Seja você um cinéfilo ou não, há que admitir a importância de Parasita para o cinema mundial, afinal, trata-se de um fenômeno do audiovisual.
No dia 08/02/2020, ocorreu a nonagésima segunda cerimônia do Oscar (The Academy Awards ou The Oscars). Com certeza, uma das mais importantes edições já feitas desse programa. Visto que houve um avanço com relação a representatividade dentro de eventos como este. Quando ‘Parasita’, filme sul-Coreano, recebeu o maior prêmio da noite, de ‘Melhor Filme’. Até esse ano, nunca havia acontecido de um filme não falado em inglês receber um prêmio tão importante como esse. Mostrando que o cinema não existe apenas nos Estados Unidos, e que todo mundo pode ser responsável por uma boa obra cinematográfica.
O Oscar é a maior premiação de filmes do mundo, e uma grande influenciadora no ramo cinematográfico. Visto que segundo o portal online Statista, mais da metade do lucro das bilheterias de um filme indicado ao Oscar vem depois da indicação. Portanto, a premiação tem a responsabilidade de escolher obras que não definidas por gênero, nacionalidade, etnia e qualquer outro motivo se não de caráter profissional. Algo que está sendo constantemente “esquecido” pelos realizadores da premiação. E as estatísticas comprovam isso, pois dos 305 filmes elegíveis ao Oscar em 2015, menos de 30 foram dirigidos por mulheres, negros ou latinos, de acordo com o site ‘Cinema em cena’.
O próprio diretor do filme Parasita, Bong Joon-ho, traz uma visão da relevância do ocorrido naquela noite. E ainda reforça a importância da representatividade e da quebra de barreiras dentro do cinema com os seus discursos. Dizendo que “uma vez superada a barreira das legendas, vocês conhecerão a muitos filmes incríveis”.
Com uma mudança dos votantes da premiação, era de se esperar que houvesse uma mudança na seleção dos indicados e dos ganhadores. E mesmo que ela tenha ocorrido, ainda tem muito a melhorar. Mas mesmo com vários problemas, o fato da inclusão de filmes estrangeiros no Oscar, se torna um ponto de comemoração e uma luz no fim do túnel para uma visão menos preconceituosa em grandes celebrações como esta.