O Homem Aranha de Tom Holland é um consenso entre os fãs. Mas, não faz sentido forçar o Peter Parker como novo Tony Stark e explico porquê.
Quando a Walt Disney anunciou o contrato com a Sony Pictures para dividir os direitos do Homem Aranha nos cinemas a internet quase caiu com a celebração dos fanboys do cabeça de teia ao redor do mundo. Agora quase 5 anos e 2 filmes do herói no Universo Marvel, podemos perceber que nem tudo são flores na vida de Peter Parker.
Não me entenda mal, eu acredito que Kevin Feige e companhia tem um plano e sabem o que estão fazendo. Além do mais eu gostei da escolha de Tom Holland para viver o herói nas telonas, o garoto é carismático, um bom ator e sabe dar mortal.
Sem contar que o sonho de todo fã do teioso era poder vê-lo ao lado dos Vingadores. Portanto quando Sony e Disney assinaram o contrato, lá em 2015, a velha piada do Homem Aranha como estagiário dos Heróis Mais Poderosos da Terra encontrou seu final. O Amigão da Vizinhança finalmente teria seu lugar merecido entre a maior super equipe da Marvel.
Cabeça de Teia na Marvel
A Marvel soube trabalhar o personagem. Fugindo dos clichês batidos que duas franquias já vinham repetindo, como a morte do Tio Ben, e o caminho da redenção de Peter Parker. O estúdio ainda conseguiu passar a personalidade mais nerd do herói, coisa pouco vista nos cinco filmes antecessores.
Entretanto, com a ausência de Tio Ben (que já estava cansado de tomar tiro), alguém precisava assumir o posto de figura paterna na vida de Peter. E o escolhido pela Casa das Ideias foi ninguém menos que Tony Stark, o Homem de Ferro. Olhando em retrospecto a escolha talvez não tenha sido tão acertada.
Sim, faz sentido que seja ele. Afinal os dois são gênios e prodígios na ciência, além de excelentes construtores, e eles já trabalharam muitas vezes juntos nos quadrinhos.
Acontece que depois de alguns filmes juntos a personalidade marcante de Tony acabou ofuscando um pouco a de Peter, que passou a ser em alguns momentos um sidekick do Homem de Ferro. Isso sem falar que agora, após a morte de Stark em Ultimato, muitos fãs forçam a barra querendo que o Aranha se torno o novo Homem de Ferro e assuma o lugar deste no UCM.
Leia Também: 04 Formas Possíveis para Inserir os X-Men no Universo Marvel nos Cinemas
O que não faz o menor sentido. Sim, nos quadrinhos, ambos são os engraçadinhos que fazem piadas e tiram sarro dos vilões, ambos também são gênios da tecnologia. Mas, o desenvolvimentos dos dois personagens é completamente diferente.
Peter Parker é o novo Tony Stark?
Enquanto Tony pode ser considerado o Batman da Marvel, com toda sua grana e apetrechos. Peter é a representação do garoto comum que foi abençoado com poderes. No início ele não sabe direito o que fazer com eles, mas com a ajuda de Tia May e personagens queridos, não só do personagem, mas do leitor também, ele logo descobre seu caminho para se tornar herói, defendendo os cidadãos comuns de Nova York.
Além de que, o herói já passou por poucas e boas nos quadrinhos, sendo um dos mais desenvolvidos da editora. Ele já foi adolescente e ganhou poderes, se formou no ensino médio, trabalhou para o Stark, abriu sua própria indústria de tecnologia, se casou, trocou de corpo com o Dr. Octopus. Enfim, ele teve altas aventuras.
Ele merece mais do que se tornar o Homem de Ferro 2.0 para suprir a falta de Robert Downey Jr. Sem contar que, Tom Holland é um bom ator e merece trilhar seu próprio caminho nos cinemas sem ser comparado a outro ator.
Em suma Peter Parker tem sua própria personalidade e história para trilhar, ele não precisa, nem deve estar a sombra de nenhum outro herói. Mas, talvez ainda dê tempo de corrigir isso. Afinal os rumores dizem que teremos pelo menos três trilogias do Homem Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel. Ou seja, pelo menos mais sete filmes após Longe de Casa. Só espero que não enjoemos do Escalador de Paredes.
Ouça agora: InduTalk #10 | Análise do Universo Cinematográfico da Marvel