A nova aposta da Netflix é uma divertida e surpreendentemente boa produção dos criadores de Game of Thrones. Entre outras coisas, Metal Lords apresenta uma nada singela liste de músicas indispensáveis do Heavy Metal. Quer saber quais são? Então continue lendo.
Metal Lords
Metal Lords é um filme da Netflix que conta com roteiro de D.B. Weiss e produção de David Benioff, ambos responsáveis pela criação e produção da série Game of Thrones para a HBO.
No longa, Weiss e Benioff, contam a história de Hunter (Adrian Greensmith) e Kevin (Jaeden Martell), dois garotos desajustados que se unem por um gosto em comum: o Heavy Metal. Bom, na verdade, é Hunter quem introduz Kevin nesse mundo, no qual ambos podem escapar e sonhar em um dia serem grandes astros da música.
Os dois então passam a ter um objetivo em comum: ganhar a batalha de bandas, e, com isso, conquistar a admiração de todo e obter o passaporte para sucesso. Mas, antes eles precisam ensaiar muito, e Kevin precisa convencer Hunter a aceitar Emily (Isis Hainsworth) na banda, afinal a banda precisa de baixista.
A comédia é despretensiosa, mas cumpre muito bem seu papel de entreter e divertir a audiência. Os personagens são bem desenvolvidos e todos os atores principais são muito carismáticos. Alguns arcos não são tão bem desenvolvidos, mas isso é o de menos.
Isso porque, se a proposta era apresentar o cenário heavy metal, a produção cumpriu seu papel. Além disso, as inserções de pôsteres e referências são muito bem colocadas, a trilha sonora é incrível e temos até participações especiais de peso. Nesse sentido, alguns estereótipos e preconceitos desse nicho são questionados de maneira incrível, sem perder o bom humor.
Além disso, é claro que o longa conta com muita música boa! Dessa maneira, o filme consegue agradar desde os iniciantes até aos fãs mais fanáticos do Heavy Metal.
História do Heavy Metal
O Heavy Metal, ou simplesmente Metal, surgiu com um subgênero do rock no final dos anos 60 e início dos anos 70, mas logo se desenvolveu como um estilo próprio.
O gênero se caracteriza principalmente por guitarras distorcidas e amplificadas, baixos e baterias densas e pela presença de riffs. Além disso, os temas retratados nas letras são mais pesados e soturnos, que vão desde traumas psicológicos até o abuso de drogas.
Dependendo da análise, esse gênero pode ser dividido em muitos subgêneros, contudo podemos dizer que os principais são: thrash metal, death metal, black metal, power metal. Quase que a totalidade começou no chamado underground até ganhar os palcos do mainstream e cair na cultura popular.
Músicas indispensáveis do Heavy Metal
Em determinado momento do filme, Hunter dá a Kevin uma lista com as principais músicas, que cobrem a maioria desses subgêneros. Então Kevin passa a “estudar” as músicas e fazer a lição de casa no que diz respeito as músicas que são indispensáveis quando o assunto é Heavy Metal.
Por ser uma cena rápida, talvez não tenha dado tempo de você anotar todas as músicas no seu caderninho. Mas nada temam, fãs do metal, pois o InduTalks está aqui para te ajudar.
Portanto, abaixo listamos todas as faixas presente nessa lista de Músicas indispensáveis do Heavy Metal.
War Pigs – Black Sabbath
Black Sabbath é uma banda britânica fundada em 1968 e que já passou por diversas formações. Contudo, a formação original era composta por Geezer Butler (baixista e principal letrista), Bill Ward (bateirista), Ozzy Osbourne (vocalista) e Tony Iommi (guitarrista e principal compositor). Esse último inclusive é tido como o pai do heavy metal, ou seja, era óbvio que seria presença obrigatória.
Portanto, nada mais justo do que a lista começar com essa banda. Por isso, a música escolhida é “War Pigs”, composta em 1970 como parte do álbum Paranoid. Além disso, a canção faz alusão tanto ao ritual pagão Walpurgis, um ritual pagão, – considerado o sabbat das bruxas – quanto ao termo anti-guerra, que considerava os generais como “porcos”. Enfim, quer atitude mais heavy metal?
Ace of Spades – Motörhead
Motörhead é uma banda inglesa de heavy metal, que surgiu na metade dos anos 70, criada por Ian “Lemmy” Kilmister (baixista, cantor e compositor). A banda já passou por algumas formações ao longo de sua história, no entanto, a formação mais “clássica” era composta por Phil “Philthy Animal” Taylor (baterista) e “Fast” Eddie Clarke (guitarrista). Todos, infelizmente, já falecidos.
