Nos últimos dias, temos visto uma campanha acirrada na internet para convencer os jovens a tirar o título de eleitor. E se até o Hulk entrou nesse, nós do InduTalks não podemos nos furtar dessa responsabilidade também. Portanto, confira aí o passo a passo pra você tirar o seu Título de Eleitor e votar nessa bagaça.
Mas se liga, hein! Pois o prazo vai até o dia 04 de maio. Portanto, se você quer tirar o seu título, nós estamos aqui para te ajudar.
Então confia abaixo um tutorial para você tirar o Título de Eleitor online e de graça.
Passo 01
Bom, o primeiro passo é entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é a instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral no Brasil. Além disso, é responsável por, entre outras coisas, garantir a segurança das eleições, distribuir as urnas para todos os municípios do país e fazer os títulos de eleitores da galera.
Para isso, basta acessar o site tse.jus.br.
Passo 02
Na sequência, você clica nos TRÊS RISQUINHOS na barra superior do site. E, em seguida, seleciona o Menu “Eleitor e Eleições”. Por fim, escolha a opção “Tire seu título”.
Então será aberta uma página com as informações relevantes sobre o Atendimento Online, bem como dos documentos necessários para fazer título de maneira remota.
Agora é só rolar tudo pra baixo e clicar em “Iniciar seu atendimento a distância”.
Passo 03
Agora é só ir preenchendo seus dados.
Inicie selecionando seu estado. IMPORTANTE: escolha o estado que você mora atualmente, pois é nele que você vai votar. Clique em PRÓXIMO.
Na sequência vai abrir uma tela elencando os documentos que você vai precisar tirar foto para continuar.
Portanto, aqui abrimos um parênteses para falar dos documentos necessários para emissão do seu título. Então, já separa aí o que você vai precisar. É pouca coisa na verdade, mas anota aí pra não esquecer nenhum:
- Documento Oficial de Identidade com Foto (frente e verso): pode ser o famoso RG (Carteira de Identidade), o passaporte, a Carteira de Trabalho, e a Carteira de Habilitação (CNH), caso você tenha idade pra dirigir.
- Comprovante de Residência atualizado (últimos três meses): vale qualquer boleto que seja na vossa residência que tenho o vosso nome ou do papai, mamãe ou responsável, caso tu seja menor de idade.
- Comprovante de quitação de de serviço militar obrigatório. IMPORTANTE: isso só vale para homens maiores de 18 anos, então se você não se enquadra nessas categorias, nem esquenta com esse doc.
É isso! Mas vão te pedir também uma selfie segurando o documento de identidade, com o lado da foto virado pra câmera. Parece meio óbvio, contudo é sempre bom reforçar.
Clique em PRÓXIMO.
Passo 04
Aí vai abrir uma tela de IDENTIFICAÇÃO. Mas essa é intuitiva, você só vai preencher com os seus dados.
Entretanto, uma dica importante é que no campo “Título de Eleitor” você vai selecionar a opção “NÃO TENHO”. Isso se você não tiver né. Ah, você entendeu!
Aí você segue preenchendo todas as páginas. Sim, é chatão e é um monte de dados, mas é importante que você preencha tudo.
Passo 05
Quando chegar a hora, você vai anexar as fotos dos documentos. Aqueles que a gente falou ali em cima. Ah, e não esquece da selfie.
Passo 06
Depois de tudo preenchido chegou a hora de escolher o seu LOCAL DE VOTAÇÃO. Isso mesmo, como o nome já diz, é o lugar em que você vai ir pra votar. Afinal, nada disso faria sentido se tu não fosse no dia 02 de outubro votar, não é mesmo.
Por fim, na última tela é só clicar em Confirmar. Tá feito.
Agora é só votar certo, né! Afinal, nós já vimos o que uma escolha errada nas urnas pode fazer com a vida do povo brasileiro. Então dia 02 de outubro vota e ajude a derrotar o reacionarismo e o proto-fascismo que tomou conta desse país.