O que é o conceito filosófico do Pensamento Complexo e o que isso tem a ver com o anime Fullmetal Alchemist? É isso que vamos discutir aqui. Pois nesse texto eu gostaria de conseguir traçar um paralelo entre Fullmetal Alchemist e o Pensamento Complexo
Esse meme está errado. E não é só porque eu tendo a concordar mais com Rousseau do que com Hobbes. Essa explicação se esquece de um detalhe importante.
Pensamento Complexo de Edgar Morin
Trata-se do pensamento complexo, proposto por Edgar Morin. Resumindo bastante trata-se de uma linha filosófica que postula que “o todo é diferente das partes que o compõe.” Isto significa dizer a sociedade é mais que uma soma de vários indivíduos, pois possui características próprias que apenas um monte de ser humano junto não possui.
Características como cultura, religião organizada (que é diferente da simples fé individual), estruturas políticas, etc. Portanto reduzir a sociedade à vários seres humanos reunidos e organizados é simplista demais, e perde a essência da sociedade.
O mesmo vale para as ciências ditas exatas, e, cada vez mais, específicas. Um geneticista se especializa em doenças genéticas que afetam um determinado cromossomo, para tanto ele isola tal gene de seu contexto a fim de se aprofundar no estudo sobre o mesmo. Porém, para o pensamento crítico, isso é um erro, pois elimina o contexto, sem o qual não existiria gene nenhum.
Fullmetal
Outro exemplo paradigmático disso se encontra no anime Fullmetal Alchemist. A premissa básica do anime é que nesse universo a alquimia funciona e em certa medida substitui a nossa ciência moderna ocidental. O conceito básico da alquimia é a troca equivalente, você pode transmutar uma matéria em outra, porém o objeto inicial deve ser equivalente em peso, estrutura e formação molecular, ao produto final.
A única coisa que a alquimia não consegue fazer é criar um ser humano. O que não impede os irmãos Edward e Alphonse Elric de tentarem trazer sua mãe de volta do mundo dos mortos. Edward, um dos melhores alquimistas do mundo, sabe a composição exata do ser humano, a porcentagem precisa de cada elemento que constitui um ser humano médio, nesse caso uma mulher adulta, sua mãe.
Confira também: Todo mundo é uma mistura de um membro da Akatsuki com um filósofo clássico
Fullmetal Alchemist e o Pensamento Complexo
No entanto, ao reunir todos os elementos e desenhar o círculo de transmutação, o resultado obtido é alguma figura que se assemelha ao humano, porém não é sua mãe. Um ser disforme que mal consegue sustentar a própria estrutura coesa. Por que isso acontece?
Bem, Morin diria que é porque o homem é mais do que sua composição físico-química e biológica, há questão da consciência. E, para além dela, somos trino, diz o autor.
Somos indivíduos, membros de uma espécie biológica chamada Homo Sapiens, e somos ao mesmo tempo seres sociais.
MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo.
Somos seres biológicos, mas temos consciência, cultura, e para os teístas uma alma, como é o caso do próprio Fullmetal. Tudo isso nos compõe, ao mesmo tempo em que nós exercemos influência sobre cada uma dessas áreas. Portanto reduzir tudo a matéria – como querem os materialistas – ou a sociedade ao conjunto dos humanos que a constitui, é ignorar a própria realidade. Está aí Fullmetal Alchemist que não me deixa mentir.
Em tempo: Fullmetal Alchemist >>>>>>>>> Brotherhood.
Esse conteúdo agora está disponível no nosso Canal do Youtube, então confere lá. Aproveita e deixa o like e se inscreve pra dar uma força pra gente.