No próximo domingo (25) conheceremos os vencedores da 93ª edição do Oscar. E esse ano tivemos muitas novidades na maior premiação do cinema mundial. Mas, dá pra dizer que o Oscar se rendeu ao streaming?
Pela primeira vez na história temos duas mulheres indicadas a categoria de Melhor Direção. Chloé Zhao concorre por Nomadland e Carey Mulligan recebeu uma indicação por Bela vingança. É a primeira vez em quase cem anos que isso acontece.
Além disso, outra grande mudança foi o fato de a Academia indicar filmes lançados diretamente no streaming. Um verdadeira revolução nos critérios.
Oscar e streaming
Em anos anteriores filmes da Netflix, como Roma (2018) e O Irlandês (2019), já receberam indicações. Mas para alcançarem tal feito precisaram ser exibidos em salas de cinema tradicionais. Isso porque havia um critério da Academia que postulava que para poder ser indicado o filme deveria ser exibido no circuito comercial, isto é, nos complexos e salas de cinema.
Contudo, com a pandemia provocado pelo coronavírus, a exibição em salas de cinema ficou reduzida, senão completamente impossível de ser realizada. Com isso a Academia se viu obrigada a derrubar essa obrigatoriedade. Pois, caso contrário só teríamos Sonic e Aves de Rapina na Premiação.
E essa mudança se mostrou importante. Isso porque quem acabou liderando a indicações foram os serviços de streaming, talvez por seu catálogo mais vasto, ou talvez porque os estúdios maiores não conseguiram se livrar da burocracia e acabaram penando para se adaptar ao “novo normal”.
Indicações 2021
A Netflix foi a campeã de indicações. O serviço de streaming abocanhou nada menos que 35 indicações com 11 filmes concorrendo ao Oscar, inclusive nas categorias principais, como Melhor Direção e Melhor Filme. A Disney vem logo atrás, mas conta com menos da metade, somando 15 indicações. O terceiro lugar fica também para um serviço de streaming, o Prime Video, da Amazon, que conta com 12 indicações no total, incluindo melhor filme para O Som do Silêncio.
Até a Apple conquistou as duas primeiras indicações esse ano. Com a animação Wolfwalkers, concorrendo como Melhor Filme Animado e o longa estrelado por Tom Hanks, Greyhound – Na Mira do Inimigo, na disputa pelo prêmio de Melhor Som.
Ou seja, a pandemia acelerou um processo que já estava em curso há algum tempo. A era dos streamings chegou ao Oscar, provando, portanto, que não há mais volta daqui pra frente.
Confira nossa opinião sobre isso no vídeo abaixo. Além disso, aproveita e se inscreve no nosso canal no YouTube.