC decidiu rebootar seu universo (mais uma vez), surge então Os Novos 52.

A Liga da Justiça teve seu título reiniciado a partir da edição #1, como parte dos Novos 52. Esta série redefiniu a origem da Liga da Justiça no universo DC pós-reboot e foi escrita por Geoff Johns com arte de Jim Lee.

Membros fundadores da Liga da Justiça nessa fase:

Confira Também: Os Novos 52 | Primeira Onda

Justice League of America (2013–2015)

Um título paralelo ao principal durante a fase Os Novos 52, com uma equipe mais focada em ser uma ferramenta do governo dos EUA. Essa série durou 14 edições e foi escrita por Geoff Johns e desenhada por David Finch.

Membros da Liga da Justiça da América:

Justice League Dark (2011-presente)

Uma equipe da Liga da Justiça formada para lidar com ameaças sobrenaturais e místicas. Ou seja, não se trata de um dos títulos da Liga da Justiça propriamente . Mas sim de uma versão alternativa da equipe: a Liga da Justiça Sombria.

Membros da Liga da Justiça Sombria:

Justice League 3000 (2014–2015)

Uma versão futurista da Liga da Justiça situada no século 31, escrita por Keith Giffen e J.M. DeMatteis e desenhada por Howard Porter. Essa revista durou 15 edições e foi mais um dos títulos da Liga da Justiça com uma versão alternativa da equipe.

Membros da Liga da Justiça 3000:

Justice League United (2014–2015) 

Uma equipe com base no Canadá, que lida com ameaças cósmicas e globais. Essa série foi escrita por Jeff Lemire e desenhada por Mike McKone e teve 16 edições ao todo.

Membros da equipe:

Darkseid War (2015) 

Um grande evento na continuidade dos Novos 52 que colocou a Liga da Justiça em guerra contra os vilões Darkseid e Antimonitor.

A história se estendeu por diversos títulos da Liga da Justiça nessa fase, mas se concentrou principalmente em “Justice League” (Vol. 2) e “Justice League: Darkseid War”. Além disso, contou com roteiros de Geoff Johns e arte de Jason Fabok.

Membros da Liga da Justiça que participaram da Guerra Darkseid:

Justice League of America: Rebirth (2016–2018)

Essa revista foi parte do Renascimento da DC, com uma nova equipe de heróis e liderada por Batman.

Foi escrita por Bryan Hitch e desenhada por Bryan Hitch e Fernando Pasarin e teve ao todo 34 edições.

Membros da Liga da Justiça na fase Renascimento:

Justice League (2018–presente)

Nova série principal escrita por Scott Snyder e desenhada por Javier Fernandez, com grandes sagas envolvendo Perpétua e a Legião do Mal.

Membros da Liga da Justiça nessa revista:

Justice League Odyssey (2018–2020)

Série derivada com aventuras espaciais. Escrita por Joshua Williamson e Dan Abnett e desenhada Stjepan Šejić e Cliff Richards, a revista contou com 39 edições ao todo.

Membros da Liga da Justiça presentes nesse título:

Justice League Incarnate (2021–2022)

Minissérie focada em versões alternativas da Liga da Justiça de diferentes terras no multiverso, como parte da expansão do Omniverso DC. Com roteiros de Joshua Williamson e arte de Denys Cowan, essa revista contou com 05 edições ao todo.

Membros da Liga da Justiça presentes nesse título:

Minisséries, One-Shots, Elseworlds e Eventos Importantes

Kingdom Come (1996) 

Uma história em um futuro alternativo onde a Liga da Justiça retorna para restaurar a ordem em um mundo cheio de heróis violentos.

Escrita por Mark Waid e desenhada por Alex Ross, a história foi publicada originalmente em 04 edições, que mais tarde foram compiladas num encadernado único.

Justice League: The Nail (1998) 

Elseworlds onde a Liga da Justiça se forma sem a presença do Superman. A história contou com roteiros de Alan Brennert e arte de Scott McDaniel. Além disso, durou 03 edições, antes de ser compilada em um encadernado.

Infinite Crisis (2005–2006) 

Grande evento que envolveu a Liga da Justiça e diversos outros heróis em uma luta para salvar o Multiverso. Trouxe impacto para toda a cronologia DC nos quadrinhos. Escrita por Geoff Johns e desenhada por George Pérez, a história teve um impacto significativo em toda a cronologia DC nos quadrinhos e foi publicada em 7 edições.

Final Crisis (2008)

Outro evento gigantesco que teve a Liga da Justiça no centro de um confronto contra Darkseid foi a Crise Final. Escrita por Grant Morrison e com arte de J.G. Jones, a minissérie consistiu em 7 edições e apresentou uma narrativa complexa envolvendo múltiplos heróis e dimensões.

Justice League vs. Suicide Squad (2017)

Minissérie de evento que colocou a Liga da Justiça contra o Esquadrão Suicida. Escrita por Joshua Williamson e desenhada por Jason Fabok, a história durou 6 edições e abordou o conflito entre as duas equipes, revelando as motivações e os desafios que enfrentaram.

Doomsday Clock (2017–2019)

Uma sequência de “Watchmen” que envolveu a Liga da Justiça no confronto entre o Dr. Manhattan e os heróis do Universo DC.

 Escrita por Geoff Johns e desenhada por Gary Frank, a minissérie foi composta por 12 edições, a série foi usada para resetar o reboot e meio que anular Os Novos 5, trazendo os personagens de Watchmen para a cronologia oficial da DC.

Dark Nights: Metal (2017–2018)

Evento de grande escala que envolveu a Liga enfrentando versões sombrias de Batman de um Multiverso das Trevas. Escrita por Scott Snyder e com arte de Greg Capullo, a série principal teve 6 edições, além de várias edições adicionais, explorando temas de medo e a luta contra o mal.

Dark Nights: Death Metal (2020)

Continuação de Dark Nights: Metal, com a Liga da Justiça enfrentando a crise final no Multiverso.

Escrita por Scott Snyder e com arte de Greg Capullo, a minissérie teve 7 edições, trazendo uma conclusão épica às aventuras sombrias da Liga.

E aí conhecia todos? Sentiu falta de algum dos inúmeros títulos da Liga da Justiça nos quadrinhos? Qual o seu favorito? Deixe sua opinião nos comentários.

Confira Também: Masterclass: A História completa do DCEU

Exit mobile version