Diários Vermelhos é uma coletânea de documentos escritos por soldados do Exército Vermelho que serviram durante a Guerra Civil Russa, entre 1918 a 1926. A publicação é uma obra inédita no Brasil, trazida ao mercado nacional pela Editora Ruptura.
Leitura Fluída
O livro se destaca pela sua leitura fluída das narrações, apesar de muitas vezes se perder em descrições um tanto enfadonhas (pessoalmente falando). O que é um ponto bem interessante, visto que os documentos originais não foram escritos para serem publicados, ou seque lidos, justamente pelo formato de diários.
Porém, apesar disso, os autores (uns mais, outros menos), conseguem passar todas as agruras da guerra, colocando o leitor dentro das batalhas.
Além disso, vale um destaque para a tradução muito bem feita. Pois, a distância linguística entre o russo, o ucraniano e o português, a estrutura textual poderia ser uma desafio para nós brasileiros. Contudo, a tradução consegue manter o texto fluído e situar-nos na história.
Claro que pra isso a tradução utiliza muito o recurso das notas de rodapé, mas isso é bom pra contextualizar a leitura.
A guerra nua e crua
Apesar de ser escritos por soldados bolcheviques, o livro não pode ser entendido como uma simples apologia ao Exército Vermelho. Uma vez que os autores originais dos diários não se furtam a mostrar a realidade do conflito, mesmo as partes mais “cruas” da guerra, ou o lado “feio” do batalhão soviético.
Como mostra o próprio site da Editora Ruptura:
“Nestes diários, a romantização da guerra não é uma realidade: os autores contam não só sobre suas vidas cotidianas em infindas marchas de Leste a Oeste, mas também sobre todas as pequenas questões que envolvem o conflito de proporções descomunais. Das batalhas nos campos abertos da Ásia Central, às perseguições políticas em redutos ucranianos, neste conjunto de relatos o leitor poderá imergir em diferentes realidades sociais do cadavérico Império Russo e suas nuances, trazendo à superfície o antissemitismo, o reacionarismo e seus lacaios.”
Compre o livro aqui: Diários Vermelhos: a guerra civil russa – Ruptura Editorial
Diários Vermelhos é uma excelente adição ao mercado editorial brasileiro, oferecendo um novo ponto de vista sobre a Guerra Civil Russa, um tema historiográfico ainda pouco explorado no Brasil. Este livro é uma leitura recomendada para pessoas de todos os espectros políticos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre este período tumultuado da história. A autenticidade e a crueza da narrativa proporcionam uma experiência enriquecedora e educativa.