A banda é classificada como Heavy Metal, contudo devido a fusão com o punk rock, muitos a classifica como pioneira no speed metal e no trash metal. E uma curiosidade, o nome da banda é uma gíria para viciados em anfetaminas.
“Aces of Spades” é o nome do quarto álbum da banda, mas também o nome da faixa título de tal álbum. A canção é considerada “hino oficial” do Motörhead, pois foi com ela que banda alcançou grande sucesso comercial, sem perder sacrificar sua essência metaleira. Além disso, a música foi parar até em video-games, como nas franquias Guitar Hero. Ou seja, não seria possível que ela não entrasse na lista de Músicas indispensáveis do Heavy Metal.
The Trooper (Live ’01) – Iron Maiden
Iron Maiden é uma banda inglesa, isso mesmo mais uma, formada também na metade dos anos 70. Assim como quase todas as outras banda, a Iron Maiden também passou por várias formações, mas a mais clássica é a composta por Steve Harris (baixista, tecladista e vocal de apoio), Dave Murray (guitarrista), Adrian Smith (guitarrista e vocal de apoio), Nicko McBrain (guitarrista), Janick Gers (guitarrista), Nicko McBrain (baterista) além de Bruce Dickinson (vocalista).
A música da banda presente na lista é “The Trooper“, que é o segundo single do quarto álbum, Piece of Mind, lançado em 83. A canção é inspirada num poema de Lord Tennyson, que narra a Batalha da Balaclava, ocorrida durante a Guerra da Crimeia, mas sob o ponto de vista de um cavaleiro britânico. Além disso, a faixa foi composta pelo baixista Steve Harris.
Aces High – Iron Maiden
E falando em Iron Maiden, a banda conta com não somente uma, mas duas músicas na lista de Hunter.
Nesse sentido, a segunda faixa da banda é nada mais, nada menos do que “Aces High”, que é 11º single do Iron Maiden, e também primeira faixa do quinto álbum, Powerslave. As letras tratam da Batalha da Grã-Bretranha, na Segunda Guerra Mundial, contudo, sob o ponto de vista de um piloto da Real Força Aérea Britânica. Ou seja, deu pra ver que a banda curte muito essa temática militar.
Exciter – Judas Priest
Judas Priest é uma banda britânica formada em meados de 69. É considerada por muitos como uma das mais influentes no gênero, além de ser pioneira, pois uniu o peso e temática soturna do Black Sabbath à velocidade de grupos como o Deep Purple e Led Zeppelin. Além disso, suprimiu aos poucos a herança do blues, e foi precursora no uso de duas guitarras e do couro nas vestimentas, algo característico das bandas desse estilo.
A música escolhida banda é “Exciter”, faixa de abertura do quarto álbum de estúdio da banda, “Stained Class”. É um claro exemplo do speed metal e, de acordo com o guitarrista K K Downing, o baterista, Les Binks, criou a introdução acidentalmente em uma passagem de som. Ademais, a música repercutiu tanto na cena que a banda canada Exciter retirou seu nome dela. Ou seja, não seria possível que ela não entrasse na lista de Músicas indispensáveis do Heavy Metal.
Unchained – Van Halen
Van Halen é uma banda formada nos anos 70 na Passadena, Califórnia, portanto, a primeira estadunidense da lista. É consagrada por ter restaurado o hard rock ao mainstream e, por isso, a banda chegou ao Hall da Fama do Rock and Roll em 2007.
“Unchained” é uma música do quarto álbum da banda “Fair Warning”. Além disso, o som é considerado por muito como a segunda melhor música da Van Halen de todos os tempos. Isto é, vale a pena conferir.
For Whom The Bell Tolls – Metallica
Metallica é uma banda estadunidense formada no início e dos anos 80, e que conta com uma enorme base de fãs, sendo portanto, uma das mais famosas não só do metal, mas do rock como um todo. A banda, ademais, é um expoente do trash metal. A formação atual conta com James Hetfield (vocalista e guitarrista), Lars Ulrich (baterista), Kirk Hammett (guitarrista), além de Robert Trujillo (baixista).
“For Whom the Bell Tolls” é terceira faixa do segundo álbum, Ride the Lightning. A composição é coletiva e creditada para o ex-baixista Cliff Burton, pelo guitarrista e vocalista James Hetfield e também pelo baterista Lars Ulrich. Além disso, a letra é inspirada no conto de mesmo nome do autor Hemingway.
