Vertigo é um selo de Histórias em Quadrinhos da DC Comics criado no início dos anos 90, que chegou a ser considerado a HBO dos quadrinhos. Pois, suas histórias eram voltadas para uma audiência madura.
Comandado quase que durante toda a sua existência por Karen Berger, o selo era pautado pela liberdade criativa e revelou grandes talentos dos quadrinhos. Contudo, infelizmente a DC decidiu descontinuar o selo a partir desse ano.
Mas não se sintam órfão oh, fãs da Vertigo. Pois, listamos aqui cinco clássicos para você conferir ou reler, caso já conheça.
Hellblazer (1987)
John Constantine, isto é, o mago com a moralidade mais ambígua do Universo DC foi criado por Alan Moore nas páginas de A Saga do Monstro do Pântano.
O personagem então ganhou uma série própria, primeiramente pelas mãos de Peter Milligan, levando o personagem de volta a Londres, mergulhando de cabeça no ocultismo e no sobrenatural. Após algumas edições a série passa para o selo Vertigo.
Compre pelo link: https://amzn.to/3ffPQIf
Confira Também: A CULTURA POP É UM OVO | COMO STAR WARS AJUDOU A VERTIGO
Patrulha do Destino (1989)
A Patrulha do Destino é uma super equipe criada por Arnold Drake, Bob Haney e Bruno Premiani em 1963 para a revista My Greatest Adventure.
Então em 1989 o quadrinista Grant Morrison redefine a equipe nos quadrinhos, tratando de homossexualidade, incesto, abuso sexual infantil e transtorno mental compulsivo-depressivo com tanta clareza e sem parecer algo forçado para ser chocante.
Compre pelo link: https://amzn.to/3feFfgK
Homem Animal (1988)
Em Homem Animal, Grant Morrison reinventa o personagem criado por Carmine Infantino e Dave Wood nos anos 60 e que nunca teve muito destaque no Universo DC. Morrison consegue então imprimir uma carga filosófica e um debate político muito grande acerca dos direitos dos animais, veganismo e afins. As últimas edições são uma viagem metalinguística.
Compre pelo link: https://amzn.to/2RQLa3D
Leita Também: BergerBooks | A Invasão Britânica que levou a criação da Vertigo
Preacher (1990)
A série criada por Garth Ennis e Steve Dillon nos anos 1990 ajudou a definir o selo Vertigo como o conhecemos hoje, com histórias voltadas para uma audiência mais madura.
A série conta a história de Jesse Custer, um ministro, que deve percorrer o sul dos Estados Unidos ao lado de uma ex-namorada e de um irlandês pirado, a procura do Todo Poderoso. A história conta com críticas pesadas ao american-way e ao próprio cristianismo.
Compre pelo link: https://amzn.to/3fiJ0Sa
Sandman (1988)
Sandman surgiu no final dos anos 80 pelas mãos de Neil Gaiman. A ideia do autor era recriar o personagem clássico dos anos 60, membro da Sociedade da Justiça. Mas, a editora Karen Berger convenceu o autor a criar uma história totalmente nova, o que foi uma ideia extremamente assertiva e resultou numa das maiores obras dos quadrinhos de todos os tempos.
A história trata acerca de temas pesados como a morte, além de contem importantes questionamentos sociais acerca da representatividade. Além disso, a HQ é um marco da nona arte até os dias de hoje e vale super a pena a leitura.
Mas diz aí, curtiu o nosso Top 05 Histórias em quadrinhos da Vertigo? Sentiu falta de alguma obra? Então deixa sua opinião nos comentários.