Doom Patrol: Hair Patrol – Quem é o pet?

Hair Patrol (Patrulha do Cabelo) é o nome do décimo episódio da primeira temporada de Doom Patrol (Patrulha do Destino), série baseada na equipe homônima dos quadrinhos da DC para o serviço de streaming DC Universe.

O episódio talvez seja um degrau abaixo em tensão com relação aos demais capítulos da primeira temporada, porém continua a boa sequência de desenvolvimento dos personagens. Nele vemos Ciborgue e Rita Farr lutando contra o Caçador de Barba – evento simultâneo aos acontecimentos do episódio anterior – enquanto exploramos um pouco do passado de Niles Caulder, o Chefe.

E é justamente esse segundo aspecto que gostaria de destacar.

Hair Patrol

Durante o episódio descobrimos que o Chefe trabalhava, lá em em 1913, para uma organização chamada Departamento de Estranhezas, que viria a se tornar o Departamento da Normalidade, o mesmo que caçou Danny, a Rua, no episódio 07. No começo vemos Niles em uma aventura junto com seu parceiro de Departamento, no entanto, após uma cagada – literalmente – Niles é atacado e seu parceiro se sacrifica, salvando Niles, que corre por sua vida.

Depois de correr, cair e se machucar, uma moça um tanto peculiar resgata o Chefe e o leva para sua caverna. E é aqui que as coisas começam a ficar interessantes. Nesse momentos a série começa a trabalhar conceitos profundos de uma maneira que só Doom Patrol consegue.

Durante seu período na caverna Niles Caulder percebe que a moça pode ser um elo perdido na cadeia de evolução. Os dois não se entendem, claro, afinal não falam a mesma língua. Para ele, ela é animalesca. Para ela, o homem não passa de uma criatura resgatada na floresta, um bichinho de estimação. E aí entra a questão, por que nos achamos tão superiores aos animais?

Afinal, quem é o pet?

Pois, dizemos, temos consciência, razão, desenvolvemos a lógica, o raciocínio analítica e a linguagem simbólica. Mas será que isso é um trunfo de fato. Niles Caulder descobriu que a moça cabeluda também possuía todas essas coisas, e não cabe dizer que eram menos desenvolvidas, antes desenvolveram-se a sua própria maneira, caso contrário ela não teria sobrevivido por tanto tempo.

E se seu cachorro possuir intelecto como a dita cuja? E se seu gato desenvolver raciocínio próprio apreendido apenas por outros gatos? Viagem? Doidera? Contudo questões éticas muito fortes estão presentes aqui e remontam à questão darwiniana sobre sermos ou não especiais na natureza. E se esse episódio nos mostra alguma coisa é que não, não somos.

Portanto, podemos aprender lições valiosas com o episódio Hair Patrol de Doom Patrol. A natureza constantemente nos prova que nosso intelecto é apenas uma das formas como a evolução trabalha.

“No desvio de algum rincão do universo inundado pelo fogo de inumeráveis sistemas solares, houve uma vez um planeta no qual os animais inteligentes inventaram o conhecimento. Este foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da história universal, mas foi apenas um minuto. Depois de alguns suspiros da natureza, o planeta congelou-se e os animais inteligentes tiveram de morrer”


Da verdade e mentira no sentido extramoral (Friedrich Nietzsche)