Holy Diver – Dio
Dio foi uma banda de metal criada por Ronie James Dio em 1982, logo após sua saída da banda Black Sabbath. A banda, assim como todas as citadas anteriormente, teve diversas formações ao longo de sua história. No entanto, a última formação era composta por Ronnie James Dio (vocal e teclado), Craig Goldy (guitarra), Simon Wright (bateria), Scott Warren (teclado), além de Rudy Sarzo (baixo). A banda teve muito sucesso, contudo foi encerrada em 2010, após a morte de seu fundador.
“Holy Diver” é o single principal do álbum de homônimo da banda, de 1983, que é até hoje muito aclamado e considerado ainda como o melhor álbum da banda.
Mr. Brownstone – Guns n’ Roses
Guns n’ Roses é uma banda de hard rock estadunidense formada em 1985. Foi uma das bandas de maior sucesso, não só do rock, mas de toda a indústria fonográfica. Tanto é que já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo. Além disso, seu álbum de estreia, Apetite for Destruction, se tornou o álbum de estreie mais vendido da história. O fato que mais marca a história da banda, no entanto, são as constantes brigas entre os membros fundadores Axel Rose (vocalista) e Slash (guitarrista).
“Mr. Brownstone” é o primeiro single da banda, lançada em seu álbum de estreia. Contudo, a faixa só foi lançada como single no Reino Unido, nos Estado Unidos ficou sendo uma música lado-B da banda. A música é uma composição de Slash e Izzy Stradlin (guitarrista) e a letra fala sobre o vício em heroína, uma vez que, Brownstone é uma gíria para a droga em inglês.
Holy Wars… The Punishment Due – Megadeth
Megadeth é uma banda de trash metal fundada em 1985 pelo guitarrista e vocalista Dave Mustaine, logo após sua demissão do Mettalica. Desde então, a banda lançou mais de 15 discos. Contudo, o quarto álbum, Rust in Peace, é considerado a maior realização do grupo.
Portanto, nada mais justo que a música escolhida da banda vir desse álbum. E música em questão é “Holy Wars… The Punishment Due“, justamente a primeira do álbum. A letra da canção faz referência a guerra entre Israel e Palestina.
War Ensemble – Slayer
Slayer é uma banda de trash metal estadunidense formada em 81 pelos guitarristas Jeff Hanneman e Kerry King. A banda ganhou notoriedade a partir de 86, logo após lançar seu terceiro álbum, Reign in Blood, que foi descrito pela revista Kerrang como o álbum mais pesado de todos os tempos. Além disso, a banda faz parte do Big Four of Thrash, ao lado de Metallica, Megadeth e Anthrax.
Ou seja, obviamente seria presença garantida nessa lista, não é mesmo? E a música escolhida vem diretamente do quinto álbum, Seasons in the Abyss, e chama-se “War Ensemble”. A faixa foi descrita como definindo o tom do álbum e um som que dificilmente seria correspondido. Portanto, deve ser obrigatória para todo bom metaleiro.
Caught in a Mosh – Anthrax
Ainda falando em Big Four of Trash, seguimos com nada menos que Anthrax. A banda foi fundada em 81, pelo guitarrista Scott Ian e pelo baixista Dan Lilker, no entanto, apenas Scott Ian seria o único a permanecer em todas as formações. Além disso, a banda da influenciou muito o metal e a cena alternativa na música, graças ao sucesso de seus primeiros álbuns.
Portanto, a música escolhida é “Caugh in a Mosh”, composta em 1987. A canção faz referência aos famosos moshs dos shows de metal. Além disso, a canção considerada um hino do trash metal.
I’m Bronken – Pantera
Pantera é uma banda texana dos anos 80, formada pelos irmãos Vinnie Paul (baterista) e Diamond “Dimebag” Darrell (guitarrista), contudo sua formação mais famosa é composta por eles junto com Rex Brown (baixista) e Phil Anselmo (vocalista). A banda fez muito sucesso e for responsável pelo desenvolvimento e popularização do groove metal, mas, é conhecida por ser parte da segunda onda da cena trash, ao lado de Testament, Sepultura e Machine Head.
A canção da banda presente nessa lista é “I’m Broken, single do sétimo álbum da banda, Far Beyond Driven. O som trata acerca da vulnerabilidade, afinal o título diz respeito a estar quebrado e precisar de ajuda. Além disso, Kerry King, ex-guitarrista do Slayer e do Megadeth, chegou a declarar que essa música possui seu riff preferido.
