Podcast: Download (Duration: 1:40:07 — 88.3MB) | Embed
Fala, galera das interwebs! Mais um episódio do InduTalk, o podcast, na área. E nesse episódio vamos falar sobre representatividade negra nos cinemas e de Cineastas Negros em Hollywood.
Não apenas por estarmos no Mês da Consciência Negra, sentimos a necessidade de tratar um tema urgente e atual, mas ainda assim renegados em alguns circuitos. No InduTalk de número 56, vamos falar sobre o Cinema Negro, racismo em Hollywood e cineastas que rompem com essa lógica por dentro.
Afinal, como a gente sempre fala, Cinema é uma arte, mas também é uma representação de ideias e valores de uma determinada sociedade em um período histórico definido.
E pra fazer isso de maneira apropriada chamamos o pedagogo de formação, estudioso do cinema negro, pesquisador das interseções entre o cinema negro e a educação e ativista social, Marco Aurélio, que vai trocar uma ideia muito massa sobre o tema.
Em suas pesquisas, Marco Aurélio busca relacionar o contexto racista do surgimento do cinema com a construção da masculinidade negra no imaginário popular ocidental. Ou seja, é a figura ideal para nos guiar nesse caminho de reflexão.
Além disso, entram na roda, filmes e cineastas negros que ajudam a desbancar a lógica racista que guia o cinema e na valorização da cultura negra. Tais como, “Pantera Negra” da Marvel e os diretores e produtores: Spike Lee e Jordan Peele, bem como o brasileirismo Lázaro Ramos, e seu mais recente filme “Medida Provisória”.
Quer saber mais sobre esse tema? Então dá o play e vem com a gente nessa viagem argumentativa no mais novo episódio do InduTalk.
Esse e outros episódios do InduTalk também estão disponíveis no Spotify: open.spotify.com/show/2vSWTp34J0lDfF7WvMs6vy
Além disso, entre no nosso canal do Telegram e receba as melhores promoções de livros e quadrinhos direto no seu celular: https://t.me/+WHq8_j_uxGR_CVir