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Terror no Cinema | Principais Subgêneros e Filmes

Cinema de Terror subgêneros e filmes

Terror é um do gêneros mais famosos e bem estabelecidos no cinema contemporâneo, sendo inclusive o gênero favorito de muito cinéfilo.

De filme com serial killer fantasiado a filme sobre possessão, passando por criaturas monstruosas e tensão psicológica, esse estilo de produção tem muita a oferecer para aqueles que buscam um bom susto. Mas, dentro dessa diversidade toda fica fácil se perder na hora de classificar os subgêneros.

Terror no Cinema

Então, se você também está nessa dúvida, nada tema. É justamente por isso que separamos essa listinha com os principais subgêneros do terror, para você apenas escolher o estilo que mais te agrada e se divertir, ou se assustar.

Expressionismo Alemão

Não tem como falar de Terror sem falar do Expressionismo Alemão. Afinal, esse movimento influenciou muito o cinema.

O expressionismo alemão foi um movimento artístico de vanguarda surgido, como o nome já diz, na Alemanha no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Esse movimento começou primeiro nas artes plásticas, mas logo foi incorporado ao cinema.

As principais características desse movimento é a recusa da representação fidedigna da realidade, optando por ambientações mais escuras e cenários com ângulos peculiares, o contraste e o jogo de luz e sombras e as atuações bem marcadas. Além disso, tudo isso é feito para construir uma aura de sonho e fazer o espectador se questionar se a loucura não seria a própria realidade.

Nos estudos da história do cinema, o expressionismo alemão é caracterizado como um retrato de sua época, pois representa o sentimento de desilusão e desamparo muito presente na Alemanha pós primeira guerra mundial.

Principais Filmes: O Gabinete do Dr. Caligarri (1920); Nosferatu (1922); Metrópolis (1927); M, O Vampiro de Dusseldorf (1931).

Monstros

O sucesso do Expressionismo Alemão e a perseguição do regime nazista na Alemanha levaram muito dos cineastas que trabalharam com os filmes expressionistas a se mudarem para Hollywood. Além disso, o produtor Carl Laemmle, criador da Universal Pictures, foi um entusiasta dessa mudança e até patrocinou a vinda de muitos realizadores.

Na esteira desse movimento surgiu o Universo de Monstros da Universal, isto é, o primeiro universo compartilhado da história do cinema, com produções baseadas nas principais criaturas da literatura de horror e gótica.

Esse universo possibilitou o surgimento de um subgênero focado em Monstros, que não possui uma características base que ligue as produções. Isto é, os filmes desse subgêneros são ligados por suas personagens não-humanas ou humanos modificados (vampiros, lobisomens, zumbis, etc).

Principais Filmes: Dracula (1931); Frankenstein (1931); A Noiva de Frankenstein (1935); Monstro da Lagoa Negra (1954); A Noite dos Mortos-Vivos (1968).

Slasher

Sem dúvidas o Slasher é um dos subgêneros mais lembrados quando se fala em Terror no cinema. Isso porque esse estilo de filme se popularizou graças a seus antagonistas famosos.

Além disso, a principal característica do Slasher é a presença de antagonistas, geralmente um seria killer, vestido com uma fantasia e uma máscara peculiar. Ou seja, é esse antagonista é o que move a história, assassinando o grupo principal e sua origem está ligada ao plot do filme.

Além disso, outra característica importante são as continuações intermináveis das franquias, geralmente de baixa qualidade.

Principais Filmes: Sexta-Feira 13 (1980); A Hora do Pesadelo (1984); Pânico (1996); Halloween: A Noite do Terror (1997); Prelúdio Para Matar (1975).

Sobrenatural

Ao lado do Slasher, o Terror Sobrenatural é um dos mais lembrados. Mas ao contrário daquele, este não possui personagens emblemáticos, se caracterizando por suas cenas icônicas.

A trama dos filmes desse subgênero, como o nome já diz, foca em eventos sobrenaturais, como possessões demoníacas. Além disso, outra característica bem marcante dessas produções é o discurso religioso bem marcado, do bem contra o mal, da luz contra as trevas, de Deus contra o Diabo.

Principais Filmes: O Bebê de Rosemary(1968); O Exorcista (1973); O Exorcismo de Emily Rose (2005); Saco de Ossos (2011).

Found Footage

O subgênero Found Footage surgiu e se popularizou nos anos 90, isto é, vindo na esteira de novas tecnologias no campo do audiovisual, especialmente das câmeras portáteis. Isso porque os filmes desse subgênero se baseiam na estética de filmes caseiros.

Ou seja, a fotografia, a ambientação, o estilo de gravação e a linguagem são construídos para dar a impressão de que se trata realmente de uma obra “amadora”. Daí o nome, found footage é literalmente “gravação achada”, como se fosse uma obra caseira com acontecimentos reais.