Ratamahatta – Sepultura
Pode parecer mentira, mas é verdade. Sim, temos uma banda brasileira na lista. A banda Sepultura foi formada em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera, em Belo Horizonte. Além disso, a sonoridade da banda combina elementos do trahs e do death metal com elementos musicais tribais, especialmente de povos indígenas brasileiros. A banda, contudo, não é tão conhecida do grande público brasileiro, mas atingiu fama internacional.
A canção presente na lista é “Ratamahatta”, presente no sexto álbum da banda, isto é, no álbum Roots, de 1996. A faixa é uma composição da banda juntamente com Carlinhos Brown, ou seja, traduz muito da musicalidade brasileira. Além disso, o músico David Silveria, do Korn, faz uma participação como percussionista.
Killing in the Name – Rage Against the Machine
Rage Against the Machine é uma banda formada em 1991 e composta por Tim Commerford (baixista e vocalista de apoio), Tom Morello (guitarrista), Brad Wilk (bateirista) e por Zack de la Rocha, que é vocalista e rapper, ou seja, a banda mistura elementos do metal com o hip-hop. Além disso, o grupo é conhecido por sua visão política de esquerda, que se faz presente em suas músicas.
A música “Killing in the Name” foi lançada em 92 no primeiro álbum da banda, sendo, portanto, seu primeiro single. A faixa é reconhecida por seus riffs de guitarra, mas também, e principalmente, por ser uma música de protesto contra o racismo estrutural dos Estados Unidos. Ou seja, quer atitude mais metal que essa?
I am the Black Wizards – Emperor
Psychosocial – Slipknot
Slipknot é uma banda de nu-metal formada em 95 sob o nome de “Meld”, contudo o baterista e co-fundador, Joey Jordison, sugeriu a mudança de nome ainda no mesmo ano. A banda é uma das mais famosas no gênero por seu grande número de integrantes, por sua sonoridade única, mas especialmente pelo uso de vestimentas características e máscara usadas em suas apresentações.
Além disso, “Psychosocial” é, sem dúvidas, umas das músicas mais conhecidas de metal do grande público. Isso talvez se deva ao clipe emblemático e muito simbólico, no entanto o refrão pesado e marcante também tem sua parcela de responsabilidade.
Schism – TOOL
Tool é uma banda de metal progressivo estadunidense, formada pelo baterista Danny Carey, o guitarrista Adam Jones, o vocalista Maynard James Keenan e pelo baixista Justin Chancellor. A banda surgiu com influência pelo heavy metal, mas mais tarde aderiu ao metal alternativo e recebeu muita influencia do rock progressivo, do rock psicodélico e do art rock.
Schism é uma faixa e primeiro single de seu terceiro álbum de estúdio, isto é, do álbum Lateralus. Em 2002 a banda ganhou o Grammy de Best Metal Performance com esta canção, além disso, a música faz parte do jogo Guitar Hero World Tour. Ou seja, não seria possível que ela não entrasse na lista de Músicas indispensáveis do Heavy Metal.
New Millenium Cyanide Christ – Meshuggah
Meshuggah é uma banda de metal, mas mais especificamente do metal extremo experimental. A banda está em atividade desde 1987, contudo já teve diversas formações, a atual é composta por Jens Kidman, Fredrik Thordendal, Mårten Hagström, Tomas Haake e Dick Lövgren.
New Millennium Cyanide Christ é uma faixa do terceiro álbum da banda, ou seja, o álbum “Chaosphere“, lançado em 98, que conta com letras de seu baterista, Tomas Haake, e músicas dos guitarristas Mårten Hagström e Fredrik Thordendal. Além disso, a música é conhecida por suas letras complexa e incomum.
The Leper Affinity – Opeth
Opeth é um banda sueca de death metal progressivo. A banda passou por diversas formações, contudo o vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt permaneceu em todas, desde entrou, logo após a formação da banda em 1990. O estilo é enraixado no death metal, mas também incorpora elementos do folk, jazz e blues.
The Leper Affinity é uma faixa do quinto álbum da banda, ou seja, do álbum “Blackwater Park”. Assim como outras composições, essa faixa possui interlúdios fortes dinâmicas, bem como vocais gutural e limpo.
Blood and Thunder – Mastodon
Mastodon é banda estadunidense de metal, além de que é uma das mais notáveis do new wave do metal americano. Além disso, a banda tem influencias do groove metal, rock progressivo, hardcore punk, stoner metal. Portanto espere em suas composições muitos riffs pesados, técnicos e complexos, passagens intrincadas e longos e melódicos interludios.
