Zack Snyder se redimiu com sua versão de Liga da Justiça. Contudo, há ainda a questão: existe futuro para o Snyderverso?
Sim, finalmente tivemos o lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder para o desespero dos haters e dos que duvidavam. E os fãs já clamam por mais, tanto que a hashtag #ReleaseTheSnyderVerse bateu mais de 1 milhão de menções no Twitter. Mas existe um futuro viável para esse tal de Snyderverso?
Continuação?
Bom, o fato é que o diretor Zack Snyder deixou um monte de pistas no seu filme de mais de quatro horas, além de vários ganchos para possíveis sequências. Entre eles o fato de Lois Lane estar grávida, o encontro do Exterminador com Lex Luthor, que seria um gancho direto para o filme solo do Batman escrito, dirigido e protagonizado por Ben Affleck, e toda a sequência do “Pesadelo do Batman“.
Foram esses detalhes nem tão escondidos que fomentaram a imaginação dos fãs, que já pedem uma continuação.
Não é difícil imaginar que Snyder, por mais que negue em entrevistas, queira muito voltar para finalizar sua visão para esse universo. Basta lembrar que ele nunca foi tímido em dividir com a imprensa detalhes sobre o que tinha planejado para as continuações de Liga da Justiça.
Recentemente tivemos inclusive uma exposição em Dalla, no Texas, que mostrava os storyboards desenhados por Jim Lee para um possível Liga da Justiça 2. Os desenhos foram baseados no roteiro que o diretor escreveu ao lado de Chris Terrio, que também roteirizou Batman vs Superman ao lado de Snyder.
Ou seja, ideias para próximos filmes existem e aos montes. Zack Snyder já até mesmo compartilhou diversas vezes que havia planejado um arco fechado de cinco filmes, com Liga da Justiça sendo a peça do meio para essa história.
Possibilidades
Eu não sei se você se lembra, mas há um ano atrás tivemos a DC Fandome, um mega evento da Warner focado nas propriedades da DC. E nesse evento tivemo ninguém menos que Walter Hamada, presidente da DC Films, falando que as portas para o multiverso estavam oficialmente abertas para as produções DC. Mas o que isso significa exatamente?
Basicamente o chefão da DC nos cinemas disse que agora aquela ideia de “copiar” a Marvel e fazer um universo único, coeso e totalmente interligado, com todas as suas produções conectando-se entre si, caiu por terra. A ideia agora é que cada filme ou franquia possa seguir sua própria linha, deixando os criativos mais livres para trabalharem em suas produções. O que me parece bem legal!
Isso permite que os roteiristas, diretores e produtores possam contar a história que eles quiserem, sem necessariamente terem que se preocupar em encaixar seu filme ou série em algum universo que já existe previamente. E o que isso tem a ver com o SnyderVerso?
Bem, tudo. Você já deve estar imaginando que se a DC vai seguir com o multiverso e realidades paralelas, a visão de Zack Snyder pode muito bem ser uma dessas Terras alternativas. Ainda mais agora que temos a HBO Max, o novo serviço de streaming da Warner, que precisa de conteúdo original para se manter.
A posição da Warner
Ou seja, você junta a fome, da Warner em criar conteúdo para o streaming e manter o fãs assinando, com a vontade de comer, dos fãs que querem assistir aos filmes desse universo criado por Snyder. Seria o casamento perfeito, certo?
Errado! Pelo menos é isso o que pensa a Warner nesse momento.
Isso porque a CEO da WarnerMedia Studios, Ann Sarnoff, deu uma entrevista recente à Variety, onde disse que o estúdio não está interessado em lançar uma continuação para Liga da Justiça de Zack Snyder. E que o lançamento do SnyderCut foi um evento único e eles estão prontos para seguir em frente.
As exatas palavras da executiva foram:
Estamos muito felizes por termos feito isso, mas também estamos muito animados com os planos que temos para todos os personagens multidimensionais da DC que estão sendo desenvolvidos agora”.
Ann Sarnoff para a Variety
Eu não sei vocês, mas eu senti uma contradição na fala dos executivos da Warner. Primeiro eles dizem que querem seguir várias linhas, com realidades alternativas, depois dizem que não há espaço para uma continuação do Snydercut. Se decidam!
Até porque uma coisa não necessariamente contradiz a outra. O Snyderverso não precisa ser a linha do tempo principal, mas pode muito bem ser uma realidade alternativa na HBO Max.
Parece que é como o editor do nosso podcast, o Filipe, disse: “O principal vilão da DC é a Warner“. Ou talvez a Warner apenas goste de perder dinheiro. Pois, como disse alguém na internet: “o estúdio parece determinado a falir“, só isso explicaria as atitudes dos executivos.
Mas também não podemos desanimar. Quem diria que hoje estaríamos comentando a versão do diretor de Liga da Justiça, então não custa sonhar e subir as tags #RestoreTheSnyderVerso.