Quer saber como assistir a sexalogia clássica de Star Wars, mas não tá sabendo como? Então continue lendo e descubra algumas ordens para começar a acompanhar uma das melhores sagas do cinema mundial de todos os tempos.
Como assistir Star Wars
Star Wars se tornou uma das mais longínquas franquias da história do cinema. Após a compra da Lucasfilm pela Disney, a saga já conta com 8 filmes sequenciais e 2 spin-offs, até agora. E parece que o Mickey Mouse tem muitos planos para o Universo de Guerra nas Estrelas, visto que o nono episódio, que encerra a nova trilogia, lança no fim desse ano e já temos mais uma trilogia encomendada.
Mas no meio disso tudo – sem contar o Universo Expandido que pode ou não ser oficial a essa altura – é possível se perder. Por isso, segue algumas ordens para você saber como assistir a Sexalogia Clássica de Star Wars. Isto é, o seis primeiro filmes, o que excluiu todos os filmes feitos pela Disney.
Ordem de Lançamento
Essa ordem é bem óbvia para os fãs da saga, porém pode confundir os “não-iniciados.” Isso porque leva em conta a ordem de lançamento dos episódios, que não segue a ordem dos títulos. Confuso? Aguenta aí que eu vou te explicar.
Caso você não saiba os filmes não foram lançados em ordem cronológica. Na verdade eles começam com o Episódio IV (1977), seguido pelos Episódio V (1980), VI (1983), I (1999), II (2002) e III (2005). Se você assistir nessa ordem terá a mesma experiência do nerd velhão que foi ao cinema assistir a sexalogia completa. Porém ela também apresenta problemas. No final de O Retorno de Jedi enquanto todos celebram a derrota do Império, vemos três fantasmas, Yoda, Obi-Wan e Anakin, nas versões remasterizada (únicas existentes atualmente) esse último fantasma aparece na persona de Hayden Christensen. Para que assistiu todos os filme sabe que se trata do jovem Anakin da nova trilogia, porém quem está assistindo pela primeira vez pode ficar meio perdido.
Cronológica
Ordem escolhida por George Lucas, o criador da saga. Consiste em assistir aos filmes do episódio na seguinte ordem: Episódio I, II, III, IV, V e VI. Parece bem óbvio, não é mesmo? Porém o principal problema dessa ordem escolhida pelo criador da Lucasfilm é que essa ordem arruína uma das principais surpresas do filme a de que Darth Vader é o progenitor de Luke Skywalker, lembra daquela famosa frase “Luke I am your father”? Então nessa ordem a surpresa caíria por terra. Se você já assistiu aos filme fica tudo bem, mas se você quiser apresentar para um novato em Star Wars é melhor repensar essa escolha.
Além dessas duas “oficiais,” existem ainda outras duas formas difundidas pelos fãs para se assitir a saga de Star Wars. São elas a ordem Ernst Rister e a chamada ordem Machete.
Ernst Rister
Trazemos uma ordem inusitada para você assistir Star Wars. Porém, essa é uma das mais vantajosas maneiras de se assistir a sexalogia. Tornando a narrativa moderna, valorizando a história de Anakin e consertando o problema da ordem cronológica.
Nesa ordem você deve assistir primeiramente o Episódio IV, depois o V, I, II, III e por fim o Episódio VI. Após você assistir os dois primeiros filmes da antiga trilogia, ficará o suspense de como Vader pode ser pai de Skywalker, então você pode seguir para a nova trilogia, que serve, nessa ordem, como um grande flashback.
Valem lembrar que O Império Contra Ataca termina com vários ganchos, como Luke perdendo uma mão, o Império atacando os rebeldes e Han Solo carbonizado, aumentando a expectativa para o desfecho da saga. Então, assistir aos episódios I, II e II antes do VI, além de resolver os problemas das ordens oficiais, acaba gerando ainda mais emoção e empolgação para a conclusão da série.
Machete
Essa também diferente para assistir Star Wars. Mas essa é uma das mais adoradas pelos fãs haters da saga. Ele consiste basicamente na mesma ordem de Ernst Rister, porém ela elimina de uma vez por todas o Episódio I. Ficando a ordem a seguinte: Episódio IV, V, II, III e IV.
Porque assistir nessa ordem? Comentários de internet dizem o seguinte: “o episódio I é uma falha em todos os níveis possíveis, porém George Lucas nos faz um favor tornando o filme completamente irrelevante para a história.” E até que faz sentido, uma vez que todos os personagens apresentados nesse episódio ou são mortos ou retirados antes do fim, – Darth Maul, Qui-Gon Jin, Chanceler Valorum – não são importantes, – Nute Ganray, Watto – ou são melhor apresentados/desenvolvidos em episódios futuros. Além disso, tudo que você precisa saber sobre a história da nova trilogia está no começo do segundo episódio.
O principal, e talvez único, problema dessa ordem é a sequência do episódio II em que Anakin vai em busca de sua mãe em Tatooine. Nessa ordem não ficamos sabendo que ela era uma escrava, apesar disso ficar subententido na própria sequência, e também não fica claro que foi o próprio Anakin quem construiu o carismático robô C3PO.
Vale ressaltar que o criador da ordem machete sugere que o episódio I seja assistido como um adendo a saga, como o restante do universo expandido.
Claro que isso tudo é só uma recomendação, você pode assistir na ordem que quiser e até fora de ordem se preferir. E se quiser mais listas, continue acompanhando o InduTalks.
Publicado originalmente aqui.