Blood and Thunder pode até parecer título de filme ou quadrinho do Thor, mas é a faixa de abertura do segundo álbum de estúdio da Mastodon, “Leviathan”, de 2004. No entanto, talvez você reconheça a música da trilha sonoro dos filmes “A Caverna” e “Alone In The Dark – O Despertar do Mal”, ambos de 2005, ou ainda da franquia “Need for Speed” nos games.
Laid to Rest – Lamb of God
Lamb of God é uma banda de metal formada em 1994, que originalmente se chamava Burn the Priest, mas rapidamente mudou seu nome, no álbum de estreai auto-intutulado. A banda é formada pelo vocalista Randy Blythe, por dois guitarristas, Mark Morton e William Adler, pelo baixista John Campbell, e o baterista Art Cruz.
Apesar do que possa parecer, não é uma banda cristã, uma vez que, muitas de suas músicas fazem inclusive críticas a religião e temas políticos. Além disso, a banda faz parte do New Wave do Metal Americano.
Laid to Rest é a faixa de abertura e single principal do terceiro álbum de estúdio da banda, isto é, do álbum “Ashes of the Wake”, que foi lançado em 2004. Apesar de inicialmente não ser uma música que saltou aos olhos da banda, a faixa segue sendo o single mais aclamado da Lamb of God, acumulando mais de 43 milhões de streams no Spotify. Ou seja, não seria possível que ela não entrasse na lista de Músicas indispensáveis do Heavy Metal.
Hail to the King – Avenged Sevenfold
Avenged Sevenfold é uma banda fundada em 1999 na Califórnia. Sua formação consiste no vocalista M. Shadows, os guitarristas Zacky Vengeance e Synyster Gates, o baixista Johnny Christ e o baterista Brooks Wackerman. Sua sonoridade inicial era mais voltada para o metalcore, porém a banda mudou seu estilo logo após o lançamento de seu terceiro álbum, e hoje é considerada um dos maiores nomes do heavy metal.
“Hail to the King” é o título do sexto álbum da banda, lançado em 2013, mas também da faixa título e principal single do disco. A letra narra a história de um rei tirânico que derruba qualquer um que se oponha a ele. Além disso, o próprio vocalista chegou a afirmar que a música trata de “como a sociedade se vê.
L’enfant sauvage – Gojira
Gojira é uma banda de metal progressivo e death metal técnico francesa, sendo, portanto, uma das poucas dessa lista que foge do eixo Reino Unido – Estados Unidos. Muitas bandas tem várias formações ao longo de sua história, mas a composição da Gojira se mantém a mesma desde que assumiu esse nome, em 20021. O lineup da banda é composto por Joe Duplantier (vocalista e guitarrista), Mario Duplantier (baterista), Christian Andreu (guitarrista), e Jean-Michel Labadie (baixista).
L’enfant sauvage (criança selvagem, em tradução literal) é faixa título do álbum lançado em 2002, isto é, do quinto álbum da banda. A faixa destaca-se pelo trabalho incrível do vocal gutural e também pelos solos de guitarra acima da média. Além disso, tanto a faixa quanto o álbum, fazem referência ao filme francês homônimo da década de 70, de François Truffaut, um dos gênios da nevelle vague.
Mjød – Kvelertak
Kvelertak é uma banda norueguesa formada em 2007, sendo, portanto, uma das poucas dessa lista que não é nem da Inglaterra, nem dos EUA. O grupo é composto pelo vocalista Ivar Nikolaisen, pelos guitarristas Vidar Landa, Bjarte Lund Rolland e Maciek Ofstad, pelo baixista Marvin Nygaard e pelo baterista Håvard Takle Ohr.
Apesar de ser uma banda relativamente nova, o grupo já conquistou seu lugar ao sol no cenário do heavy metal, com seu primeiro disco vendendo mais de 15.000 cópias. Além disso, uma curiosidade é que o nome da banda é um termo norueguês para “estrangulamento”.
Mjød é a segunda faixa e primeiro single do álbum homônimo, isto é, de mesmo nome, de estreia da banda, lançado em 2010. A faixa é caracterisada por seus riffs insanos, pelo vocal de Ivar, que arrasa no scream, e pelas letras em norueguês que trazem toda a temática viking consigo.
Músicas indispensáveis do Heavy Metal – Playlist no Spotify
Agora que você já conhece todas as Músicas indispensáveis do Heavy Metal apresentadas em Metal Lords, da Netflix, chegou a hora de confirir a nossa playlist completa no Spotify. Aproveita que você vai estar por lá e confira o nosso podcast, o InduTalk.
Além disso, você pode aproveitar e comentar abaixo qual sua música favorita da lista e se sentiu falta de alguma.