Principais Filmes: A Bruxa de Blair (1999); Atividade Paranormal (2007); REC (2007); Cloverfield (2008);

Psicológico

No cinema, o terror psicológico se caracteriza por aquilo que não é mostrado, isto é, utilizando as fragilidades da mente humana para gerar o medo a partir de situações implícitas de tensão. Ou seja, a intenção não é chocar visualmente o espectador, antes brincar com as percepções da audiência para criar um clima angustiante.

Justamente por isso, outras características marcantes desse subgênero são a ausência de jump sceres e a faltas ou inexistência de cenas sanguinolentas e com violência gráfica explícita.

Principais Filmes: O Iluminado (1980); O Silêncio dos Inocentes (1991); O Sexto Sentido (1999); Terror em Silent Hill (2006) O Babadook (2015); A Bruxa (2016); Corra! (2017); Um Lugar Silencioso (2018); O Homem Invisível (2020).

Gore

Se o terror psicológico se caracteriza pelo que não é mostrado, o Gore, por outro lado, se caracteriza por aquilo que mostra. Isso porque esse subgênero é caracterizado por cenas de violência explícita e sanguinolentas. Por isso, o Gore muitas vezes é definido como o antônimo do terror psicológico.

Há quem diga que é um estilo de filme para os fortes, afinal é feito para aqueles que tem “estômago” para encarar cenas de mutilação e coisas piores. Por isso, a maioria dos filmes possui classificação indicativa +18. Além disso, não é um dos subgêneros mais fáceis de se trabalhar e muitas produções possuem histórias de bastidores no mínimo controversas.

Principais Filmes: Holocausto Canibal (1980); A Centopei Humana (2009); Jogos Mortais (2004); Condessa Sangrenta (2008); O Albergue (2005); Grave (2016); A Lenda de Candyman (2021).

Trash

O Trash, que em tradução literal significa “lixo“, se caracteriza pelas produções mais baratas e baixo investimento em efeitos especiais. Ou seja, tudo que dá uma cara mais “pastelona” para os filmes. Além disso, as produções desse subgênero costumam contar com atuações mais espalhafatosas, caindo às vezes para a caricatura.

Mas não pense que isso é cinema ruim, muito pelo contrário. Os filmes desse estilo são cientes de suas limitações, mas usam isso a seu favor, os melhores conseguem até mesmo fazer críticas e sátiras aos clichês do cinema de terror. Por isso, os filmes trash muitas vezes provocam mais risadas do que sustos. Além disso, muitos cineastas consagrados começaram suas carreiras com filmes trash, como é o caso de Sam Raimi e Peter Jackson.

Principais Obras: A Morte do Demônio (1981); Plano 9 do Espaço Sideral (1959); Planeta Terror (2007); Arraste-me para o Inferno (2009); A Bolha Assassina (1988); O Ataque do Tomate Assassino (1978); Rubber, o Pneu Assassino (2010); Sharknado (2013).

Veja também: InduTalk #37 | Especial Halloween: O Expressionismo Alemão e o Universo de Monstros da Universal

Menções Honrosas do Terror no Cinema

Vale citar as filmografias de dois mestres do Terror, cujas obras transpassam os subgêneros e se estabelecem como clássicos atemporais, não só do cinema de horror, mas da sétima arte como um todo.

Estamos falando de Jordan Peele, diretor, produtor e roteirista que consegue misturar terror no cinema, com críticas sociais e combate ao racismo. Além disso, se apropriando de obras de H.P Lovecraft – racista ferrenho na vida real – para fazer o espectador se questionar sobre a natureza profundamente assustadora e bizarra das opressões cotidianas em nossa sociedade.

Entre suas principais obras se encontram: US (2019); Corra! (2017); A Lenda de Candman (2021) e a séria da HBO, Lovecraft Country (2020).

Além dele, citamos Zé do Caixão, a lenda do terror nacional. José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, foi um ator, produtor, roteirista e diretor de cinema brasileiro. Pioneiro para a indústria cinematográfica nacional, ele é considerado o pai do terror nacional, visto que suas obras influenciaram gerações de cineastas, não só no Brasil como no mundo.

Recentemente a produtora de Elijah Wood, a SpectreVision, comprou os direitos dos filmes do Zé do Caixão e anunciou que fará adaptações para o mercado estadunidense dessas produções. Portanto, se até Hollywood sabe o valor dessas obras, porque nós não devemos valorizas o tesouro nacional?

Entre as principais obras de Zé do Caixão estão: À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964); Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967); O Despertar da Besta (1970); Delírios de um Anormal (1978); Encarnação do Demônio (2008).

Mas e aí, curtiu nossa listinha? Então comenta aí qual seu subgênero de terror favorito. Portanto, agora é só chamar os amigos e maratonar essas produções assustadoras.

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